Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Inês Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071
Resumo: O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático. 
id USP-72_324ce741a76441cda2531cdf12a7110b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139071
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no BrasilFrom maecenate to cultural marketing: the evolution of sponsorship in BrazilDel mecenazgo al marketing cultural: la evolución del patrocinio en BrasilCommunication. Culture. History. Press. Press. Cultural marketing. Sponsorship.Comunicación. Cultura. Historia. Prensa. Periodismo. Marketing cultural. Patrocinio.Comunicação. Cultura. História. Imprensa. Jornalismo. Marketing cultural. Patrocínio.O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático. The paper identifies the moments when sponsorship was crucial for the development of culture and of communication. It seeks to demonstrate that this activity was once conducted with amateurism and individuality and today is governed by marketing actions. The journey begins in Imperial Brazil, reaching modernity to map out the characters or institutions that are responsible for encouraging artistic and cultural production, while stressing the importance that cultural marketing has gained for artistic and media-related accomplishments.El artículo identifica los momentos en que el patrocinio fue decisivo para el desarrollo de la cultura y de las comunicaciones. Se busca demostrar que esta actividad, realizada ayer de un modo aficionado y personalista, se rige hoy por acciones mercadológicas. La jornada se inicia con el Brasil Imperial y llega hasta la modernidad, para mapear así a los personajes o a las instituciones responsables de toda una producción artístico-cultural, además de señalar la importancia que el marketing cultural adquirió para el hacer artístico y mediático.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13907110.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071Organicom; v. 7 n. 13 (2010): Comunicação, marketing e produção cultural; 80-912238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071/134420Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Inês Fernandes2017-11-06T18:35:11Zoai:revistas.usp.br:article/139071Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:27.587101Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
From maecenate to cultural marketing: the evolution of sponsorship in Brazil
Del mecenazgo al marketing cultural: la evolución del patrocinio en Brasil
title Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
spellingShingle Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
Correia, Inês Fernandes
Communication. Culture. History. Press. Press. Cultural marketing. Sponsorship.
Comunicación. Cultura. Historia. Prensa. Periodismo. Marketing cultural. Patrocinio.
Comunicação. Cultura. História. Imprensa. Jornalismo. Marketing cultural. Patrocínio.
title_short Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
title_full Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
title_fullStr Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
title_full_unstemmed Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
title_sort Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil
author Correia, Inês Fernandes
author_facet Correia, Inês Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Inês Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Communication. Culture. History. Press. Press. Cultural marketing. Sponsorship.
Comunicación. Cultura. Historia. Prensa. Periodismo. Marketing cultural. Patrocinio.
Comunicação. Cultura. História. Imprensa. Jornalismo. Marketing cultural. Patrocínio.
topic Communication. Culture. History. Press. Press. Cultural marketing. Sponsorship.
Comunicación. Cultura. Historia. Prensa. Periodismo. Marketing cultural. Patrocinio.
Comunicação. Cultura. História. Imprensa. Jornalismo. Marketing cultural. Patrocínio.
description O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071/134420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 7 n. 13 (2010): Comunicação, marketing e produção cultural; 80-91
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109262770176