Aprender com a Expressão Dramática!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1518 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_f90e2da9b075b4012263558672c6fadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1518 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender com a Expressão Dramática!Arte DramáticaCriançaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Expressão DramáticaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio corresponde ao processo de trabalho realizado nos estágios pedagógicos das Práticas Supervisionadas I (Pré-Escolar) e II (1º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática que aprofundei, sobre o ensino e a aprendizagem na Expressão Dramática, enquanto vertente a realçar na Educação da Criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Neste sentido, optei por dar ênfase à opinião e perceção de Educadores/Professores de dois concelhos da Ilha de São Miguel: Ponta Delgada e Ribeira Grande. A partir dos resultados obtidos pela aplicação de um questionário apurei que Educadores/Professores consideram ter uma formação “suficiente” e algumas condições pedagógicas para orientar as práticas nesta área, em prol de um objetivo comum: educar a criança pela arte, recorrendo à Expressão Dramática, ajudando-a a desenvolver-se, equilibradamente e a aprender novos conhecimentos. Na segunda parte do documento, apresento uma exposição que espelha também alguns aspetos inerentes ao perfil desejável para a profissão docente, nestes níveis de ensino. Após uma contextualização dos meus estágios, exponho de uma forma estruturada, reflexiva e fundamentada alguns dos pontos essenciais ao percurso que realizei nos dois estágios: na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do ensino Básico.ABSTRACT: The following apprenticeship report corresponds to the work that has been done in the Supervised Practices I (Preschool) and II (Primary School) pedagogical apprenticeships from the master’s degree in Preschool and Primary School Education. This document contemplates a theoretical grounding and a reflexive analysis about the subject area which I have studied, about teaching and learning in Drama, as a component to enhance the education of the preschool and basic school child. Therefore, I’ve opted to give emphasis to the opinion and perception of Educators/Teachers from two of the São Miguel island municipalities: Ponta Delgada and Ribeira Grande. From the results obtained through a questionnaire, I found out that Educators/ Teachers believe to have “enough” training and some pedagogical conditions to guide their practices in this area, all with a common objective: to educate children through Art, using Drama to help the child develop itself on a balanced way and to obtain new knowledge. In the second part of the document, I’ve presented an explanation that also shows a few aspects inherent to the desired profile for a teacher, at these levels of teaching. After a contextualization of my apprenticeships, I present in a structured, reflexive and substantiated way, some of the essential points to the path that I’ve made in these two apprenticeships: Preschool Education and Primary school/1st Cycle of Basic Education.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresAlmeida, Patrícia Moniz2012-10-29T17:52:50Z2012-07-042012-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1518porAlmeida, Patrícia Moniz – "Aprender com a Expressão Dramática!". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. X, 109 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:22.289403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender com a Expressão Dramática! |
title |
Aprender com a Expressão Dramática! |
spellingShingle |
Aprender com a Expressão Dramática! Almeida, Patrícia Moniz Arte Dramática Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Expressão Dramática |
title_short |
Aprender com a Expressão Dramática! |
title_full |
Aprender com a Expressão Dramática! |
title_fullStr |
Aprender com a Expressão Dramática! |
title_full_unstemmed |
Aprender com a Expressão Dramática! |
title_sort |
Aprender com a Expressão Dramática! |
author |
Almeida, Patrícia Moniz |
author_facet |
Almeida, Patrícia Moniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Condessa, Isabel Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Patrícia Moniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Dramática Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Expressão Dramática |
topic |
Arte Dramática Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Expressão Dramática |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-29T17:52:50Z 2012-07-04 2012-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1518 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Almeida, Patrícia Moniz – "Aprender com a Expressão Dramática!". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. X, 109 f.. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130688961642496 |