A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Gonçalo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3851
Resumo: Este artigo procura explorar o conflito latente entre as emoções e a tomada de decisão do assistente social. Argumentamos que esta relação, para além de necessária, é possível, desde que os profissionais sejam capazes de identificar e gerir as suas próprias emoções. Esta ideia de uma melhor e mais adequada atuação profissional, coincide com a perspetiva de um profissional emocionalmente competente, que consegue trabalhar num ambiente emocionalmente intenso, que está consciente dos riscos que corre e procura tomar as medidas adequadas para se proteger das eventuais consequências negativas do seu trabalho. A inteligência emocional é por isso fundamental para que o assistente social seja capaz de reconhecer e compreender os seus próprios estados emocionais e aprender com essa mesma reflexão. A nossa proposta prende-se com a inevitável sensibilização para a integração nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, de um espaço que permita a realização de atividades que promovam o auto e hétero conhecimento dos estudantes, através do desenvolvimento de competências emocionais, bem como a procura de resolução de problemas, sempre com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre a construção da tomada de decisão ética, enquanto desígnio do Serviço Social.
id Feevale-3_dc4833acadb4ed172edd9868ffaf8f1d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3851
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALTomada de decisãoServiço socialInteligência emocionalFormaçãoEste artigo procura explorar o conflito latente entre as emoções e a tomada de decisão do assistente social. Argumentamos que esta relação, para além de necessária, é possível, desde que os profissionais sejam capazes de identificar e gerir as suas próprias emoções. Esta ideia de uma melhor e mais adequada atuação profissional, coincide com a perspetiva de um profissional emocionalmente competente, que consegue trabalhar num ambiente emocionalmente intenso, que está consciente dos riscos que corre e procura tomar as medidas adequadas para se proteger das eventuais consequências negativas do seu trabalho. A inteligência emocional é por isso fundamental para que o assistente social seja capaz de reconhecer e compreender os seus próprios estados emocionais e aprender com essa mesma reflexão. A nossa proposta prende-se com a inevitável sensibilização para a integração nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, de um espaço que permita a realização de atividades que promovam o auto e hétero conhecimento dos estudantes, através do desenvolvimento de competências emocionais, bem como a procura de resolução de problemas, sempre com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre a construção da tomada de decisão ética, enquanto desígnio do Serviço Social.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/385110.25112/rco.v2.3851Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3851/3300Copyright (c) 2024 Gonçalo Motahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Gonçalo2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3851Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
title A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
spellingShingle A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Mota, Gonçalo
Tomada de decisão
Serviço social
Inteligência emocional
Formação
title_short A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
title_full A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
title_fullStr A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
title_full_unstemmed A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
title_sort A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
author Mota, Gonçalo
author_facet Mota, Gonçalo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Gonçalo
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
Serviço social
Inteligência emocional
Formação
topic Tomada de decisão
Serviço social
Inteligência emocional
Formação
description Este artigo procura explorar o conflito latente entre as emoções e a tomada de decisão do assistente social. Argumentamos que esta relação, para além de necessária, é possível, desde que os profissionais sejam capazes de identificar e gerir as suas próprias emoções. Esta ideia de uma melhor e mais adequada atuação profissional, coincide com a perspetiva de um profissional emocionalmente competente, que consegue trabalhar num ambiente emocionalmente intenso, que está consciente dos riscos que corre e procura tomar as medidas adequadas para se proteger das eventuais consequências negativas do seu trabalho. A inteligência emocional é por isso fundamental para que o assistente social seja capaz de reconhecer e compreender os seus próprios estados emocionais e aprender com essa mesma reflexão. A nossa proposta prende-se com a inevitável sensibilização para a integração nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, de um espaço que permita a realização de atividades que promovam o auto e hétero conhecimento dos estudantes, através do desenvolvimento de competências emocionais, bem como a procura de resolução de problemas, sempre com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre a construção da tomada de decisão ética, enquanto desígnio do Serviço Social.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3851
10.25112/rco.v2.3851
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3851
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2.3851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3851/3300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Gonçalo Mota
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Gonçalo Mota
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464526293172224