Promoção no interior das empresas em Portugal : quais os postos de trabalho com maior propensão para a promoção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Priscila
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/379
Resumo: Nos últimos anos, diversos autores debruçaram-se sobre a análise dos determinantes e consequências da promoção de trabalhadores. Estes estudos têm focado a sua atenção nas características dos trabalhadores. O mesmo não tem acontecido no que diz respeito à análise das promoções baseada em características dos postos de trabalho. No sentido de colmatar tal situação, este estudo incide sobre os determinantes da promoção dos postos de trabalho em Portugal. Para o efeito, utiliza-se a base de dados Quadros de Pessoal que reúne informação sobre trabalhadores e empresas da economia portuguesa. Os resultados da regressão de um modelo logit para dados agrupados permitem concluir que: i) postos de trabalho associados à produção promovem mais do que os postos cujas tarefas estão associadas à administração ou ao comércio; ii) postos cujos trabalhadores sejam profissionais não qualificados têm taxas de promoção mais elevadas; iii) ao longo da década de 90, passou a privilegiar-se a aquisição de capital humano específico à empresa, conforme indiciado pela alteração da influência da antiguidade e da experiência do posto de trabalho no seu número previsto de promoções; iv) verificou-se igualmente uma alteração do impacto da escolarização sobre o número previsto de trabalhadores promovidos num posto pois, em finais da década de 90, os postos com um maior número de anos de escolarização promoviam mais do que aqueles com apenas quatro anos de escolarização.
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