O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Afonso Serôdio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49759
Resumo: O presente projeto de investigação centra-se na área do design de produto e na compreensão de qual será o resultado da criação de um produto com base na sua evolução histórica, compreensão das necessidades dos utilizadores, análise de dados provenientes da experimentação direta e modelação de ideias com inspirações biomiméticas. O sentido desta investigação resulta da problemática, que pudemos verificar em diversos países, onde o transporte de bens pelo uso de motociclos, seja profissional ou particular, aparenta ser uma perigosa ação, não só para o condutor, como também para os demais que circulam nas vias. Ao que apuramos na investigação, os motociclistas, no seu dia a dia, estão habituados a desenvolverem maneiras criativas de resolver os problemas que encontram, quando lhes é necessário transportar vários objetos, independente a forma, o volume, a fragilidade e a quantidade. Pudemos verificar que muitas vezes estas características são contornadas em termos de cumprimento das regras de circulação e transporte. Procuramos enfrentar este problema com uma abordagem de investigação e participação direta dos próprios utilizadores. Para tal, em primeiro lugar, foi realizado um estudo sobre os produtos existentes no mercado para comparar os seus atributos; em seguida foi realizado um inquérito por questionário de prospeção, para melhor compreensão das necessidades dos utilizadores e as suas soluções. Com base nos dados recolhidos na crítica literária prospetada, foram desenvolvidos dois modelos originais e o modelo placebo, que foram testados através de uma metodologia quantitativa dedicada a concluir se as propostas de produto que realizamos podem ser consideradas inovadoras. Estes modelos, foram apresentados aos utilizadores para recolher “user experience data”, dados relacionados com destreza e saber, em termos da avaliação da performance das bagageiras, para assim se definirem os atributos fundamentais ao desenho de uma bagageira para motociclos. Para a avaliação das propostas foi realizado um inquérito por questionário presencial, na concentração de Faro, para os utilizadores demonstrarem de forma direta a sua apreciação e conhecimentos necessários à nossa investigação. Os dados foram analisados através da utilização do método misto, qualitativo e quantitativo, e os resultados obtidos permitiram concluir as características mais importantes a ter em consideração no desenvolvimento do produto. Por fim, e objeto de todos os dados cruzados na investigação, foi executado num programa de modelação 3D um esboço da bagageira sob as caraterísticas de torná-la mais segura e cómoda.
id RCAP_f91891b751222b59d601ad6aa7901a5a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidadeDesign do produtoTransporte de artefactoSegurançaMétodos experimentais de DesignO presente projeto de investigação centra-se na área do design de produto e na compreensão de qual será o resultado da criação de um produto com base na sua evolução histórica, compreensão das necessidades dos utilizadores, análise de dados provenientes da experimentação direta e modelação de ideias com inspirações biomiméticas. O sentido desta investigação resulta da problemática, que pudemos verificar em diversos países, onde o transporte de bens pelo uso de motociclos, seja profissional ou particular, aparenta ser uma perigosa ação, não só para o condutor, como também para os demais que circulam nas vias. Ao que apuramos na investigação, os motociclistas, no seu dia a dia, estão habituados a desenvolverem maneiras criativas de resolver os problemas que encontram, quando lhes é necessário transportar vários objetos, independente a forma, o volume, a fragilidade e a quantidade. Pudemos verificar que muitas vezes estas características são contornadas em termos de cumprimento das regras de circulação e transporte. Procuramos enfrentar este problema com uma abordagem de investigação e participação direta dos próprios utilizadores. Para tal, em primeiro lugar, foi realizado um estudo sobre os produtos existentes no mercado para comparar os seus atributos; em seguida foi realizado um inquérito por questionário de prospeção, para melhor compreensão das necessidades dos utilizadores e as suas soluções. Com base nos dados recolhidos na crítica literária prospetada, foram desenvolvidos dois modelos originais e o modelo placebo, que foram testados através de uma metodologia quantitativa dedicada a concluir se as propostas de produto que realizamos podem ser consideradas inovadoras. Estes modelos, foram apresentados aos utilizadores para recolher “user experience data”, dados relacionados com destreza e saber, em termos da avaliação da performance das bagageiras, para assim se definirem os atributos fundamentais ao desenho de uma bagageira para motociclos. Para a avaliação das propostas foi realizado um inquérito por questionário presencial, na concentração de Faro, para os utilizadores demonstrarem de forma direta a sua apreciação e conhecimentos necessários à nossa investigação. Os dados foram analisados através da utilização do método misto, qualitativo e quantitativo, e os resultados obtidos permitiram concluir as características mais importantes a ter em consideração no desenvolvimento do produto. Por fim, e objeto de todos os dados cruzados na investigação, foi executado num programa de modelação 3D um esboço da bagageira sob as caraterísticas de torná-la mais segura e cómoda.This research project focuses on the area of product design and understanding what the result of creating a product will be based on its historical evolution, understanding user needs, analyzing data from direct experimentation and modeling ideas with biomimetic inspirations. The meaning of this investigation results from the problem, which we were able to verify in other countries, where the transport of goods using a motorcycle, whether professional or private, appears to be a dangerous action, not only for the driver, but also for others that circulate on the roads. From