Desenho como meditação: o olhar que contempla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Carla Susana Serafim Chasse
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30159
Resumo: O fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente.
id RCAP_f848ed70ff656b3074e8fca9aa0d2a1f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho como meditação: o olhar que contemplaDesenhoConceitoContemplaçãoMeditaçãoO fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente.The fascination of seeing the truth of things led the author to the essential question: "Being the drawing the ultimate form of expression, a tool that materializes the ideas and the universe around us, why does exist, inexplicably, a stigma of sharp unfitness regarding this issue?" The author's aim is to demonstrate that drawing, in its essential state, is identical to meditation, and that, if executed accordingly to this state, it can lead to positive accomplishments. By the means of researching on such areas as meditation and the teaching of drawing, as well as through the author’s testimony herself and videotaped statements, produced while using this method by the author and students, all together with photographic records of the drawings, it can be seen the actual and visible result of what has been experienced and can been considered a step forward in the teaching of the discipline as well as a new way of learning, and at the same time revealing a more natural, total and conscious approach to drawing.Côrte-Real, EduardoCastro, AntónioRepositório ComumSanto, Carla Susana Serafim Chasse2019-11-15T14:37:27Z2010-12-01T00:00:00Z2010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:22.224917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho como meditação: o olhar que contempla
title Desenho como meditação: o olhar que contempla
spellingShingle Desenho como meditação: o olhar que contempla
Santo, Carla Susana Serafim Chasse
Desenho
Conceito
Contemplação
Meditação
title_short Desenho como meditação: o olhar que contempla
title_full Desenho como meditação: o olhar que contempla
title_fullStr Desenho como meditação: o olhar que contempla
title_full_unstemmed Desenho como meditação: o olhar que contempla
title_sort Desenho como meditação: o olhar que contempla
author Santo, Carla Susana Serafim Chasse
author_facet Santo, Carla Susana Serafim Chasse
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Côrte-Real, Eduardo
Castro, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Carla Susana Serafim Chasse
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Conceito
Contemplação
Meditação
topic Desenho
Conceito
Contemplação
Meditação
description O fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01T00:00:00Z
2010-12-01T00:00:00Z
2019-11-15T14:37:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30159
url http://hdl.handle.net/10400.26/30159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001303404544