Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14490 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_f84200448ae49a4d28ebae62302b3d42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significadoGeodiversidadeGeoparqueSeres não vivosPaisagensGeodiversityGeoparkNon-living beingsLandscapesRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte é apresentada uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica ocorridas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma análise crítica, reflexiva e fundamentada das duas. Na segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado “Geodiversidade: conceções de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado”. Esta investigação teve como finalidade identificar algumas das conceções que os alunos têm acerca dos aspetos e dos processos relacionados com a geodiversidade. Tendo em vista a caraterização dessas conceções implementou-se um plano de ação que permitisse, em simultâneo, desenvolver a capacidade para compreender a importância da geodiversidade como suporte da biodiversidade e desenvolver o respeito e sentimento de valorização pela geodiversidade, por parte dos alunos. O estudo realizado tem caraterísticas de uma investigação-ação, tendo sido recolhidos e analisados dados de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram 21 alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade e os dados do estudo foram recolhidos através da administração de dois questionários, antes e depois do desenvolvimento da prática pedagógica, assim como através da observação das sessões de trabalho. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos desenvolveram o seu respeito e sentimento de valorização pela geodiversidade, porém, em termos estéticos, não se verificou uma evolução significativa na apreciação das paisagens geológicas. Além deste facto, verificou-se que os alunos conseguiram compreender a importância da geodiversidade como suporte da biodiversidade.ABSTRAT This report emerges from the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master´s Degree in Teaching 1st Cycle of Primary Education and of Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Primary Education. The first part presents a synthetic description of the pedagogical intervention practices that took place in the 1st and 2nd Cyclse of Primary Education, as well as a critical, reflective and grounded analysis of both. In the second part, the report presents an empirical study entitled “Geodiversity: 5th grade students' conceptions about its importance and meaning”. This investigation aimed to identify some of the conceptions that students have about aspects and processes related to geodiversity. In view of the characterization of these concepts, an action plan was implemented that would allow, at the same time, to develop the capacity to understand the importance of geodiversity as a support for biodiversity and to develop respect and a feeling of appreciation for geodiversity on the part of students. The study carried out has characteristics of an action-research, having been collected and data of a quantitative and qualitative nature. Twenty-one students from a 5th grade class participated and the study data were collected through the administration of two questionnaires, before and after the development of the pedagogical practice, as well as through observation of the work sessions. Through the results obtained it was possible to conclude that the students developed their respect and feeling of appreciation for geodiversity, however, in aesthetic terms, there was no evolution involving geological landscapes. In addition to this fact, it was found that the students were able to understand the importance of geodiversity as a support for biodiversity.Almeida, AntónioRCIPLFarias, Guilherme da Cruz2022-03-17T09:55:12Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14490TID:202938301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.348847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
title |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
spellingShingle |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado Farias, Guilherme da Cruz Geodiversidade Geoparque Seres não vivos Paisagens Geodiversity Geopark Non-living beings Landscapes |
title_short |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
title_full |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
title_fullStr |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
title_full_unstemmed |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
title_sort |
Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado |
author |
Farias, Guilherme da Cruz |
author_facet |
Farias, Guilherme da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, António RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Guilherme da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geodiversidade Geoparque Seres não vivos Paisagens Geodiversity Geopark Non-living beings Landscapes |
topic |
Geodiversidade Geoparque Seres não vivos Paisagens Geodiversity Geopark Non-living beings Landscapes |
description |
Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13 2021-07-13T00:00:00Z 2022-03-17T09:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14490 TID:202938301 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14490 |
identifier_str_mv |
TID:202938301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133494616522752 |