Internacionalização e Exportação dos Vinhos Portugueses: O Caso da Porto Cruz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10786 |
Resumo: | Ao longo deste relatório pretende-se explicar o percurso do estágio curricular do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais realizado na empresa Gran Cruz e, no âmbito da análise das exportações e da construção de uma matriz de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (SWOT), analisar o posicionamento das exportações do Vinho do Porto da empresa. O estudo deste tema é bastante pertinente na medida em que o Vinho do Porto cada vez mais tem um peso significativo nas exportações portuguesas. Com isto, pretendemos contribuir para a análise dos seus pontos positivos (forças e oportunidades) e, a partir da identificação dos aspetos negativos (ameaças e fraquezas), favorecer a sua transformação em vantagens para a firma Gran Cruz. O primeiro capítulo ficou marcado pela introdução deste relatório evidenciando a organização de acolhimento do estágio, elaborando uma apresentação da mesma e expondo a área de intervenção e a duração do estágio. Desenvolveu-se também as razões e motivações pessoais que levaram à realização do estágio e por último foi apresentada a estrutura deste relatório. No segundo capítulo procedeu-se a uma descrição geral das atividades desenvolvidas durante o estágio, focando o modo como decorreu a fase inicial da elaboração do plano de estágio; na justificação e nos objetivos gerais e específicos; nas funções e atividades atribuídas na organização e a sua diferenciação e complementaridade face aos técnicos profissionais. O terceiro capítulo é relativo ao estudo de caso. Primeiramente elaboramos o enquadramento e identificação do mesmo, passando depois aos seus objetivos e metodologias usadas. Neste mesmo capítulo procedemos à revisão da literatura de diversos temas: teoria de internacionalização; outras considerações sobre internacionalização; modos de entrada em mercados internacionais; a matriz SWOT e considerações sobre o Vinho. Depois de estudar estes temas, realizamos o desenvolvimento do estudo de caso. No quarto e último capítulo apresentam-se as considerações e conclusões sobre o estudo de caso desenvolvido, bem como as limitações e dificuldades encontradas. Neste capítulo desenvolvem-se, ainda, alguns detalhes sobre possíveis trabalhos futuros. |
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Internacionalização e Exportação dos Vinhos Portugueses: O Caso da Porto CruzInternacionalizaçãoVinho do PortoAo longo deste relatório pretende-se explicar o percurso do estágio curricular do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais realizado na empresa Gran Cruz e, no âmbito da análise das exportações e da construção de uma matriz de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (SWOT), analisar o posicionamento das exportações do Vinho do Porto da empresa. O estudo deste tema é bastante pertinente na medida em que o Vinho do Porto cada vez mais tem um peso significativo nas exportações portuguesas. Com isto, pretendemos contribuir para a análise dos seus pontos positivos (forças e oportunidades) e, a partir da identificação dos aspetos negativos (ameaças e fraquezas), favorecer a sua transformação em vantagens para a firma Gran Cruz. O primeiro capítulo ficou marcado pela introdução deste relatório evidenciando a organização de acolhimento do estágio, elaborando uma apresentação da mesma e expondo a área de intervenção e a duração do estágio. Desenvolveu-se também as razões e motivações pessoais que levaram à realização do estágio e por último foi apresentada a estrutura deste relatório. No segundo capítulo procedeu-se a uma descrição geral das atividades desenvolvidas durante o estágio, focando o modo como decorreu a fase inicial da elaboração do plano de estágio; na justificação e nos objetivos gerais e específicos; nas funções e atividades atribuídas na organização e a sua diferenciação e complementaridade face aos técnicos profissionais. O terceiro capítulo é relativo ao estudo de caso. Primeiramente elaboramos o enquadramento e identificação do mesmo, passando depois aos seus objetivos e metodologias usadas. Neste mesmo capítulo procedemos à revisão da literatura de diversos temas: teoria de internacionalização; outras considerações sobre internacionalização; modos de entrada em mercados internacionais; a matriz SWOT e considerações sobre o Vinho. Depois de estudar estes temas, realizamos o desenvolvimento do estudo de caso. No quarto e último capítulo apresentam-se as considerações e conclusões sobre o estudo de caso desenvolvido, bem como as limitações e dificuldades encontradas. Neste capítulo desenvolvem-se, ainda, alguns detalhes sobre possíveis trabalhos futuros.Throughout this report we intend to explain the course of the curricular internship of the Master's degree in Economic and Business Sciences held at Gran Cruz and, in the context of the analysis of exports and the construction of a matrix of Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT), analyse the positioning of exports of port wine of the company. The study of this theme is quite pertinent in that Port Wine increasingly has a significant weight in Portuguese exports. With this, we intend to contribute to the analysis of its positive points (strengths and opportunities) and, from the identification of negative aspects (threats and weaknesses), to promote its transformation into advantages for the firm Gran Cruz. The first chapter was marked by the introduction of this report evidencing the organization of the internship, elaborating a presentation of the internship and exposing the area of intervention and the duration of the internship. The personal reasons and motivations that led to the completion of the internship were also developed and finally the structure of this report was presented. In the second chapter, a general description of the activities carried out during the internship was carried out, focusing on how the initial phase of the preparation of the internship plan took place; justification and general and specific objectives; in the functions and activities assigned in the organization and its differentiation and complementarity with professional technicians. The third chapter relates to the case study. First, we elaborate the framework and identification of the same, then moving to its objectives and methodologies used. In this same chapter we review the literature of several themes: theory of internationalization; other considerations on internationalisation; modes of entry into international markets; the SWOT matrix and wine considerations. After studying these topics, we carried out the development of the case study. The fourth and last chapter present the considerations and conclusions about the case study developed, as well as the limitations and difficulties encountered. In this chapter, some details about possible future work are also developed.2021-11-08T16:28:57Z2020-09-28T00:00:00Z2020-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10786TID:202602915porSantos, Rodrigo Borges Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:18.876486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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