Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3241
Resumo: Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.
id RCAP_f897f1373883aca1b836afba538cc435
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficasEducaçãoEtnografiaCaixa negraEntrevista etnográficaNeste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.Revista Contemporânea de EducaçãoIC-OnlineVieira, RicardoVieira, Ana2018-05-14T13:05:52Z2018-05-112018-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3241porVhttp://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:23.892076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
title Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
spellingShingle Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
Vieira, Ricardo
Educação
Etnografia
Caixa negra
Entrevista etnográfica
title_short Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
title_full Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
title_fullStr Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
title_full_unstemmed Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
title_sort Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
author Vieira, Ricardo
author_facet Vieira, Ricardo
Vieira, Ana
author_role author
author2 Vieira, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ricardo
Vieira, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Etnografia
Caixa negra
Entrevista etnográfica
topic Educação
Etnografia
Caixa negra
Entrevista etnográfica
description Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14T13:05:52Z
2018-05-11
2018-05-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3241
url http://hdl.handle.net/10400.8/3241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv V
http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Contemporânea de Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Contemporânea de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136968085340160