Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5086 |
Resumo: | O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da adequação de estratégias de trabalho em alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) Grave. Neste sentido, o trabalho está organizado em duas partes distintas. Na primeira parte, é feito um enquadramento teórico constituído por dois capítulos, que correspondem a uma revisão da literatura, abordando as políticas de Educação Especial numa perspetiva evolutiva, assim como, a evolução concetual da Deficiência Mental (DM) à DID. A segunda parte é constituída por três capítulos. No primeiro, é feita uma breve abordagem aos últimos cinco anos de trabalho da docente, nomeadamente no apoio educativo especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). No segundo, é mencionada a caraterização de dois alunos, a que lhe chamamos Sujeito A e Sujeito B, portadores de DID Grave. Foram selecionados pelo facto de apresentarem especificidades distintas, tais como, o percurso escolar, a idade, o ano de escolaridade e, as respostas aplicadas relativas às adequações do processo de ensino e de aprendizagem. Também são explicitadas as medidas implementadas do Decreto-Lei (DL) 3/2008, de 7 de janeiro. O terceiro capítulo é dedicado às estratégias utilizadas nos alunos analisados, portadores de DID Grave. As estratégias implementadas são justificadas com base em referências bibliográficas consultadas. Concluiu-se que as estratégias referenciadas, neste trabalho, foram de grande relevância em termos de ganhos a nível da autonomia, autoconfiança, autoestima, capacidade de trabalho, consolidação de conteúdos, aprendizagem e sucesso escolar dos sujeitos, nos anos em que foram apoiados pela docente. |
id |
RCAP_776a7f7eb93e3a88d6c551b93665fa3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5086 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental graveEducação especialNecessidades educativas especiaisDificuldade intelectualEstratégias de trabalhoO presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da adequação de estratégias de trabalho em alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) Grave. Neste sentido, o trabalho está organizado em duas partes distintas. Na primeira parte, é feito um enquadramento teórico constituído por dois capítulos, que correspondem a uma revisão da literatura, abordando as políticas de Educação Especial numa perspetiva evolutiva, assim como, a evolução concetual da Deficiência Mental (DM) à DID. A segunda parte é constituída por três capítulos. No primeiro, é feita uma breve abordagem aos últimos cinco anos de trabalho da docente, nomeadamente no apoio educativo especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). No segundo, é mencionada a caraterização de dois alunos, a que lhe chamamos Sujeito A e Sujeito B, portadores de DID Grave. Foram selecionados pelo facto de apresentarem especificidades distintas, tais como, o percurso escolar, a idade, o ano de escolaridade e, as respostas aplicadas relativas às adequações do processo de ensino e de aprendizagem. Também são explicitadas as medidas implementadas do Decreto-Lei (DL) 3/2008, de 7 de janeiro. O terceiro capítulo é dedicado às estratégias utilizadas nos alunos analisados, portadores de DID Grave. As estratégias implementadas são justificadas com base em referências bibliográficas consultadas. Concluiu-se que as estratégias referenciadas, neste trabalho, foram de grande relevância em termos de ganhos a nível da autonomia, autoconfiança, autoestima, capacidade de trabalho, consolidação de conteúdos, aprendizagem e sucesso escolar dos sujeitos, nos anos em que foram apoiados pela docente.The present work aims to provide a contribution to the discussion around the importance of adapting work strategies to students with Severe Intellectual and Developmental Disabilities. Therefore it is organized in two different parts. Firstly, a theoretical framework is presented in two chapters, accounting for the literature review, addressing the special education policies from an evolutional perspective, and at the same time stating the conceptual evolution from Mental Disorders to Intellectual and Developmental Disabilities. The second part includes three chapters. Within the first, a short account of the author’s last five years of teaching is made, focusing on the specialized educational support given to students with special needs. On the second chapter two students, both carriers of Severe IDD, (Subject A and Subject B), are characterized. They were selected due to the different specifics presented, such as school history, age, year of schooling and taking into account the intervention applied to their teaching and learning process. The legal measures implemented by the Law 3/2008, January 7th, are also explained. The third chapter describes the strategies that were used with the students, Severe IDD carriers. The implementation of these strategies is supported by the bibliographic references. A conclusion is drawn that the strategies mentioned in this work were of great importance to the increase of the subjects’ level of autonomy, self-confidence, self-esteem, working ability, content consolidation, learning process and grade success, during the years monitored by the teacher.2015-10-02T18:26:19Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5086porMota, Carla Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:35.276132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
title |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
spellingShingle |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave Mota, Carla Maria Teixeira Educação especial Necessidades educativas especiais Dificuldade intelectual Estratégias de trabalho |
title_short |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
title_full |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
title_fullStr |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
title_full_unstemmed |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
title_sort |
Adequação de estratégias de trabalho em alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental grave |
author |
Mota, Carla Maria Teixeira |
author_facet |
Mota, Carla Maria Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Carla Maria Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Necessidades educativas especiais Dificuldade intelectual Estratégias de trabalho |
topic |
Educação especial Necessidades educativas especiais Dificuldade intelectual Estratégias de trabalho |
description |
O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da adequação de estratégias de trabalho em alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) Grave. Neste sentido, o trabalho está organizado em duas partes distintas. Na primeira parte, é feito um enquadramento teórico constituído por dois capítulos, que correspondem a uma revisão da literatura, abordando as políticas de Educação Especial numa perspetiva evolutiva, assim como, a evolução concetual da Deficiência Mental (DM) à DID. A segunda parte é constituída por três capítulos. No primeiro, é feita uma breve abordagem aos últimos cinco anos de trabalho da docente, nomeadamente no apoio educativo especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). No segundo, é mencionada a caraterização de dois alunos, a que lhe chamamos Sujeito A e Sujeito B, portadores de DID Grave. Foram selecionados pelo facto de apresentarem especificidades distintas, tais como, o percurso escolar, a idade, o ano de escolaridade e, as respostas aplicadas relativas às adequações do processo de ensino e de aprendizagem. Também são explicitadas as medidas implementadas do Decreto-Lei (DL) 3/2008, de 7 de janeiro. O terceiro capítulo é dedicado às estratégias utilizadas nos alunos analisados, portadores de DID Grave. As estratégias implementadas são justificadas com base em referências bibliográficas consultadas. Concluiu-se que as estratégias referenciadas, neste trabalho, foram de grande relevância em termos de ganhos a nível da autonomia, autoconfiança, autoestima, capacidade de trabalho, consolidação de conteúdos, aprendizagem e sucesso escolar dos sujeitos, nos anos em que foram apoiados pela docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-02T18:26:19Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5086 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137131753373696 |