Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251 |
Resumo: | Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Para tanto, as primeiras ações docentes realizadas foram narrações de histórias. O trabalho foi organizado em várias etapas: pesquisa e seleção de histórias infantis; análise dos textos narrativos selecionados; pesquisa e seleção de recursos didáticos para serem confeccionados para a narração de cada história; produção dos recursos selecionados; pesquisa sobre os autores das histórias selecionadas; ensaio para a execução das narrações; organização de cronogramas; implementação das narrações nas escolas; diálogo sobre as histórias; realização de atividades a partir/sobre a história narrada. A experiência do trabalho relatado revelou que projetos desta natureza fortalecem a formação inicial de professores para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
id |
UFGD-8_eab8a19f6a2db1a5eb012f9efb6a6f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3251 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professoresLetramento. Narração de histórias. Formação de professores.Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Para tanto, as primeiras ações docentes realizadas foram narrações de histórias. O trabalho foi organizado em várias etapas: pesquisa e seleção de histórias infantis; análise dos textos narrativos selecionados; pesquisa e seleção de recursos didáticos para serem confeccionados para a narração de cada história; produção dos recursos selecionados; pesquisa sobre os autores das histórias selecionadas; ensaio para a execução das narrações; organização de cronogramas; implementação das narrações nas escolas; diálogo sobre as histórias; realização de atividades a partir/sobre a história narrada. A experiência do trabalho relatado revelou que projetos desta natureza fortalecem a formação inicial de professores para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 109-1122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251/2051Monteiro, Cicília Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3251Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
title |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores Monteiro, Cicília Rodrigues Letramento. Narração de histórias. Formação de professores. |
title_short |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
title_full |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
title_sort |
Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores |
author |
Monteiro, Cicília Rodrigues |
author_facet |
Monteiro, Cicília Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Cicília Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento. Narração de histórias. Formação de professores. |
topic |
Letramento. Narração de histórias. Formação de professores. |
description |
Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Para tanto, as primeiras ações docentes realizadas foram narrações de histórias. O trabalho foi organizado em várias etapas: pesquisa e seleção de histórias infantis; análise dos textos narrativos selecionados; pesquisa e seleção de recursos didáticos para serem confeccionados para a narração de cada história; produção dos recursos selecionados; pesquisa sobre os autores das histórias selecionadas; ensaio para a execução das narrações; organização de cronogramas; implementação das narrações nas escolas; diálogo sobre as histórias; realização de atividades a partir/sobre a história narrada. A experiência do trabalho relatado revelou que projetos desta natureza fortalecem a formação inicial de professores para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251/2051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 109-112 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170019786752 |