Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41856 |
Resumo: | O presente relatório de projeto de investigação, surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, articulado com as Unidades Curriculares Estágio em Educação I, II e III e Seminário de Investigação e Projeto I e II. O estudo foi realizado nos contextos de creche e pré-escolar, sendo o tema “Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância”, que considero transversal aos dois contextos. Esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação e a modalidade investigação qualitativa, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação participante, as notas de campo, os dispositivos de multimédia – fotografia e gravação áudio –, análise documental, o inquérito por questionário dirigido às educadoras dos dois contextos e às famílias do pré-escolar, bem como o inquérito por entrevista realizado a um pequeno grupo de crianças. Tendo em conta que não foi possível realizar uma intervenção que desse um maior sustento à investigação, devido alguns constrangimentos existentes, como a ausência da educadora cooperante de creche devido à função de coordenadora, o contexto pandémico em que vivemos e o facto de me encontrar grávida e ter interrompido o estágio em contexto pré-escolar, foi realizado através dos dados recolhidos uma análise de cada contexto educativo, a discussão de resultados e uma proposta de atividade. A atividade teve como base os dados recolhidos, a análise e as pesquisas para o enquadramento teórico, mas não foi implementada nos contextos. |
id |
RCAP_f911e60d154d29ef1fd6701862061a41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41856 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de InfânciaMotivaçãoLeituraLivrosEducador/aFamíliasCriançasMotivationReadingBooksEducatorFamiliesChildrenO presente relatório de projeto de investigação, surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, articulado com as Unidades Curriculares Estágio em Educação I, II e III e Seminário de Investigação e Projeto I e II. O estudo foi realizado nos contextos de creche e pré-escolar, sendo o tema “Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância”, que considero transversal aos dois contextos. Esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação e a modalidade investigação qualitativa, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação participante, as notas de campo, os dispositivos de multimédia – fotografia e gravação áudio –, análise documental, o inquérito por questionário dirigido às educadoras dos dois contextos e às famílias do pré-escolar, bem como o inquérito por entrevista realizado a um pequeno grupo de crianças. Tendo em conta que não foi possível realizar uma intervenção que desse um maior sustento à investigação, devido alguns constrangimentos existentes, como a ausência da educadora cooperante de creche devido à função de coordenadora, o contexto pandémico em que vivemos e o facto de me encontrar grávida e ter interrompido o estágio em contexto pré-escolar, foi realizado através dos dados recolhidos uma análise de cada contexto educativo, a discussão de resultados e uma proposta de atividade. A atividade teve como base os dados recolhidos, a análise e as pesquisas para o enquadramento teórico, mas não foi implementada nos contextos.This research project report emerged within the scope of the Master in Pre School Education, articulated with the Curricular Units Internship in Education I, II and III and Research Seminar and Project I and II. The study was carried out in the context of daycare and preschool, with the theme “Promotion of reading habits in Early Childhood Education”, which I consider transversal to both contexts. This research was developed according to the action-research methodology and the qualitative research modality, whose procedures for collecting, processing and analyzing information were participant observation, field notes, multimedia devices – photography and audio recording –, document analysis , the questionnaire survey aimed at educators from both contexts and at preschool families, as well as the interview survey carried out with a small group of children. Bearing in mind that it was not possible to carry out an intervention that would give greater support to the investigation, due to some existing constraints, such as the absence of the cooperating daycare educator due to the role of coordinator, the pandemic context in which we live and the fact that I am pregnant and having interrupted the internship in a pre-school context, an analysis of each educational context, the discussion of results and an activity proposal was carried out through the data collected. The activity was based on the data collected, analysis and research for the theoretical framework, but was not implemented in the contexts.Costa, Ana LuísaRepositório ComumSilva, Elisa Carina Teixeira Pegado da2022-09-28T11:05:54Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41856TID:203068246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.743551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
title |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
spellingShingle |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da Motivação Leitura Livros Educador/a Famílias Crianças Motivation Reading Books Educator Families Children |
title_short |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
title_full |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
title_fullStr |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
title_sort |
Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância |
author |
Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da |
author_facet |
Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Ana Luísa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Leitura Livros Educador/a Famílias Crianças Motivation Reading Books Educator Families Children |
topic |
Motivação Leitura Livros Educador/a Famílias Crianças Motivation Reading Books Educator Families Children |
description |
O presente relatório de projeto de investigação, surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, articulado com as Unidades Curriculares Estágio em Educação I, II e III e Seminário de Investigação e Projeto I e II. O estudo foi realizado nos contextos de creche e pré-escolar, sendo o tema “Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância”, que considero transversal aos dois contextos. Esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação e a modalidade investigação qualitativa, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação participante, as notas de campo, os dispositivos de multimédia – fotografia e gravação áudio –, análise documental, o inquérito por questionário dirigido às educadoras dos dois contextos e às famílias do pré-escolar, bem como o inquérito por entrevista realizado a um pequeno grupo de crianças. Tendo em conta que não foi possível realizar uma intervenção que desse um maior sustento à investigação, devido alguns constrangimentos existentes, como a ausência da educadora cooperante de creche devido à função de coordenadora, o contexto pandémico em que vivemos e o facto de me encontrar grávida e ter interrompido o estágio em contexto pré-escolar, foi realizado através dos dados recolhidos uma análise de cada contexto educativo, a discussão de resultados e uma proposta de atividade. A atividade teve como base os dados recolhidos, a análise e as pesquisas para o enquadramento teórico, mas não foi implementada nos contextos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T11:05:54Z 2022-09 2022-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41856 TID:203068246 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41856 |
identifier_str_mv |
TID:203068246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135398472974336 |