Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Guilherme da Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14490
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f84200448ae49a4d28ebae62302b3d42
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significadoGeodiversidadeGeoparqueSeres não vivosPaisagensGeodiversityGeoparkNon-living beingsLandscapesRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte é apresentada uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica ocorridas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma análise crítica, reflexiva e fundamentada das duas. Na segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado “Geodiversidade: conceções de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado”. Esta investigação teve como finalidade identificar algumas das conceções que os alunos têm acerca dos aspetos e dos processos relacionados com a geodiversidade. Tendo em vista a caraterização dessas conceções implementou-se um plano de ação que permitisse, em simultâneo, desenvolver a capacidade para compreender a importância da geodiversidade como suporte da biodiversidade e desenvolver o respeito e sentimento de valorização pela geodiversidade, por parte dos alunos. O estudo realizado tem caraterísticas de uma investigação-ação, tendo sido recolhidos e analisados dados de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram 21 alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade e os dados do estudo foram recolhidos através da administração de dois questionários, antes e depois do desenvolvimento da prática pedagógica, assim como através da observação das sessões de trabalho. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos desenvolveram o seu respeito e sentimento de valorização pela geodiversidade, porém, em termos estéticos, não se verificou uma evolução significativa na apreciação das paisagens geológicas. Além deste facto, verificou-se que os alunos conseguiram compreender a importância da geodiversidade como suporte da biodiversidade.ABSTRAT This report emerges from the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master´s Degree in Teaching 1st Cycle of Primary Education and of Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Primary Education. The first part presents a synthetic description of the pedagogical intervention practices that took place in the 1st and 2nd Cyclse of Primary Education, as well as a critical, reflective and grounded analysis of both. In the second part, the report presents an empirical study entitled “Geodiversity: 5th grade students' conceptions about its importance and meaning”. This investigation aimed to identify some of the conceptions that students have about aspects and processes related to geodiversity. In view of the characterization of these concepts, an action plan was implemented that would allow, at the same time, to develop the capacity to understand the importance of geodiversity as a support for biodiversity and to develop respect and a feeling of appreciation for geodiversity on the part of students. The study carried out has characteristics of an action-research, having been collected and data of a quantitative and qualitative nature. Twenty-one students from a 5th grade class participated and the study data were collected through the administration of two questionnaires, before and after the development of the pedagogical practice, as well as through observation of the work sessions. Through the results obtained it was possible to conclude that the students developed their respect and feeling of appreciation for geodiversity, however, in aesthetic terms, there was no evolution involving geological landscapes. In addition to this fact, it was found that the students were able to understand the importance of geodiversity as a support for biodiversity.Almeida, AntónioRCIPLFarias, Guilherme da Cruz2022-03-17T09:55:12Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14490TID:202938301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.348847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
title Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
spellingShingle Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
Farias, Guilherme da Cruz
Geodiversidade
Geoparque
Seres não vivos
Paisagens
Geodiversity
Geopark
Non-living beings
Landscapes
title_short Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
title_full Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
title_fullStr Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
title_full_unstemmed Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
title_sort Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado
author Farias, Guilherme da Cruz
author_facet Farias, Guilherme da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Guilherme da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Geodiversidade
Geoparque
Seres não vivos
Paisagens
Geodiversity
Geopark
Non-living beings
Landscapes
topic Geodiversidade
Geoparque
Seres não vivos
Paisagens
Geodiversity
Geopark
Non-living beings
Landscapes
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-13T00:00:00Z
2022-03-17T09:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14490
TID:202938301
url http://hdl.handle.net/10400.21/14490
identifier_str_mv TID:202938301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494616522752