Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1536
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (relatório de Estágio).
id RCAP_f8807f7f2f4592589b1d3d55eab6963f
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criançaEducação do Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Expressão DramáticaPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (relatório de Estágio)."[…] pretende-se, com a elaboração deste documento, que o estagiário reflita sobre o trabalho desenvolvido, fundamente, com literatura da especialidade, as opções metodológicas tomadas e que utilize técnicas de investigação, que, neste caso em particular, incidem não só sobre as práticas educativas mas também são colocadas ao serviço da importância da aplicabilidade prática da Área de Expressão Dramática, em contextos e dinâmicas de sala de aula. Se olharmos atentamente para a Lei de Bases do Sistema Educativo, podemos constatar que a mesma estipula um conjunto de princípios gerais sobre a formação de educadores e professores, entre os quais importa enunciar os seguintes: “a) Formação inicial de nível superior, proporcionando aos educadores e professores de todos os níveis de educação e ensino a informação, os métodos e as técnicas científicos e pedagógicos, de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função. (…) h) Formação participada que conduza a uma prática reflexiva e continuada de auto informação e auto-aprendizagem. 2- Orientação e as actividades pedagógicas na educação pré-escolar são asseguradas por educadores de infância, sendo a docência em todos os níveis e ciclos de ensino assegurada por professores detentores de diploma que certifique a formação profissional específica com que se encontram devidamente habilitados para o efeito”. Inferimos, assim, que é vital que o docente reflita sobre a sua prática educativa e mobilize um conjunto de metodologias de investigação de forma a evoluir como pessoa e como profissional de educação. A aplicação prática destas metodologias permitirá ao docente uma melhor compreensão da sua prática letiva e do contexto onde se insere. Neste âmbito, pretende-se que este relatório contribua, indubitavelmente, para desenvolver uma atitude reflexiva e metódica no que concerne à nossa prática educativa futura. […]" (da Introdução).Fortuna, Maria Margarida PachecoRepositório da Universidade dos AçoresBalanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco2012-11-16T16:54:06Z2012-07-062012-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1536porBalanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco – "Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. IX, 62 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:18Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:25.413879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
title Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
spellingShingle Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
Educação do Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
Prática Educativa
title_short Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
title_full Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
title_fullStr Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
title_full_unstemmed Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
title_sort Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança
author Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
author_facet Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortuna, Maria Margarida Pacheco
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
Prática Educativa
topic Educação do Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Expressão Dramática
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-16T16:54:06Z
2012-07-06
2012-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1536
url http://hdl.handle.net/10400.3/1536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco – "Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. IX, 62 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130689664188416