A Educação Ambiental Crítica Sócio-Transformadora: da teoria à prática. Casos de estudo de ensino não formal no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Sofia Gandarão Pereira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/46160
Resumo: A presente investigação tem como objetivo principal avaliar a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, no âmbito de projetos de ensino não formal no Brasil. Trata-se de investigar se e como é possível exercer um tipo de Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, em que um dos argumentos centrais é compreender as relações sociedade-natureza e intervir sobre os problemas e conflitos socioambientais. Caracteriza-se por uma abordagem complexa e relacional, por metodologias participativas e de cidadania, pelo diálogo entre educandos e educadores, pela abordagem de “temas geradores”, de forma a compreender e a transformar a realidade caracterizada por uma grave crise socioambiental. Pretende-se como resultado compreender o funcionamento deste tipo de projetos de ensino não formal orientados para a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora e que práticas pedagógicas são utilizadas. De forma a atingir os resultados de investigação, proponho uma análise exploratória de dois casos de estudo de ensino não formal no Brasil ̶ a ONG Çarakura, situada em Florianópolis, um projeto de permacultura e Educação Ambiental e o Instituto da Toca, localizado perto de São Paulo, um projeto de produção biológica e agroflorestal, que integra uma escola com técnicas baseadas na pedagogia Waldorf, ̶ para obter informação empírica recolhida através de entrevistas semiestruturadas.
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