Desenho como meditação: o olhar que contempla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30159 |
Resumo: | O fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente. |
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Desenho como meditação: o olhar que contemplaDesenhoConceitoContemplaçãoMeditaçãoO fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente.The fascination of seeing the truth of things led the author to the essential question: "Being the drawing the ultimate form of expression, a tool that materializes the ideas and the universe around us, why does exist, inexplicably, a stigma of sharp unfitness regarding this issue?" The author's aim is to demonstrate that drawing, in its essential state, is identical to meditation, and that, if executed accordingly to this state, it can lead to positive accomplishments. By the means of researching on such areas as meditation and the teaching of drawing, as well as through the author’s testimony herself and videotaped statements, produced while using this method by the author and students, all together with photographic records of the drawings, it can be seen the actual and visible result of what has been experienced and can been considered a step forward in the teaching of the discipline as well as a new way of learning, and at the same time revealing a more natural, total and conscious approach to drawing.Côrte-Real, EduardoCastro, AntónioRepositório ComumSanto, Carla Susana Serafim Chasse2019-11-15T14:37:27Z2010-12-01T00:00:00Z2010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:22.224917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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