O perfil do assistente social em intervenção precoce : perspetivas profissionais em modelos colaborativos interdisciplinares e transdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luís Pedro Gomes Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30217
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling O perfil do assistente social em intervenção precoce : perspetivas profissionais em modelos colaborativos interdisciplinares e transdisciplinaresThe profile of the social worker in Early Intervention : professional perspectives in interdisciplinary and transdisciplinary collaborative modelsServiço socialIntervenção precoceModelo transdisciplinarModelo interdisciplinarSocial workEarly interventionTransdisciplinary modelInterdisciplinary model364.442Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A presente dissertação “O perfil do assistente social em Intervenção Precoce: perspetivas profissionais em modelos colaborativos interdisciplinares e transdisciplinares” pretende analisar as funções e competências do assistente social em Intervenção Precoce (IP) à luz do modelo colaborativo de equipa em que se encontra inserido: interdisciplinar ou transdisciplinar. No contexto português o enquadramento legal da participação dos assistentes sociais em serviços de IP começou por ser enfatizado através do Despacho Conjunto n.º 891/99 que salientou a importância da integração do assistente social como membro das equipas multidisciplinares dos serviços de IP. Esta situação promoveu a integração do assistente social com outros profissionais em equipas nos serviços de IP, realçando a importância da cultura colaborativa de equipa subjacente ao conceito de IP. Segundo os dados da investigação, o paradigma de intervenção recomendado em IP parte da compreensão do desenvolvimento infantil de uma perspetiva cada vez mais holística, fomentando a ação dos profissionais de IP com base no modelo de equipa transdisciplinar (Serrano, 2007). Situação para a qual, os assistentes sociais pela história da sua profissão já apresentavam várias características que facilitam a integração em serviços de IP (Robertis, 2011; Weber, 2011). Este estudo tem como objetivo analisar o papel dos assistentes sociais em serviços de IP cuja intervenção em equipa se baseie em abordagens transdisciplinares e interdisciplinares, de modo a compreender as competências do assistente social nos serviços de IP, perspetivando o seu contributo nestas tipologias de modelo de equipa, de modo a identificar eventuais simetrias e dissemelhanças no perfil do profissional de serviço social de acordo com o modelo de equipa em que se encontra inserido. O estudo empírico desta investigação incidiu numa abordagem qualitativa, através da recolha de dados com base no inquérito por entrevista a dois assistentes sociais, dois psicólogos e dois terapeutas, sendo que em cada grupo profissional um dos participantes se encontra inserido num serviço de IP a operar com base no modelo transdisciplinar e outro a operar com base no modelo interdisciplinar. Os resultados empíricos apresentados demonstram que os contextos influenciam o perfil do assistente social, sendo que das duas abordagens em IP (transdisciplinar e interdisciplinar) emergem dois perfis de assistente social."The profile of the social worker in Early Intervention: Professional perspectives in interdisciplinary and transdisciplinary collaborative models" is a study that aims to analyze the role and characteristics of the social worker in Early Intervention (EI) depending on the type collaborative team (interdisciplinary or transdisciplinary) in which he or she is included. In the Portuguese legal framework the participation of social workers in EI services was emphasized by the Despacho Conjunto number 891/99, which stressed the importance of including social workers as members of multidisciplinary teams of EI services. This fact promoted the integration of the social worker in teams with other professionals in EI services, underlining the importance of a collaborative culture of teamwork behind the concept of EI. According to the research data the recommended practices in EI emphasize the understanding of child development from a holistic perspective, which promotes the intervention based on the transdisciplinary model (Serrano, 2007). For this situation social workers already possess, through the history of their profession, several features that facilitate the integration on EI services (Robertis, 2011; Weber, 2011). This study aims to analyze the role of social workers in EI services based on interdisciplinary and transdisciplinary team approaches in order to understand the skills of the social worker in EI services, presenting their contribution in these team models in order to identify possible symmetries and dissimilarities in the profile of the social worker according to the team model in which he or she is integrated. The empirical study of this research focused on a qualitative approach, collecting data based on interviews with two social workers, two psychologists and two therapists, and in each professional group one of the participants works in a transdisciplinary team and the other works in an interdisciplinary service. The empirical results demonstrate that contexts influence the profile of the social worker and that from the two approaches in EI (interdisciplinary and transdisciplinary) two profiles emerge for the social worker.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoDias, Luís Pedro Gomes Correia20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/30217por201407493info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:53.126537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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