Interações sociais entre crianças no ato de brincar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10449 |
Resumo: | O presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças. |
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Interações sociais entre crianças no ato de brincarBrincarInterações sociaisEspaço exteriorEducador de infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPlayingSocial interactionsOuter spacePre-school teacherO presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças.This document concerns the research project report, entitled Social interactions between children in the act of playing. This report's main purpose is to understand the prospects of cooperating teachers, about the kind of interactions that children develop during their spontaneous play and understand how encouraging that there are more interactions among children. They are also presented perspectives on the act of play and on outer space, as more and more, this is a space that promotes interactions, learning and diversified games. It also addressed the performance profile of the pre-school teacher, as well as their role during times of children play. In this sense, it is present in this report theoretical perspectives and results, based on the observations and interventions carried out in two stages contexts (nursery and kindergarten). This project is characterized by a qualitative research using the interpretative paradigm of research in education. Thus makes known the results of a study, which should not be generalized. As tools for information gathering, I used the participant observation, field notes and interview (held only by an educator) and consultation of educational documents of both institutions. The interview analysis showed the importance of cooperative educator attaches to free play by children, which in turn are the result of interactions that children end up developing with each other. I infer also the importance that the interviewee gives to outer space, which highlights the importance of organization of spaces and materials. Finally, I realize a final assessment of the study achieved and on the interventions that I made with groups of children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalCorreia, IsabelRepositório ComumSantos, Filipa Alexandra Veríssimo dos2015-12-09T11:39:23Z2015-112015-122015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10449TID:201601583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.932668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças. |
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