Predição do rendimento académico no final do ensino secundário na base dos testes de QI na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelino
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11550
Resumo: A relação entre inteligência e rendimento escolar é normalmente assumida na psicologia da educação, mantendo-se tais coeficientes de correlação estatisticamente significativos mesmo em níveis académicos mais avançados. Esta correlação, interpretada no sentido de um efectivo impacto das capacidades intelectuais no desempenho escolar futuro, justifica aliás a utilização dos testes de inteligência nalgumas situações da prática psicológica. Neste estudo longitudinal e tendo como refência uma amostra de 74 crianças, que foram avaliadas com a Escala de Inteligência de Wechsler (WISC) quando frequentavam o 1º Ciclo do Ensino Básico (Pereira, 1998), analisamos a sua trajectória escolar num intervalo de tempo que varia entre 8 e 11 anos. Os resultados apontam para correlações estatisticamente significativas, em particular com a subescala verbal da WISC e o teste de factor g (Raven). A análise de regressão permite associar 20% da variância no rendimento académico no final do ensino secundário aos valores no QI verbal e ao factor g.
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spelling Predição do rendimento académico no final do ensino secundário na base dos testes de QI na infânciaInteligênciaQuociente de Inteligência (QI)Testes de inteligênciaRendimento académicoValidade preditivaIntelligenceIntelligence Quotient (IQ)Intelligence testsAcademic achievementPredictive validityA relação entre inteligência e rendimento escolar é normalmente assumida na psicologia da educação, mantendo-se tais coeficientes de correlação estatisticamente significativos mesmo em níveis académicos mais avançados. Esta correlação, interpretada no sentido de um efectivo impacto das capacidades intelectuais no desempenho escolar futuro, justifica aliás a utilização dos testes de inteligência nalgumas situações da prática psicológica. Neste estudo longitudinal e tendo como refência uma amostra de 74 crianças, que foram avaliadas com a Escala de Inteligência de Wechsler (WISC) quando frequentavam o 1º Ciclo do Ensino Básico (Pereira, 1998), analisamos a sua trajectória escolar num intervalo de tempo que varia entre 8 e 11 anos. Os resultados apontam para correlações estatisticamente significativas, em particular com a subescala verbal da WISC e o teste de factor g (Raven). A análise de regressão permite associar 20% da variância no rendimento académico no final do ensino secundário aos valores no QI verbal e ao factor g.The relationship between intelligence and academic achievement is normally assumed in educational psychology research, and correlation coefficients are still statistically significant at more advanced academic grades. This correlation, which is interpreted in the way of an effective impact of intellectual capacities in future school classifications, can explain the use of the intelligence tests in psychological practice at schools. In this longitudinal study, with a sample of 74 children who have been evaluated by Wechsler Intelligence Scale (WISC) during their frequency of first Cycle of Basic Education (Pereira, 1998), we analyze the correlations between intelligence tests and academic classifications at the end of Secondary Education, before accessing Higher Education (an interval between 8 and 11 years). Results suggest significant correlations coefficients, namely if we consider WISC verbal subtests and g foetor (Raven). The regression analysis permits to consider that 20% of variance in academic achievement at the end of secondary school can be explained by the results on IQ verbal and g factor tests.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoPereira, MarcelinoAlmeida, Leandro S.2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11550por“Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 18:1 (2010) 239-249.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:29.715884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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