Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4525
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
id RCAP_f85cb199f291c8b79414ac8c92455d9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesasArte pública - PortugalArte pública - Estados UnidosGraffiti - PortugalGraffiti - Estados UnidosDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018Exame público realizado em 5 de Abril de 2019A presente dissertação tem como objectivo, dar a conhecer um contexto histórico sobre a evolução da arte urbana, desde a sua origem até à contemporaneidade. Um campo onde a arte surge de uma forma genuína perante o público em geral, cuja expressão ‘arte pública’ é cada vez mais reconhecida no quotidiano multidimensional. Um complexo prático e ideológico, responsável por dinamizar um ambiente criativo e multicultural. No qual, é possível encontrar uma articulação interventiva, que permita a difusão de arte, de uma forma contextualizada, com as diferentes áreas urbanas existentes. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da capacidade tecnológica e organizacional do ser humano. Em que a revolução industrial é o temo em discussão, onde a produção, a transformação, o uso e o consumo, e os meios de comunicação, sugerem uma relação de conhecimento e poder. Um sistema de modalidades que moldam o campo das relações sociais e condicionam o lugar do ‘Homem’, no seio de uma área de conhecimento. Uma vez que, o processo mercadológico, bem como a importância da imagem, estão a ganhar cada vez mais protagonismo. É neste contexto subversivo, que a arte retórica e crítica, atravessa uma fronteira entre dois mundos: o mundo da arte admitida e o mundo prosaico do capitalismo. Um fenómeno que pode ser designado pelo o termo ‘Graffiti’, uma prática marginal, que surgiu nas cidades metrópoles ou nos países mais desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos da América. Um movimento que não deixa ninguém indiferente, e que de uma forma inevitável contagiou, milhares de artistas um pouco por todo o mundo, com o contributo dos vários meios tecnológicos, que marcaram o inicio do século XXI. Neste caso, Portugal não é excepção, a era da globalização desencadeou uma rápida evolução e fusão estilística, fazendo com que o ‘Graffiti’ assuma, pelo menos, duas propriedades distintas, tanto pode ser um movimento associado às práticas ilegais, conhecidas por vandalismo, como pode assumir uma nova dimensão que seja do agrado da população em geral, e que possa ao mesmo tempo, ir ao encontro do enriquecimento da arquitectura e dos espaços públicos. É dentro desta óptica que surge o paradigma da arte urbana, um movimento que engloba uma multiplicidade de diferentes expressões, que por sua vez, podem assumir um papel pertinente, no combate à degradação e/ou valorização dos espaços públicos.The purpose of this dissertation is to present a historical context about the evolution of urban art, from its origin to contemporaneity. A field where art emerges in a genuine way before the general public, whose expression ‘public art’ is increasingly recognized in multidemensional daily life. A practical and ideological complex, responsible for dynamizing a creative and multicultural environment. In which, it is possible to find an interventional articulation, that allows the diffusion of art, in a contextualized way, with the different existing urban areas. Initially a brief reflection is made on the technological and organizational capacity of the human being. In which the industrial revolution is the subject under discussion, where production, transformation, use and consumption, and the means of communication, suggest a relation of knowledge and power. A system of modalities that shape the field of social relations and condition the place of ‘Man’, within an area of knowledge. Since, the marketing process, as well as the importance of the image, are gaining more and more protagonism. It is in this subversive context that rhetorical and critical art crosses a boundary between two worlds: the admitted art world and the prosaic world of capitalism. A phenomenon that can be described by the term ‘graffiti’, a marginal practice that has emerged in metropolitan cities or in more developed countries, as is the case of the United States of America. A movement that does not leave anyone indifferent, and that inevitably infected thousands of artists around the world, with the contribution of the various technological means that marked the beginning of the twenty-first century. In this case, Portugal is no exception, the era of globalization has unleashed a, rapid evolution and aesthetic fusion, causing Graffiti to assume, at least, two distinct properties, either it may be a movement associated with illegal practices, known as vandalism, how it can take on a new dimension that is pleasing to the population in general, and which can at the same time meet the enrichment of architecture and public spaces. It is within this perspective that the paradigm of urban art emerges, a movement that contain a multiplicity of different expressions, which in turn can play a relevant role in order to fight the degradation and/or enhancement of public spaces.2019-04-24T14:28:32Z2019-04-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4525http://hdl.handle.net/11067/4525TID:202227995porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:50Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:22.448118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
title Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
spellingShingle Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-
Arte pública - Portugal
Arte pública - Estados Unidos
Graffiti - Portugal
Graffiti - Estados Unidos
title_short Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
title_full Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
title_fullStr Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
title_full_unstemmed Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
title_sort Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
author Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-
author_facet Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte pública - Portugal
Arte pública - Estados Unidos
Graffiti - Portugal
Graffiti - Estados Unidos
topic Arte pública - Portugal
Arte pública - Estados Unidos
Graffiti - Portugal
Graffiti - Estados Unidos
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-24T14:28:32Z
2019-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4525
http://hdl.handle.net/11067/4525
TID:202227995
url http://hdl.handle.net/11067/4525
identifier_str_mv TID:202227995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136763824832512