Caraterização do Processo de Formação da Capacidade de Decisão em Situações de Stresse dos Cadetes da Academia Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Rui
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6881
Resumo: A Academia Militar, como Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar, tem a responsabilidade de formar oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana. Como futuros líderes e comandantes de homens, os alunos da Academia Militar têm de ser capazes de tomar decisões mesmo sob stresse. Se for tido em conta que este afeta a tomada de decisão, é necessário que a Academia Militar dê ferramentas aos seus alunos para que estes consigam geri-lo de forma a que este não afete negativamente a tomada de decisão. O presente estudo tem como objetivo caraterizar o processo de formação da capacidade de decisão em situações de stresse, nos cadetes da Academia Militar. Durante a investigação utilizou-se a entrevista para a obtenção dos dados necessários. Estas foram realizadas a Oficiais, atualmente integrados na formação ministrada na Academia Militar em diferentes áreas diretamente ligadas à formação dos cadetes. As áreas correspondentes abrangem o comando das companhias de alunos, o grupo disciplinar de educação física e desportos, o grupo de formação geral militar e a direção de ensino. Após a recolha de dados, o que mais sobressaiu foi o facto de o ambiente criado a nível de rigor, disciplina e constante pressão induzida nos alunos, ser um dos aspetos que contribui para aquisição da capacidade de decisão em situações de stresse. Foi ainda possível verificar que o grupo disciplinar de educação física e desportos e o grupo de formação geral militar, são as áreas de formação que mais contribuem para a aquisição desta capacidade. Concluiu-se que a formação ocorre através da melhoria das qualidades individuais, da utilização de técnicas de inoculação de stresse, e por último, através do treino de informação.
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