Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Carla Maria Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5086
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da adequação de estratégias de trabalho em alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) Grave. Neste sentido, o trabalho está organizado em duas partes distintas. Na primeira parte, é feito um enquadramento teórico constituído por dois capítulos, que correspondem a uma revisão da literatura, abordando as políticas de Educação Especial numa perspetiva evolutiva, assim como, a evolução concetual da Deficiência Mental (DM) à DID. A segunda parte é constituída por três capítulos. No primeiro, é feita uma breve abordagem aos últimos cinco anos de trabalho da docente, nomeadamente no apoio educativo especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). No segundo, é mencionada a caraterização de dois alunos, a que lhe chamamos Sujeito A e Sujeito B, portadores de DID Grave. Foram selecionados pelo facto de apresentarem especificidades distintas, tais como, o percurso escolar, a idade, o ano de escolaridade e, as respostas aplicadas relativas às adequações do processo de ensino e de aprendizagem. Também são explicitadas as medidas implementadas do Decreto-Lei (DL) 3/2008, de 7 de janeiro. O terceiro capítulo é dedicado às estratégias utilizadas nos alunos analisados, portadores de DID Grave. As estratégias implementadas são justificadas com base em referências bibliográficas consultadas. Concluiu-se que as estratégias referenciadas, neste trabalho, foram de grande relevância em termos de ganhos a nível da autonomia, autoconfiança, autoestima, capacidade de trabalho, consolidação de conteúdos, aprendizagem e sucesso escolar dos sujeitos, nos anos em que foram apoiados pela docente.
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