A Educação Ambiental Crítica Sócio-Transformadora: da teoria à prática. Casos de estudo de ensino não formal no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/46160 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo principal avaliar a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, no âmbito de projetos de ensino não formal no Brasil. Trata-se de investigar se e como é possível exercer um tipo de Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, em que um dos argumentos centrais é compreender as relações sociedade-natureza e intervir sobre os problemas e conflitos socioambientais. Caracteriza-se por uma abordagem complexa e relacional, por metodologias participativas e de cidadania, pelo diálogo entre educandos e educadores, pela abordagem de “temas geradores”, de forma a compreender e a transformar a realidade caracterizada por uma grave crise socioambiental. Pretende-se como resultado compreender o funcionamento deste tipo de projetos de ensino não formal orientados para a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora e que práticas pedagógicas são utilizadas. De forma a atingir os resultados de investigação, proponho uma análise exploratória de dois casos de estudo de ensino não formal no Brasil ̶ a ONG Çarakura, situada em Florianópolis, um projeto de permacultura e Educação Ambiental e o Instituto da Toca, localizado perto de São Paulo, um projeto de produção biológica e agroflorestal, que integra uma escola com técnicas baseadas na pedagogia Waldorf, ̶ para obter informação empírica recolhida através de entrevistas semiestruturadas. |
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A Educação Ambiental Crítica Sócio-Transformadora: da teoria à prática. Casos de estudo de ensino não formal no BrasilEducação Ambiental CríticaSociotransformadoraEnsino não formalBrasilCritical and Social-TransformativeNon Formal TeachingEnvironmental EducationBrazilA presente investigação tem como objetivo principal avaliar a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, no âmbito de projetos de ensino não formal no Brasil. Trata-se de investigar se e como é possível exercer um tipo de Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, em que um dos argumentos centrais é compreender as relações sociedade-natureza e intervir sobre os problemas e conflitos socioambientais. Caracteriza-se por uma abordagem complexa e relacional, por metodologias participativas e de cidadania, pelo diálogo entre educandos e educadores, pela abordagem de “temas geradores”, de forma a compreender e a transformar a realidade caracterizada por uma grave crise socioambiental. Pretende-se como resultado compreender o funcionamento deste tipo de projetos de ensino não formal orientados para a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora e que práticas pedagógicas são utilizadas. De forma a atingir os resultados de investigação, proponho uma análise exploratória de dois casos de estudo de ensino não formal no Brasil ̶ a ONG Çarakura, situada em Florianópolis, um projeto de permacultura e Educação Ambiental e o Instituto da Toca, localizado perto de São Paulo, um projeto de produção biológica e agroflorestal, que integra uma escola com técnicas baseadas na pedagogia Waldorf, ̶ para obter informação empírica recolhida através de entrevistas semiestruturadas.The main objective of this research is to evaluate Critical and Social-Transformative Environmental Education in non formal education projects in Brazil. It is a question of investigating if and how it is possible to carry out a type of Critical and Social-Transformative Environmental Education, in which one of its central arguments is to understand society-nature relations and intervene on socio environmental problems and conflicts. It is characterized by a complex and relational approach, by participatory methodologies and citizenship, by the dialogue between learners and educators, by approaching "generating themes" in order to understand and transform the reality characterized by a serious social environmental crisis. It is intended to achieve as results the understanding of the operation of this type of non formal education projects oriented to Critical and Social-Transformative Environmental Education and which pedagogical practices are used. In order to achieve the research results, I propose an exploratory investigation of two non formal teaching cases in Brazil ̶ the NGO Çarakura located in Florianópolis, a permaculture and Environmental Education project and the Toca Institute near São Paulo, a biological and agroforestry production project that integrates a school with techniques based on Waldorf pedagogy, ̶ to obtain empirical information collected through semistructured interviews.Pires, Iva MirandaRUNSilva, Marta Sofia Gandarão Pereira da2018-09-10T14:30:02Z2018-05-152017-11-162018-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/46160TID:201923351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:21Zoai:run.unl.pt:10362/46160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:56.910584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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