Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30624 |
Resumo: | Este projeto de investigação tem como tema: “A importância do Brincar na Creche e no Jardim de Infância” e tem como principal objetivo compreender e promover o brincar como atividade principal e direito das crianças, nestes dois contextos pedagógicos. Assim, tentei perceber como estava organizado o ambiente pedagógico, desde o espaço de sala e do exterior até à rotina diária, de modo a otimizar o brincar nas salas de creche e jardim de infância. Neste sentido, tive a oportunidade de compreender e interpretar os sentidos pedagógicos e as estratégias utilizadas pelas educadoras cooperantes relativamente a este tema. Esse foi também um ponto fulcral para entender de que modo poderia promover ainda mais a brincadeira tanto em creche como em jardim de infância. Relativamente ao estudo em questão, este foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ocorreu em quatro momentos de estágio, três em sala de creche e um em sala de jardim de infância. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa e também de investigação-ação. Dessa forma, a recolha da informação foi realizada através de observações, vídeos, fotografias e anotações, que fui registando ao longo dos estágios e que foram obtidos através de experiências e vivências que ocorreram nos mesmos. A elaboração de um inquérito por questionário permitiu-me ter uma visão mais clara das conceções das educadoras relativamente ao brincar. Todas as intervenções realizadas, analisadas e interpretadas nesta investigação tiveram como finalidade principal promover a brincadeira das crianças, dando-lhes a possibilidade de explorarem diferentes materiais e criarem novas aprendizagens através de interações quer com os materiais, quer com outras crianças e com os adultos, o que lhes permite desenvolverem-se emocional, física, social e cognitivamente. |
id |
RCAP_d9da88d2d474c1e40ded45685a102e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infânciaBrincarEspaço exteriorOrganização dos espaçosAprendizagemPapel do educador de infânciaInteraçõesPlayingSpace-exteriorOrganization of spacesLearningRole of the childhood educatorInteractionsEste projeto de investigação tem como tema: “A importância do Brincar na Creche e no Jardim de Infância” e tem como principal objetivo compreender e promover o brincar como atividade principal e direito das crianças, nestes dois contextos pedagógicos. Assim, tentei perceber como estava organizado o ambiente pedagógico, desde o espaço de sala e do exterior até à rotina diária, de modo a otimizar o brincar nas salas de creche e jardim de infância. Neste sentido, tive a oportunidade de compreender e interpretar os sentidos pedagógicos e as estratégias utilizadas pelas educadoras cooperantes relativamente a este tema. Esse foi também um ponto fulcral para entender de que modo poderia promover ainda mais a brincadeira tanto em creche como em jardim de infância. Relativamente ao estudo em questão, este foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ocorreu em quatro momentos de estágio, três em sala de creche e um em sala de jardim de infância. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa e também de investigação-ação. Dessa forma, a recolha da informação foi realizada através de observações, vídeos, fotografias e anotações, que fui registando ao longo dos estágios e que foram obtidos através de experiências e vivências que ocorreram nos mesmos. A elaboração de um inquérito por questionário permitiu-me ter uma visão mais clara das conceções das educadoras relativamente ao brincar. Todas as intervenções realizadas, analisadas e interpretadas nesta investigação tiveram como finalidade principal promover a brincadeira das crianças, dando-lhes a possibilidade de explorarem diferentes materiais e criarem novas aprendizagens através de interações quer com os materiais, quer com outras crianças e com os adultos, o que lhes permite desenvolverem-se emocional, física, social e cognitivamente.This research project has as its theme: “The Importance of Playing in Nursery and Kindergarten” and its main objective is to understand and promote playing in these two pedagogical contexts. Thus, I tried to understand how the pedagogical environment was organized, from the classroom and outside space to the daily routine in order to optimize the play in the kindergarten and kindergarten rooms. I had the opportunity to understand and interpret the pedagogical meanings and the strategies used by the cooperating educators regarding this theme. This was also a focal point for understanding how it could further promote playing in both day care and kindergarten. This study was developed within the scope of the Master in Preschool Education and took place in four internships, three in nursery and one in kindergarten. For the elaboration of this investigation the qualitative research methodology and also the action research methodology were used. Data collection was obtained through observations, videos, photographs and annotations that were recorded throughout the internships and were obtained through experiences that occurred in them. The elaboration of a questionnaire survey allowed me to have a clearer view of the educators' conceptions regarding playing. All interventions performed, analyzed and interpreted in this research had as their main purpose to promote children's play by allowing them to explore different materials and create new learning through interactions with either the materials, the other children or the adults who have them. This allows them to develop emotionally, physically, socially and cognitively.Matos, Maria Manuela de SousaRepositório ComumPaulo, Ana Sofia Conde Encantado2019-12-19T13:47:26Z2019-12-162019-12-192019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30624TID:202367851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.686035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
title |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
spellingShingle |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância Paulo, Ana Sofia Conde Encantado Brincar Espaço exterior Organização dos espaços Aprendizagem Papel do educador de infância Interações Playing Space-exterior Organization of spaces Learning Role of the childhood educator Interactions |
title_short |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
title_full |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
title_fullStr |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
title_sort |
Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância |
author |
Paulo, Ana Sofia Conde Encantado |
author_facet |
Paulo, Ana Sofia Conde Encantado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Maria Manuela de Sousa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Ana Sofia Conde Encantado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Espaço exterior Organização dos espaços Aprendizagem Papel do educador de infância Interações Playing Space-exterior Organization of spaces Learning Role of the childhood educator Interactions |
topic |
Brincar Espaço exterior Organização dos espaços Aprendizagem Papel do educador de infância Interações Playing Space-exterior Organization of spaces Learning Role of the childhood educator Interactions |
description |
Este projeto de investigação tem como tema: “A importância do Brincar na Creche e no Jardim de Infância” e tem como principal objetivo compreender e promover o brincar como atividade principal e direito das crianças, nestes dois contextos pedagógicos. Assim, tentei perceber como estava organizado o ambiente pedagógico, desde o espaço de sala e do exterior até à rotina diária, de modo a otimizar o brincar nas salas de creche e jardim de infância. Neste sentido, tive a oportunidade de compreender e interpretar os sentidos pedagógicos e as estratégias utilizadas pelas educadoras cooperantes relativamente a este tema. Esse foi também um ponto fulcral para entender de que modo poderia promover ainda mais a brincadeira tanto em creche como em jardim de infância. Relativamente ao estudo em questão, este foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ocorreu em quatro momentos de estágio, três em sala de creche e um em sala de jardim de infância. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa e também de investigação-ação. Dessa forma, a recolha da informação foi realizada através de observações, vídeos, fotografias e anotações, que fui registando ao longo dos estágios e que foram obtidos através de experiências e vivências que ocorreram nos mesmos. A elaboração de um inquérito por questionário permitiu-me ter uma visão mais clara das conceções das educadoras relativamente ao brincar. Todas as intervenções realizadas, analisadas e interpretadas nesta investigação tiveram como finalidade principal promover a brincadeira das crianças, dando-lhes a possibilidade de explorarem diferentes materiais e criarem novas aprendizagens através de interações quer com os materiais, quer com outras crianças e com os adultos, o que lhes permite desenvolverem-se emocional, física, social e cognitivamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19T13:47:26Z 2019-12-16 2019-12-19 2019-12-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30624 TID:202367851 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30624 |
identifier_str_mv |
TID:202367851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135378386452480 |