what we found in the investigation, motorcyclists, in their daily lives, are used to developing creative ways to solve the problems they encounter, when they need to transport various objects, regardless of shape, volume, fragility and quantity. We were able to verify that these characteristics are often circumvented in terms of compliance with traffic and transport rules. We embrace this problem with an approach of research and direct participation of the users themselves. To this end, firstly, a study was carried out on the products on the market to compare their attributes; A survey was then carried out using a prospecting questionnaire, to better understand user needs and their solutions. Based on data collected from prospected literary criticism, two motorcycle baggage original models were developed and a placebo model, which were tested using a quantitative methodology dedicated to concluding whether the product proposals we created could be considered new. These models were presented to users in order to collect “user experience data”, data related to dexterity and knowledge, in terms of evaluating the performance of the baggage, in order to define attributes that are fundamental to the design of a baggage for motorcycles. For the evaluation, a survey was carried out using a face-to-face questionnaire, at the Faro concentration, for users to directly share their appreciation and knowledge necessary for our research. The data was analyzed using a mixed method, qualitative and quantitative, and the results obtained allowed us to conclude the most important characteristics to take into account when developing the product. Finally, and subject to all the data crossed in the investigation, a sketch of the product was executed in a 3D modeling program with the aim of making it safer and more comfortable.Santos, Vasco Alexandre Milne dosRepositório ComumGomes, Afonso Serôdio2024-02-09T12:09:54Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49759TID:203527640pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T18:10:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:23.389213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
title O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
spellingShingle O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
Gomes, Afonso Serôdio
Design do produto
Transporte de artefacto
Segurança
Métodos experimentais de Design
title_short O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
title_full O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
title_fullStr O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
title_full_unstemmed O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
title_sort O transporte de artefactos em motociclos: estudo para a conceção de uma bagageira com segurança e comodidade
author Gomes, Afonso Serôdio
author_facet Gomes, Afonso Serôdio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vasco Alexandre Milne dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Afonso Serôdio
dc.subject.por.fl_str_mv Design do produto
Transporte de artefacto
Segurança
Métodos experimentais de Design
topic Design do produto
Transporte de artefacto
Segurança
Métodos experimentais de Design
description O presente projeto de investigação centra-se na área do design de produto e na compreensão de qual será o resultado da criação de um produto com base na sua evolução histórica, compreensão das necessidades dos utilizadores, análise de dados provenientes da experimentação direta e modelação de ideias com inspirações biomiméticas. O sentido desta investigação resulta da problemática, que pudemos verificar em diversos países, onde o transporte de bens pelo uso de motociclos, seja profissional ou particular, aparenta ser uma perigosa ação, não só para o condutor, como também para os demais que circulam nas vias. Ao que apuramos na investigação, os motociclistas, no seu dia a dia, estão habituados a desenvolverem maneiras criativas de resolver os problemas que encontram, quando lhes é necessário transportar vários objetos, independente a forma, o volume, a fragilidade e a quantidade. Pudemos verificar que muitas vezes estas características são contornadas em termos de cumprimento das regras de circulação e transporte. Procuramos enfrentar este problema com uma abordagem de investigação e participação direta dos próprios utilizadores. Para tal, em primeiro lugar, foi realizado um estudo sobre os produtos existentes no mercado para comparar os seus atributos; em seguida foi realizado um inquérito por questionário de prospeção, para melhor compreensão das necessidades dos utilizadores e as suas soluções. Com base nos dados recolhidos na crítica literária prospetada, foram desenvolvidos dois modelos originais e o modelo placebo, que foram testados através de uma metodologia quantitativa dedicada a concluir se as propostas de produto que realizamos podem ser consideradas inovadoras. Estes modelos, foram apresentados aos utilizadores para recolher “user experience data”, dados relacionados com destreza e saber, em termos da avaliação da performance das bagageiras, para assim se definirem os atributos fundamentais ao desenho de uma bagageira para motociclos. Para a avaliação das propostas foi realizado um inquérito por questionário presencial, na concentração de Faro, para os utilizadores demonstrarem de forma direta a sua apreciação e conhecimentos necessários à nossa investigação. Os dados foram analisados através da utilização do método misto, qualitativo e quantitativo, e os resultados obtidos permitiram concluir as características mais importantes a ter em consideração no desenvolvimento do produto. Por fim, e objeto de todos os dados cruzados na investigação, foi executado num programa de modelação 3D um esboço da bagageira sob as caraterísticas de torná-la mais segura e cómoda.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
2024-02-09T12:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49759
TID:203527640
url http://hdl.handle.net/10400.26/49759
identifier_str_mv TID:203527640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137434244481024