A importância de contar histórias em creche- um olhar sobre a diversidade dos materiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47675 |
Resumo: | A narrativa tem o poder de trabalhar a imaginação levando-nos a criar os mais diversos cenários interpretando e (re)construindo realidades. As histórias são-nos incutidas desde cedo no nosso quotidiano tendo um papel crucial no nosso crescimento e desenvolvimento. Ao ouvir histórias, os mais pequenos associam aquilo que é narrado às suas próprias vivências. É através delas que começamos a tomar consciência do “eu”, construindo a nossa própria identidade e encontrando recursos para lidar com situações, conflitos e emoções. Este relatório apresenta, de forma descritiva e refletida, as narrações de duas histórias através do recurso a materiais não convencionais, em contexto de Creche. Nomeadamente, um avental e um tapete contador de histórias. Ambos realizados pela autora do relatório. A utilização destes recursos tem como principal objetivo comparar a reação das crianças ao ouvir uma narrativa através de um livro e a ouvir exatamente a mesma narrativa com o auxílio dos materiais acima referidos. Através desta comparação, tendo em consideração a aprendizagem da criança, pretendemos demonstrar que o conto de histórias recorrendo a materiais diferentes do habitual, com estratégias interativas e lúdicas, capta muito mais a atenção do grupo e promove uma maior interação. Os dados recolhidos através dos registos das atividades implementadas foram alvo de análise interpretativa e de uma reflexão que incidiu sobre o seu desenvolvimento e sobre o seu resultado. Conclui-se que o conto de histórias para crianças em idade de creche, através de materiais apelativos e manipuláveis, é mais eficaz do que o tradicional livro a que estamos habituados, uma vez que capta mais a atenção das crianças, acabando por envolvê-las mais na própria história. |
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