Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3241 |
Resumo: | Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar. |
id |
RCAP_f897f1373883aca1b836afba538cc435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficasEducaçãoEtnografiaCaixa negraEntrevista etnográficaNeste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.Revista Contemporânea de EducaçãoIC-OnlineVieira, RicardoVieira, Ana2018-05-14T13:05:52Z2018-05-112018-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3241porVhttp://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:23.892076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
title |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
spellingShingle |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas Vieira, Ricardo Educação Etnografia Caixa negra Entrevista etnográfica |
title_short |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
title_full |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
title_fullStr |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
title_full_unstemmed |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
title_sort |
Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas |
author |
Vieira, Ricardo |
author_facet |
Vieira, Ricardo Vieira, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ricardo Vieira, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Etnografia Caixa negra Entrevista etnográfica |
topic |
Educação Etnografia Caixa negra Entrevista etnográfica |
description |
Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-14T13:05:52Z 2018-05-11 2018-05-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3241 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
V http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Contemporânea de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Contemporânea de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136968085340160 |