Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visâo da natureza do conhecimento científico e relação CTSA
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/301 |
Resumo: | Neste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das idéias e concepções dos alunos, registradas pelos pesquisadores, e de textos de autoavaliação produzidos pelos licenciandos, durante as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e em Biologia, identificou-se uma resistência em compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Isto decorre da formação e da visão de mundo construídas ao longo da trajetória escolar, particularmente a universitária, influenciando sobremaneira as suas concepções a respeito da ciência e do ensinar-aprender sobre ciências, especificamente biologia. - In this article we will analize the aspects that prevent the student teachers from a Biological Sciences Degree to adopt a new understanding about the scientific knowledge production process as well as a possible approach to the relation between Science/Technology/Society/Environment in their teacher-training classes in Science and Biology. Through the content analyses of the students’ ideas and conceptions, recorded by the researchers, and the self-evaluation texts produced by the student-teachers during their supervised teacher-training practice, we have identified a resistance in understanding the specific knowledge in a perspective that would include social, cultural, political and economical aspects. We concluded that this is due to their training and global awareness created during their schooling, in particular during their university schooling, which as influenced their pre-conceptions regarding science as well as their teaching-learning process, specifically in biology. |
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