Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Francisco Parente Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18503
Resumo: Nos dias de hoje, as organizações enfrentam cada vez mais desafios que exigem a inovação dos seus processos de modo a torná-los mais eficientes e, assim, garantirem a satisfação dos seus clientes. Portanto, é condição necessária à sua sustentabilidade a implementação do pensamento lean como filosofia organizacional para que ganhem vantagem competitiva num mercado altamente concorrencial e em constante evolução na procura de produtos e serviços inovadores. Através do pensamento lean, as organizações conseguem criar mais valor para os clientes utilizando menos recursos, pela eliminação contínua de desperdícios ao longo de toda a cadeia de valor do produto ou serviço. O desenvolvimento da presente dissertação surge da necessidade de melhorar o desempenho da oficina de reparação automóvel Caetano Colisão, pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Para o efeito, são abordados os fundamentos e algumas ferramentas do pensamento lean, como forma de detetar oportunidades de melhoria e, através da sua implementação, melhorar o desempenho da oficina. Todavia, dada a elevada variabilidade dos tempos de reparação das viaturas, a simulação surge como uma ferramenta capaz de não só descrever o comportamento dinâmico da oficina, como também de testar cenários alternativos sem interferir com o seu funcionamento atual. Após a revisão bibliográfica dos conceitos supramencionados, é descrito o processo de reparação automóvel e o desenvolvimento do modelo de simulação atual que representa o funcionamento da oficina. Validado o modelo de simulação atual, é feita a comparação de algumas medidas de desempenho entre o modelo de simulação atual e modelos de simulação alternativos, desenvolvidos com base na implementação de sugestões de melhoria. Por fim, são expostos os ganhos decorrentes da implementação das sugestões de melhoria e são abordadas algumas limitações do estudo e propostas para trabalhos futuros.
id RCAP_f93a30ae1c87ecb2231f36159da3f14e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador CaetanoPensamento LeanProcesso produtivoModelo de simulaçãosoftware ARENADomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaNos dias de hoje, as organizações enfrentam cada vez mais desafios que exigem a inovação dos seus processos de modo a torná-los mais eficientes e, assim, garantirem a satisfação dos seus clientes. Portanto, é condição necessária à sua sustentabilidade a implementação do pensamento lean como filosofia organizacional para que ganhem vantagem competitiva num mercado altamente concorrencial e em constante evolução na procura de produtos e serviços inovadores. Através do pensamento lean, as organizações conseguem criar mais valor para os clientes utilizando menos recursos, pela eliminação contínua de desperdícios ao longo de toda a cadeia de valor do produto ou serviço. O desenvolvimento da presente dissertação surge da necessidade de melhorar o desempenho da oficina de reparação automóvel Caetano Colisão, pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Para o efeito, são abordados os fundamentos e algumas ferramentas do pensamento lean, como forma de detetar oportunidades de melhoria e, através da sua implementação, melhorar o desempenho da oficina. Todavia, dada a elevada variabilidade dos tempos de reparação das viaturas, a simulação surge como uma ferramenta capaz de não só descrever o comportamento dinâmico da oficina, como também de testar cenários alternativos sem interferir com o seu funcionamento atual. Após a revisão bibliográfica dos conceitos supramencionados, é descrito o processo de reparação automóvel e o desenvolvimento do modelo de simulação atual que representa o funcionamento da oficina. Validado o modelo de simulação atual, é feita a comparação de algumas medidas de desempenho entre o modelo de simulação atual e modelos de simulação alternativos, desenvolvidos com base na implementação de sugestões de melhoria. Por fim, são expostos os ganhos decorrentes da implementação das sugestões de melhoria e são abordadas algumas limitações do estudo e propostas para trabalhos futuros.Barroso, AnaMachado, VirgíniaRUNFreire, Francisco Parente Pereira2016-07-19T10:06:52Z2016-032016-072016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:41Zoai:run.unl.pt:10362/18503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:47.284529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
title Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
spellingShingle Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
Freire, Francisco Parente Pereira
Pensamento Lean
Processo produtivo
Modelo de simulação
software ARENA
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
title_full Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
title_fullStr Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
title_full_unstemmed Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
title_sort Estudo de simulação de uma oficina de reparação automóvel do Grupo Salvador Caetano
author Freire, Francisco Parente Pereira
author_facet Freire, Francisco Parente Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Ana
Machado, Virgínia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Francisco Parente Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Lean
Processo produtivo
Modelo de simulação
software ARENA
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Pensamento Lean
Processo produtivo
Modelo de simulação
software ARENA
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Nos dias de hoje, as organizações enfrentam cada vez mais desafios que exigem a inovação dos seus processos de modo a torná-los mais eficientes e, assim, garantirem a satisfação dos seus clientes. Portanto, é condição necessária à sua sustentabilidade a implementação do pensamento lean como filosofia organizacional para que ganhem vantagem competitiva num mercado altamente concorrencial e em constante evolução na procura de produtos e serviços inovadores. Através do pensamento lean, as organizações conseguem criar mais valor para os clientes utilizando menos recursos, pela eliminação contínua de desperdícios ao longo de toda a cadeia de valor do produto ou serviço. O desenvolvimento da presente dissertação surge da necessidade de melhorar o desempenho da oficina de reparação automóvel Caetano Colisão, pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Para o efeito, são abordados os fundamentos e algumas ferramentas do pensamento lean, como forma de detetar oportunidades de melhoria e, através da sua implementação, melhorar o desempenho da oficina. Todavia, dada a elevada variabilidade dos tempos de reparação das viaturas, a simulação surge como uma ferramenta capaz de não só descrever o comportamento dinâmico da oficina, como também de testar cenários alternativos sem interferir com o seu funcionamento atual. Após a revisão bibliográfica dos conceitos supramencionados, é descrito o processo de reparação automóvel e o desenvolvimento do modelo de simulação atual que representa o funcionamento da oficina. Validado o modelo de simulação atual, é feita a comparação de algumas medidas de desempenho entre o modelo de simulação atual e modelos de simulação alternativos, desenvolvidos com base na implementação de sugestões de melhoria. Por fim, são expostos os ganhos decorrentes da implementação das sugestões de melhoria e são abordadas algumas limitações do estudo e propostas para trabalhos futuros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19T10:06:52Z
2016-03
2016-07
2016-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18503
url http://hdl.handle.net/10362/18503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137881102483456