Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cátia Sofia Soares da 1992-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23115
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_f841e5c288d12cb4ce5f02cf12af8bfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learningAvaliação das aprendizagensE-learningTestes de avaliaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2016Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A avaliação das aprendizagens nos dias de hoje tem vindo a ser alvo de muitas opiniões e perspetivas, fazendo com que haja bastante investimento à volta da temática. Acabamos por nos deparar com um sistema avaliativo demasiado centrado na classificação e no resultado final do que no processo contínuo da aprendizagem. Num mundo tecnológico, onde verificamos uma grande adesão às novas tecnologias, percebemos que estas causam impacto e que, para além de uma forma de lazer, contribui e bastante para a melhoria do ensino-aprendizagem. Julgamos importante compreender de que forma poderá esta temática ter uma mudança significativa, por parte dos docentes, colocando-os numa posição de formando e tentar contribuir para uma melhoria nas suas práticas avaliativas. Após uma revisão de literatura, optámos pela criação de um pequeno módulo de formação em regime e-Learning, integrado num curso de formação online, promovendo a aprendizagem autónoma, com o intuito de dar a conhecer aos docentes e investigadores da Universidade de Lisboa uma outra forma de avaliar – testes online. A criação deste projeto respeitou vários parâmetros, seguindo o modelo de ADDIE, criado num LMS (Moodle) e orientado para alcançar objetivos. Os formandos são entregues a um processo autónomo de aprendizagem, construindo os seus conhecimentos através da visualização de tutoriais, podendo experimentar e avaliar logo de seguida os seus saberes. Tendo em conta o seu resultado e a sua aplicação, pretendemos que possa vir a ser algo que contribua para as práticas dos docentes e que, de uma forma indireta e muito inicial, abra a mente dos docentes para uma nova visualização das novas tecnologias educacionais. Assumimos a posição de não podermos mudar totalmente estas práticas mas sim de dar um contributo a estas e poder, de antemão, dar a conhecer uma melhor forma no apoio da docência e na aprendizagem dos alunos.The assessment of learning in modern days has been the target of many opinions and perspectives, showing a significant investment around the topic. We end up facing an evaluation system too focused on classification and the final result than in the continuous process of learning. In a technological world, where we see the impact technology has in our recretional activities, we realize that these can have a positive impact in the improvement of teaching and learning. We also consider important to understand how this issue can affect teachers by placing them in the student's position with the goal to show them how they can improve their assessment practices. After a literature review, we decided to create a small training module system e-learning, promoting autonomous learning, in order to acquaint teachers and researchers of the University of Lisbon another way to assess – through online tests. The construction of the training is made through various parameters, following the model of ADDIE and created an LMS (Moodle) to achieve goals. Trainees are introduced to an independent learning process by building their knowledge through tutorials views. Regarding the results of this study, our goal is to give more value to the assessment practices of tachers and, in a indirect way, open their minds to the way new educational tools can make students have a better learning experience.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaCunha, Cátia Sofia Soares da 1992-2016-03-21T17:15:34Z20162015-10-162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23115TID:201704978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:35.257624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
title Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
spellingShingle Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
Cunha, Cátia Sofia Soares da 1992-
Avaliação das aprendizagens
E-learning
Testes de avaliação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
title_short Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
title_full Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
title_fullStr Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
title_full_unstemmed Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
title_sort Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning
author Cunha, Cátia Sofia Soares da 1992-
author_facet Cunha, Cátia Sofia Soares da 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cátia Sofia Soares da 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
E-learning
Testes de avaliação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
topic Avaliação das aprendizagens
E-learning
Testes de avaliação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
2016-03-21T17:15:34Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23115
TID:201704978
url http://hdl.handle.net/10451/23115
identifier_str_mv TID:201704978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134315883266048