Modelo de avaliação para software de E-Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, José Fernandes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25361
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_f8e8141fa024ed93d3c55f48fd37a21a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de avaliação para software de E-LearningE-LearningSistema de Gestão de EnsinoEnsino à DistânciaEnsino RemotoMetodologia de AvaliaçãoLearning Management SystemB-Learningremote learningEvaluationMethodologyMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoOs avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação e a globalização da Economia estão a criar novos meios de interacção entre as pessoas, mudando alguns hábitos e criando outros. Estes avanços estão a proporcionar grandes mudanças e expectativas nos processos formativos. A grande disseminação da Internet como meio para a educação/formação tem vindo a criar um novo conceito que incorpora novos objectos interactivos dentro da educação à distância já tradicional que é o chamado ELearning ou Educação on-line. O E-Learning surge como a principal opção de ensino/aprendizagem para as pessoas que necessitam de se manter actualizadas assim como para as organizações que necessitam de requalificar os activos, mas não podem socorrer-se dos modelos tradicionais de ensino. A introdução do ensino à distância tem implicações que ultrapassam em muito os aspectos tecnológicos, e que se modificam, como o processo de ensino/aprendizagem, na definição de estratégias em torno das ameaças e oportunidades, mas também se repercute em aspectos de natureza organizacional, social, legal e financeira. Também a interacção através da Internet, nas suas diversas vertentes em tempo real ou em tempo diferido, tem vindo a assumir um papel cada vez mais decisivo na forma como se organizam os processos de trabalho e de gestão do tempo. O planeamento de todo o processo que envolve um curso baseado na Internet é um ponto fundamental para o seu sucesso. Este trabalho, incide na fase seguinte à da decisão de implementação de uma ferramenta de sustentabilidade de E-Learning, descrevendo os conceitos relativos à selecção dessa mesma ferramenta. Apoia-se em tecnologias existentes neste momento no mercado, nas características dos mesmos e nos potenciais requisitos que possam ser identificados. Apresenta um modelo operacional que pode ser utilizado para uma selecção mais direccionada à organização e aos fonnandos, evitando pois todas as questões periféricas que possam levar a um aumento de morosidade do processo de avaliação do software de E-Learning.The evolution of the society took the one that happens her of an industrial era in that the students went to the school, for one era in that the school is that it is going to the students. We are at this time before a situation in that there is the possibility to have any one to have access to a great volume of inforrnation. The business world already discovered this potential and it faces him/it And-Learning as an ally. The one that the organizations do is to use the interaction capacity that is given up by the Internet, to make available information to their collaborators, on the most varied themes. In this paper, 1'11 look at the effective way of developing and presenting one solution to select a Learning Management System (LMS), is a huge and challenging decision. LMS are large, complex software programs that are changing rapidly. In the market they are more than a hundred LMS available, it has become increasingly difficult to distinguish between products and separate the reality from the hype. There are full-blown LMS, externally hosted LMS, portais with embedded LMS, LMS with externai content and smaller-scale LMS-like systems. Here's some advice from someone who has gone through this selection process. This explanation is on the best way of choosing a LMS.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, PedroRepositório da Universidade de LisboaDias, José Fernandes2022-09-05T09:13:48Z2008-032008-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25361porDias, José Fernandes (2008). “Modelo de avaliação para software de E-Learning”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:15.233325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de avaliação para software de E-Learning
title Modelo de avaliação para software de E-Learning
spellingShingle Modelo de avaliação para software de E-Learning
Dias, José Fernandes
E-Learning
Sistema de Gestão de Ensino
Ensino à Distância
Ensino Remoto
Metodologia de Avaliação
Learning Management System
B-Learning
remote learning
Evaluation
Methodology
title_short Modelo de avaliação para software de E-Learning
title_full Modelo de avaliação para software de E-Learning
title_fullStr Modelo de avaliação para software de E-Learning
title_full_unstemmed Modelo de avaliação para software de E-Learning
title_sort Modelo de avaliação para software de E-Learning
author Dias, José Fernandes
author_facet Dias, José Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isaías, Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv E-Learning
Sistema de Gestão de Ensino
Ensino à Distância
Ensino Remoto
Metodologia de Avaliação
Learning Management System
B-Learning
remote learning
Evaluation
Methodology
topic E-Learning
Sistema de Gestão de Ensino
Ensino à Distância
Ensino Remoto
Metodologia de Avaliação
Learning Management System
B-Learning
remote learning
Evaluation
Methodology
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03
2008-03-01T00:00:00Z
2022-09-05T09:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25361
url http://hdl.handle.net/10400.5/25361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, José Fernandes (2008). “Modelo de avaliação para software de E-Learning”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131186863276032