A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19659
Resumo: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do curso de Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Estratégica, visa conhecer as principais relações entre o conceito de “comunicação” e “cultura”, a partir de questões ligadas ao marketing cultural, à assessoria de imprensa e às novas tecnologias de informação. Perceber o posicionamento estratégico do Centro Cultural de Belém (CCB) e que medidas devem ser implementadas para contrariar a concorrência cultural são dois dos propósitos do relatório. Através da observação participante durante o estágio, bem como a partir de inquéritos ao público e potencial público do CCB e de entrevistas feitas a jornalistas culturais, propõe-se discutir, ainda, se existe relação entre os conteúdos divulgados pelo CCB e o consumo de cultura, tal como perceber se o CCB enfrenta uma crise de públicos. A fidelização de clientes e a criação de novos mercados são aspetos explorados e analisados segundo a realidade do CCB.
id RCAP_f87b60054af08e82f924789306e9c577
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de BelémComunicação estratégicaStrategic communicationculturacultureassessoria de imprensapress officemarketing culturalcultural marketingcrise de públicosaudiences’ crisisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do curso de Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Estratégica, visa conhecer as principais relações entre o conceito de “comunicação” e “cultura”, a partir de questões ligadas ao marketing cultural, à assessoria de imprensa e às novas tecnologias de informação. Perceber o posicionamento estratégico do Centro Cultural de Belém (CCB) e que medidas devem ser implementadas para contrariar a concorrência cultural são dois dos propósitos do relatório. Através da observação participante durante o estágio, bem como a partir de inquéritos ao público e potencial público do CCB e de entrevistas feitas a jornalistas culturais, propõe-se discutir, ainda, se existe relação entre os conteúdos divulgados pelo CCB e o consumo de cultura, tal como perceber se o CCB enfrenta uma crise de públicos. A fidelização de clientes e a criação de novos mercados são aspetos explorados e analisados segundo a realidade do CCB.The following internship report, carried out under the curriculum of the Master of Communication Sciences, more precisely in the subject of Strategical Communication, aims at understanding the fundamental relation between communication and cultural concepts through the approach of notions such as press office, cultural marketing and the new information technologies. It also aims to understand the strategical position of Centro Cultural de Belém (CCB) and which measures should be taken to tackle the current cultural competition is one of the purposes of this report. Through participant observation during the internship, and using tools ranging from questionnaires applied to both the actual audience and prospective audience of CCB, to interviews to cultural journalists, the purpose is to discuss whether there is a connections between the released contents and cultural consumption. It also aims to understand if there is audiences’ crisis in CCB. Customer loyalty and the creation of new markets are aspects explored and analyzed, according to the reality of CCB.Jorge, Ana MargaridaRUNPais, Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes2019-09-16T00:30:23Z2016-09-162016-03-302016-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19659TID:201256380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:37Zoai:run.unl.pt:10362/19659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:36.461045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
title A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
spellingShingle A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
Pais, Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes
Comunicação estratégica
Strategic communication
cultura
culture
assessoria de imprensa
press office
marketing cultural
cultural marketing
crise de públicos
audiences’ crisis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
title_full A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
title_fullStr A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
title_full_unstemmed A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
title_sort A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
author Pais, Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes
author_facet Pais, Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Ana Margarida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Margarida de Fidalgo e Madeira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Strategic communication
cultura
culture
assessoria de imprensa
press office
marketing cultural
cultural marketing
crise de públicos
audiences’ crisis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação estratégica
Strategic communication
cultura
culture
assessoria de imprensa
press office
marketing cultural
cultural marketing
crise de públicos
audiences’ crisis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do curso de Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Estratégica, visa conhecer as principais relações entre o conceito de “comunicação” e “cultura”, a partir de questões ligadas ao marketing cultural, à assessoria de imprensa e às novas tecnologias de informação. Perceber o posicionamento estratégico do Centro Cultural de Belém (CCB) e que medidas devem ser implementadas para contrariar a concorrência cultural são dois dos propósitos do relatório. Através da observação participante durante o estágio, bem como a partir de inquéritos ao público e potencial público do CCB e de entrevistas feitas a jornalistas culturais, propõe-se discutir, ainda, se existe relação entre os conteúdos divulgados pelo CCB e o consumo de cultura, tal como perceber se o CCB enfrenta uma crise de públicos. A fidelização de clientes e a criação de novos mercados são aspetos explorados e analisados segundo a realidade do CCB.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-16
2016-03-30
2016-09-16T00:00:00Z
2019-09-16T00:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19659
TID:201256380
url http://hdl.handle.net/10362/19659
identifier_str_mv TID:201256380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887355142144