Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071 |
Resumo: | O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático. |
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Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no BrasilFrom maecenate to cultural marketing: the evolution of sponsorship in BrazilDel mecenazgo al marketing cultural: la evolución del patrocinio en BrasilCommunication. Culture. History. Press. Press. Cultural marketing. Sponsorship.Comunicación. Cultura. Historia. Prensa. Periodismo. Marketing cultural. Patrocinio.Comunicação. Cultura. História. Imprensa. Jornalismo. Marketing cultural. Patrocínio.O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático. The paper identifies the moments when sponsorship was crucial for the development of culture and of communication. It seeks to demonstrate that this activity was once conducted with amateurism and individuality and today is governed by marketing actions. The journey begins in Imperial Brazil, reaching modernity to map out the characters or institutions that are responsible for encouraging artistic and cultural production, while stressing the importance that cultural marketing has gained for artistic and media-related accomplishments.El artículo identifica los momentos en que el patrocinio fue decisivo para el desarrollo de la cultura y de las comunicaciones. Se busca demostrar que esta actividad, realizada ayer de un modo aficionado y personalista, se rige hoy por acciones mercadológicas. La jornada se inicia con el Brasil Imperial y llega hasta la modernidad, para mapear así a los personajes o a las instituciones responsables de toda una producción artístico-cultural, además de señalar la importancia que el marketing cultural adquirió para el hacer artístico y mediático.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13907110.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071Organicom; v. 7 n. 13 (2010): Comunicação, marketing e produção cultural; 80-912238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071/134420Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Inês Fernandes2017-11-06T18:35:11Zoai:revistas.usp.br:article/139071Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:27.587101Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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