Interações sociais entre crianças no ato de brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10449
Resumo: O presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças.
id RCAP_f9606d2fe6af02051187b5759570f28e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações sociais entre crianças no ato de brincarBrincarInterações sociaisEspaço exteriorEducador de infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPlayingSocial interactionsOuter spacePre-school teacherO presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças.This document concerns the research project report, entitled Social interactions between children in the act of playing. This report's main purpose is to understand the prospects of cooperating teachers, about the kind of interactions that children develop during their spontaneous play and understand how encouraging that there are more interactions among children. They are also presented perspectives on the act of play and on outer space, as more and more, this is a space that promotes interactions, learning and diversified games. It also addressed the performance profile of the pre-school teacher, as well as their role during times of children play. In this sense, it is present in this report theoretical perspectives and results, based on the observations and interventions carried out in two stages contexts (nursery and kindergarten). This project is characterized by a qualitative research using the interpretative paradigm of research in education. Thus makes known the results of a study, which should not be generalized. As tools for information gathering, I used the participant observation, field notes and interview (held only by an educator) and consultation of educational documents of both institutions. The interview analysis showed the importance of cooperative educator attaches to free play by children, which in turn are the result of interactions that children end up developing with each other. I infer also the importance that the interviewee gives to outer space, which highlights the importance of organization of spaces and materials. Finally, I realize a final assessment of the study achieved and on the interventions that I made with groups of children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalCorreia, IsabelRepositório ComumSantos, Filipa Alexandra Veríssimo dos2015-12-09T11:39:23Z2015-112015-122015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10449TID:201601583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.932668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações sociais entre crianças no ato de brincar
title Interações sociais entre crianças no ato de brincar
spellingShingle Interações sociais entre crianças no ato de brincar
Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos
Brincar
Interações sociais
Espaço exterior
Educador de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Playing
Social interactions
Outer space
Pre-school teacher
title_short Interações sociais entre crianças no ato de brincar
title_full Interações sociais entre crianças no ato de brincar
title_fullStr Interações sociais entre crianças no ato de brincar
title_full_unstemmed Interações sociais entre crianças no ato de brincar
title_sort Interações sociais entre crianças no ato de brincar
author Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos
author_facet Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Interações sociais
Espaço exterior
Educador de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Playing
Social interactions
Outer space
Pre-school teacher
topic Brincar
Interações sociais
Espaço exterior
Educador de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Playing
Social interactions
Outer space
Pre-school teacher
description O presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09T11:39:23Z
2015-11
2015-12
2015-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10449
TID:201601583
url http://hdl.handle.net/10400.26/10449
identifier_str_mv TID:201601583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336343797760