Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41856
Resumo: O presente relatório de projeto de investigação, surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, articulado com as Unidades Curriculares Estágio em Educação I, II e III e Seminário de Investigação e Projeto I e II. O estudo foi realizado nos contextos de creche e pré-escolar, sendo o tema “Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância”, que considero transversal aos dois contextos. Esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação e a modalidade investigação qualitativa, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação participante, as notas de campo, os dispositivos de multimédia – fotografia e gravação áudio –, análise documental, o inquérito por questionário dirigido às educadoras dos dois contextos e às famílias do pré-escolar, bem como o inquérito por entrevista realizado a um pequeno grupo de crianças. Tendo em conta que não foi possível realizar uma intervenção que desse um maior sustento à investigação, devido alguns constrangimentos existentes, como a ausência da educadora cooperante de creche devido à função de coordenadora, o contexto pandémico em que vivemos e o facto de me encontrar grávida e ter interrompido o estágio em contexto pré-escolar, foi realizado através dos dados recolhidos uma análise de cada contexto educativo, a discussão de resultados e uma proposta de atividade. A atividade teve como base os dados recolhidos, a análise e as pesquisas para o enquadramento teórico, mas não foi implementada nos contextos.
id RCAP_f911e60d154d29ef1fd6701862061a41
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de InfânciaMotivaçãoLeituraLivrosEducador/aFamíliasCriançasMotivationReadingBooksEducatorFamiliesChildrenO presente relatório de projeto de investigação, surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, articulado com as Unidades Curriculares Estágio em Educação I, II e III e Seminário de Investigação e Projeto I e II. O estudo foi realizado nos contextos de creche e pré-escolar, sendo o tema “Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância”, que considero transversal aos dois contextos. Esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação e a modalidade investigação qualitativa, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação participante, as notas de campo, os dispositivos de multimédia – fotografia e gravação áudio –, análise documental, o inquérito por questionário dirigido às educadoras dos dois contextos e às famílias do pré-escolar, bem como o inquérito por entrevista realizado a um pequeno grupo de crianças. Tendo em conta que não foi possível realizar uma intervenção que desse um maior sustento à investigação, devido alguns constrangimentos existentes, como a ausência da educadora cooperante de creche devido à função de coordenadora, o contexto pandémico em que vivemos e o facto de me encontrar grávida e ter interrompido o estágio em contexto pré-escolar, foi realizado através dos dados recolhidos uma análise de cada contexto educativo, a discussão de resultados e uma proposta de atividade. A atividade teve como base os dados recolhidos, a análise e as pesquisas para o enquadramento teórico, mas não foi implementada nos contextos.This research project report emerged within the scope of the Master in Pre School Education, articulated with the Curricular Units Internship in Education I, II and III and Research Seminar and Project I and II. The study was carried out in the context of daycare and preschool, with the theme “Promotion of reading habits in Early Childhood Education”, which I consider transversal to both contexts. This research was developed according to the action-research methodology and the qualitative research modality, whose procedures for collecting, processing and analyzing information were participant observation, field notes, multimedia devices – photography and audio recording –, document analysis , the questionnaire survey aimed at educators from both contexts and at preschool families, as well as the interview survey carried out with a small group of children. Bearing in mind that it was not possible to carry out an intervention that would give greater support to the investigation, due to some existing constraints, such as the absence of the cooperating daycare educator due to the role of coordinator, the pandemic context in which we live and the fact that I am pregnant and having interrupted the internship in a pre-school context, an analysis of each educational context, the discussion of results and an activity proposal was carried out through the data collected. The activity was based on the data collected, analysis and research for the theoretical framework, but was not implemented in the contexts.Costa, Ana LuísaRepositório ComumSilva, Elisa Carina Teixeira Pegado da2022-09-28T11:05:54Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41856TID:203068246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.743551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
title Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
spellingShingle Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da
Motivação
Leitura
Livros
Educador/a
Famílias
Crianças
Motivation
Reading
Books
Educator
Families
Children
title_short Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
title_full Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
title_fullStr Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
title_full_unstemmed Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
title_sort Criar Leitores: Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
author Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da
author_facet Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisa Carina Teixeira Pegado da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Leitura
Livros
Educador/a
Famílias
Crianças
Motivation
Reading
Books
Educator
Families
Children
topic Motivação
Leitura
Livros
Educador/a
Famílias
Crianças
Motivation
Reading
Books
Educator
Families
Children
description O presente relatório de projeto de investigação, surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, articulado com as Unidades Curriculares Estágio em Educação I, II e III e Seminário de Investigação e Projeto I e II. O estudo foi realizado nos contextos de creche e pré-escolar, sendo o tema “Promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância”, que considero transversal aos dois contextos. Esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação e a modalidade investigação qualitativa, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação participante, as notas de campo, os dispositivos de multimédia – fotografia e gravação áudio –, análise documental, o inquérito por questionário dirigido às educadoras dos dois contextos e às famílias do pré-escolar, bem como o inquérito por entrevista realizado a um pequeno grupo de crianças. Tendo em conta que não foi possível realizar uma intervenção que desse um maior sustento à investigação, devido alguns constrangimentos existentes, como a ausência da educadora cooperante de creche devido à função de coordenadora, o contexto pandémico em que vivemos e o facto de me encontrar grávida e ter interrompido o estágio em contexto pré-escolar, foi realizado através dos dados recolhidos uma análise de cada contexto educativo, a discussão de resultados e uma proposta de atividade. A atividade teve como base os dados recolhidos, a análise e as pesquisas para o enquadramento teórico, mas não foi implementada nos contextos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T11:05:54Z
2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41856
TID:203068246
url http://hdl.handle.net/10400.26/41856
identifier_str_mv TID:203068246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398472974336