A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1515 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
id |
RCAP_05923c8f341bf54b63d8d5cf38e86e2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e criançasmotivação para a leituracriançaseducadorprofessormotivation for readingchildreneducatorteacherRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoNuma primeira parte, o presente relatório pretende demonstrar e caraterizar o meu percurso pelos três estágios (jardim-de-infância, 1.º ciclo e creche) realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Numa segunda parte do trabalho, apresenta-se a investigação desenvolvida em torno da questão “Como motivar as crianças para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico?”. Esta questão surgiu da prática de estágio em 1.º ciclo do ensino básico. Os objetivos da investigação foram conhecer as conceções de professores e educadores sobre a motivação para a leitura, tentando perceber como é que estes trabalham essa motivação e que estratégias utilizam. Por outro lado, tive também objetivos conhecer os hábitos e as perspetivas das crianças acerca da leitura, assim como identificar fatores que influenciam a sua motivação para esta atividade. A investigação a que a questão referida foi sujeita é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a entrevistas a duas professoras e a duas educadoras de infância, bem como a questionários a trinta e dois alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A análise dos dados permitiu concluir que as educadoras e as professoras trabalham a motivação para a leitura com frequência, adotando algumas estratégias semelhantes. As crianças, na sua maioria, parecem estar motivadas e terem alguns hábitos de leitura.In the first part, this report aims to demonstrate and characterize my journey through the three stages (kindergarten , primary school and day care center) carried out under the master in education. The second part of this paper presents research developed on the issue “How to motivate children to read on kindergarten and primiary school?”. This issue appeared during the stage in primary school. The aims of the research was know the conceptions of teachers and educators about the motivation for reading, trying to understand how they work this motivation and strategies use. On the other hand, also had as aims to know the habits and perspectives of children about reading and to identify factors that influence their motivation for this activity. The mentioned research is of qualitative nature and it was based on interviews to two teachers and two educators, as well as a survey to thirty-two students of primary basic education. Data analysis concluded that the educators and teachers work motivation for reading often adopting some similar strategies. The children, in their majority, seem to be motivated and have some reading habits.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRibeiro, Catarina Isabel Mendes2016-06-13T22:40:58Z2015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1515TID:201128748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:43.408158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
title |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
spellingShingle |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças Ribeiro, Catarina Isabel Mendes motivação para a leitura crianças educador professor motivation for reading children educator teacher |
title_short |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
title_full |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
title_fullStr |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
title_full_unstemmed |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
title_sort |
A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças |
author |
Ribeiro, Catarina Isabel Mendes |
author_facet |
Ribeiro, Catarina Isabel Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uva, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Catarina Isabel Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motivação para a leitura crianças educador professor motivation for reading children educator teacher |
topic |
motivação para a leitura crianças educador professor motivation for reading children educator teacher |
description |
Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05 2015-11-05T00:00:00Z 2016-06-13T22:40:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1515 TID:201128748 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1515 |
identifier_str_mv |
TID:201128748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137027641311232 |