45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Catarina Alves Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11032
Resumo: O presente projeto descreve sumariamente a Teoria das Inteligências Múltiplas publicada em 1983 por Howard Gardner, investiga os possíveis benefícios de planificar o Ensino Precoce de Inglês através de atividades adequadas ao estímulo das 8 inteligências identificadas na teoria e apresenta uma proposta de implementação de uma unidade didática de ensino Precoce de Inglês através das Inteligências Múltiplas. O plano de unidade elaborado tem em conta filosofias e metodologias de ensino atuais baseadas nos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro nomeadamente o Accelerated Learning e Whole Brain Teaching. A unidade didática desenvolvida foi testada numa turma de 3º/4º ano e posteriormente avaliada. Os resultados da implementação do projeto demonstram que o ensino de Inglês precoce através das Inteligências Múltiplas é possível e benéfico sobretudo no que respeita à motivação, envolvimento e atitude dos alunos face ao processo de aprendizagem da Língua Inglesa.
id RCAP_f9539e9057fc048e6ec91ccd8ea97e2d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências MúltiplasEnsino Precoce de InglêsTeoria das Inteligências MúltiplasAccelerated LearningxWhole Brain TeachingEarly English TeachingMultiple Intelligences TheoryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente projeto descreve sumariamente a Teoria das Inteligências Múltiplas publicada em 1983 por Howard Gardner, investiga os possíveis benefícios de planificar o Ensino Precoce de Inglês através de atividades adequadas ao estímulo das 8 inteligências identificadas na teoria e apresenta uma proposta de implementação de uma unidade didática de ensino Precoce de Inglês através das Inteligências Múltiplas. O plano de unidade elaborado tem em conta filosofias e metodologias de ensino atuais baseadas nos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro nomeadamente o Accelerated Learning e Whole Brain Teaching. A unidade didática desenvolvida foi testada numa turma de 3º/4º ano e posteriormente avaliada. Os resultados da implementação do projeto demonstram que o ensino de Inglês precoce através das Inteligências Múltiplas é possível e benéfico sobretudo no que respeita à motivação, envolvimento e atitude dos alunos face ao processo de aprendizagem da Língua Inglesa.The present project describes summarily the Multiple Intelligences theory published in 1983 by Howard Gardner. It investigates the possible benefits of planning Early English Teaching through activities which stimulate the 8 intelligences described in the Theory. It also presents a proposal of implementation of a didactic unit of Early English Teaching through the Multiple Intelligences Theory. The unit plan has accounted up-to-date teaching philosophies and methodologies based on the latest knowledge about the brain such as: Accelerated Learning and Whole Brain Teaching. The didactic unit developed was tested on a 3rd/4th grade class and later evaluated. The results of the implementation of this project showed that the Early English Teaching through the Multiple Intelligences is possible and benefic mainly in what concerns students’ motivation, involvement and attitude towards the process of learning English.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDias, Américo José BessaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Ana Catarina Alves Moreira2018-02-23T17:13:25Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11032TID:202185788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:23.573342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
title 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
spellingShingle 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
Rocha, Ana Catarina Alves Moreira
Ensino Precoce de Inglês
Teoria das Inteligências Múltiplas
Accelerated Learningx
Whole Brain Teaching
Early English Teaching
Multiple Intelligences Theory
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
title_full 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
title_fullStr 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
title_full_unstemmed 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
title_sort 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências Múltiplas
author Rocha, Ana Catarina Alves Moreira
author_facet Rocha, Ana Catarina Alves Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Américo José Bessa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Catarina Alves Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Precoce de Inglês
Teoria das Inteligências Múltiplas
Accelerated Learningx
Whole Brain Teaching
Early English Teaching
Multiple Intelligences Theory
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino Precoce de Inglês
Teoria das Inteligências Múltiplas
Accelerated Learningx
Whole Brain Teaching
Early English Teaching
Multiple Intelligences Theory
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente projeto descreve sumariamente a Teoria das Inteligências Múltiplas publicada em 1983 por Howard Gardner, investiga os possíveis benefícios de planificar o Ensino Precoce de Inglês através de atividades adequadas ao estímulo das 8 inteligências identificadas na teoria e apresenta uma proposta de implementação de uma unidade didática de ensino Precoce de Inglês através das Inteligências Múltiplas. O plano de unidade elaborado tem em conta filosofias e metodologias de ensino atuais baseadas nos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro nomeadamente o Accelerated Learning e Whole Brain Teaching. A unidade didática desenvolvida foi testada numa turma de 3º/4º ano e posteriormente avaliada. Os resultados da implementação do projeto demonstram que o ensino de Inglês precoce através das Inteligências Múltiplas é possível e benéfico sobretudo no que respeita à motivação, envolvimento e atitude dos alunos face ao processo de aprendizagem da Língua Inglesa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-02-23T17:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11032
TID:202185788
url http://hdl.handle.net/10400.22/11032
identifier_str_mv TID:202185788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131409277779968