Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renata Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4066
Resumo: Este trabalho analisa a validade preditiva de provas de aptidão cognitiva (Raciocínio Verbal e Raciocínio Numérico da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial e Matrizes Progressivas de Raven Avançadas). Cruzaram-se os resultados das provas com o rendimento académico considerando as classificações globais e em várias disciplinas de 184 estudantes do ensino superior que já finalizaram o seu curso de Psicologia. Quando são considerados resultados globais (médias de cada ano e média final de curso) não há correlações significativas com as provas, concluindo-se que, através de regressões lineares, a Média de Acesso ao ensino superior é o único preditor do Rendimento Académico. Quando consideramos algumas disciplinas do plano curricular, as provas de aptidão cognitiva predizem o rendimento académico – correlações significativas entre Raciocínio Numérico e as Estatísticas e entre Raciocínio Verbal e Introdução às Ciências Sociais são alguns exemplos
id RCAP_1e8f51f3a79f5d4503b76024dacdd566
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superiorInteligênciaProvas de aptidão cognitivaValidade preditivaRendimento académicoIntelligenceCognitive aptitudes testsPredictive validityAcademic achievementPsicologia Social e das OrganizaçõesEste trabalho analisa a validade preditiva de provas de aptidão cognitiva (Raciocínio Verbal e Raciocínio Numérico da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial e Matrizes Progressivas de Raven Avançadas). Cruzaram-se os resultados das provas com o rendimento académico considerando as classificações globais e em várias disciplinas de 184 estudantes do ensino superior que já finalizaram o seu curso de Psicologia. Quando são considerados resultados globais (médias de cada ano e média final de curso) não há correlações significativas com as provas, concluindo-se que, através de regressões lineares, a Média de Acesso ao ensino superior é o único preditor do Rendimento Académico. Quando consideramos algumas disciplinas do plano curricular, as provas de aptidão cognitiva predizem o rendimento académico – correlações significativas entre Raciocínio Numérico e as Estatísticas e entre Raciocínio Verbal e Introdução às Ciências Sociais são alguns exemplosABSTRACT: This work analyses the predictive validity of Cognitive Aptitudes Tests (“Raciocínio Verbal” and “Raciocínio Numérico” of “Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial” and Raven´s Advanced Progressive Matrices). The tests results were crossed with the Academic Achivement considering students global classifications and their results in some disciplines in a sample of 184 graduated in Psychology. No correlations have been found between students final grade and the tests, therefore we can say through the use of a Multiple Linear Regression that the college Access Mean is the only predictor of Academic Achievement. When we consider some disciplines of the curricular plan, the cognitive aptitudes testes used confirm that they predict the academic performance – a significant correlation was found in some cases such as, between “Raciocínio Numérico” and Statistics, and “Raciocínio Verbal” and Introduction to Social SciencesRibeiro, Rui BártoloMaroco, João PauloRepositório do ISPASantos, Renata Sofia Rodrigues2015-10-26T19:12:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:49Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:54.017496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
title Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
spellingShingle Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
Santos, Renata Sofia Rodrigues
Inteligência
Provas de aptidão cognitiva
Validade preditiva
Rendimento académico
Intelligence
Cognitive aptitudes tests
Predictive validity
Academic achievement
Psicologia Social e das Organizações
title_short Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
title_full Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
title_fullStr Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
title_full_unstemmed Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
title_sort Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superior
author Santos, Renata Sofia Rodrigues
author_facet Santos, Renata Sofia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Rui Bártolo
Maroco, João Paulo
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata Sofia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Provas de aptidão cognitiva
Validade preditiva
Rendimento académico
Intelligence
Cognitive aptitudes tests
Predictive validity
Academic achievement
Psicologia Social e das Organizações
topic Inteligência
Provas de aptidão cognitiva
Validade preditiva
Rendimento académico
Intelligence
Cognitive aptitudes tests
Predictive validity
Academic achievement
Psicologia Social e das Organizações
description Este trabalho analisa a validade preditiva de provas de aptidão cognitiva (Raciocínio Verbal e Raciocínio Numérico da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial e Matrizes Progressivas de Raven Avançadas). Cruzaram-se os resultados das provas com o rendimento académico considerando as classificações globais e em várias disciplinas de 184 estudantes do ensino superior que já finalizaram o seu curso de Psicologia. Quando são considerados resultados globais (médias de cada ano e média final de curso) não há correlações significativas com as provas, concluindo-se que, através de regressões lineares, a Média de Acesso ao ensino superior é o único preditor do Rendimento Académico. Quando consideramos algumas disciplinas do plano curricular, as provas de aptidão cognitiva predizem o rendimento académico – correlações significativas entre Raciocínio Numérico e as Estatísticas e entre Raciocínio Verbal e Introdução às Ciências Sociais são alguns exemplos
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-10-26T19:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4066
url http://hdl.handle.net/10400.12/4066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130080282148864