Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4525 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018 |
id |
RCAP_f85cb199f291c8b79414ac8c92455d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesasArte pública - PortugalArte pública - Estados UnidosGraffiti - PortugalGraffiti - Estados UnidosDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018Exame público realizado em 5 de Abril de 2019A presente dissertação tem como objectivo, dar a conhecer um contexto histórico sobre a evolução da arte urbana, desde a sua origem até à contemporaneidade. Um campo onde a arte surge de uma forma genuína perante o público em geral, cuja expressão ‘arte pública’ é cada vez mais reconhecida no quotidiano multidimensional. Um complexo prático e ideológico, responsável por dinamizar um ambiente criativo e multicultural. No qual, é possível encontrar uma articulação interventiva, que permita a difusão de arte, de uma forma contextualizada, com as diferentes áreas urbanas existentes. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da capacidade tecnológica e organizacional do ser humano. Em que a revolução industrial é o temo em discussão, onde a produção, a transformação, o uso e o consumo, e os meios de comunicação, sugerem uma relação de conhecimento e poder. Um sistema de modalidades que moldam o campo das relações sociais e condicionam o lugar do ‘Homem’, no seio de uma área de conhecimento. Uma vez que, o processo mercadológico, bem como a importância da imagem, estão a ganhar cada vez mais protagonismo. É neste contexto subversivo, que a arte retórica e crítica, atravessa uma fronteira entre dois mundos: o mundo da arte admitida e o mundo prosaico do capitalismo. Um fenómeno que pode ser designado pelo o termo ‘Graffiti’, uma prática marginal, que surgiu nas cidades metrópoles ou nos países mais desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos da América. Um movimento que não deixa ninguém indiferente, e que de uma forma inevitável contagiou, milhares de artistas um pouco por todo o mundo, com o contributo dos vários meios tecnológicos, que marcaram o inicio do século XXI. Neste caso, Portugal não é excepção, a era da globalização desencadeou uma rápida evolução e fusão estilística, fazendo com que o ‘Graffiti’ assuma, pelo menos, duas propriedades distintas, tanto pode ser um movimento associado às práticas ilegais, conhecidas por vandalismo, como pode assumir uma nova dimensão que seja do agrado da população em geral, e que possa ao mesmo tempo, ir ao encontro do enriquecimento da arquitectura e dos espaços públicos. É dentro desta óptica que surge o paradigma da arte urbana, um movimento que engloba uma multiplicidade de diferentes expressões, que por sua vez, podem assumir um papel pertinente, no combate à degradação e/ou valorização dos espaços públicos.The purpose of this dissertation is to present a historical context about the evolution of urban art, from its origin to contemporaneity. A field where art emerges in a genuine way before the general public, whose expression ‘public art’ is increasingly recognized in multidemensional daily life. A practical and ideological complex, responsible for dynamizing a creative and multicultural environment. In which, it is possible to find an interventional articulation, that allows the diffusion of art, in a contextualized way, with the different existing urban areas. Initially a brief reflection is made on the technological and organizational capacity of the human being. In which the industrial revolution is the subject under discussion, where production, transformation, use and consumption, and the means of communication, suggest a relation of knowledge and power. A system of modalities that shape the field of social relations and condition the place of ‘Man’, within an area of knowledge. Since, the marketing process, as well as the importance of the image, are gaining more and more protagonism. It is in this subversive context that rhetorical and critical art crosses a boundary between two worlds: the admitted art world and the prosaic world of capitalism. A phenomenon that can be described by the term ‘graffiti’, a marginal practice that has emerged in metropolitan cities or in more developed countries, as is the case of the United States of America. A movement that does not leave anyone indifferent, and that inevitably infected thousands of artists around the world, with the contribution of the various technological means that marked the beginning of the twenty-first century. In this case, Portugal is no exception, the era of globalization has unleashed a, rapid evolution and aesthetic fusion, causing Graffiti to assume, at least, two distinct properties, either it may be a movement associated with illegal practices, known as vandalism, how it can take on a new dimension that is pleasing to the population in general, and which can at the same time meet the enrichment of architecture and public spaces. It is within this perspective that the paradigm of urban art emerges, a movement that contain a multiplicity of different expressions, which in turn can play a relevant role in order to fight the degradation and/or enhancement of public spaces.2019-04-24T14:28:32Z2019-04-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4525http://hdl.handle.net/11067/4525TID:202227995porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRosinha, Paulo Jorge Dias, 1991-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:50Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:22.448118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
title |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
spellingShingle |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991- Arte pública - Portugal Arte pública - Estados Unidos Graffiti - Portugal Graffiti - Estados Unidos |
title_short |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
title_full |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
title_fullStr |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
title_full_unstemmed |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
title_sort |
Arte urbana e arquitectura : o paradigma entre a arte urbana e as cidades portuguesas |
author |
Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991- |
author_facet |
Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosinha, Paulo Jorge Dias, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte pública - Portugal Arte pública - Estados Unidos Graffiti - Portugal Graffiti - Estados Unidos |
topic |
Arte pública - Portugal Arte pública - Estados Unidos Graffiti - Portugal Graffiti - Estados Unidos |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-04-24T14:28:32Z 2019-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/4525 http://hdl.handle.net/11067/4525 TID:202227995 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/4525 |
identifier_str_mv |
TID:202227995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/plain; charset=utf-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136763824832512 |