A flexibilidade de cálculo multiplicativo num contexto de ensino exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6837 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
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A flexibilidade de cálculo multiplicativo num contexto de ensino exploratórioMultiplicaçãoEstratégias de cálculoTarefas matemáticasEnsino exploratórioFlexibilidade de cálculoMultiplicationCalculation strategiesMathematical tasksExploratory teachingFlexible calculationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoEste estudo tem como objetivo compreender o modo como os alunos desenvolvem a flexibilidade de cálculo multiplicativo num contexto de ensino exploratório, tendo sido delineadas três questões de investigação: i) Quais as estratégias usadas pelos alunos quando resolvem tarefas de multiplicação?; ii) Como evoluem as estratégias usadas pelos alunos? e iii) Como é que os alunos usam de forma flexível o cálculo multiplicativo? O estudo insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma experiência de ensino. O estudo realizou-se numa turma de 3.º ano e teve como foco dois pares de alunos. Durante a experiência de ensino, foram propostas sete tarefas de multiplicação e de divisão, tendo sido aplicadas pela docente da turma. A recolha de dados decorreu através das seguintes técnicas: observação direta e participante e recolha documental. Os documentos utilizados como fontes de informação incluem: (a) os registos vídeo e áudio e respetivas transcrições, (b) as notas de campo e (c) os trabalhos elaborados pelos alunos. Os resultados deste estudo revelam que, aquando da resolução de situações multiplicativas, inicialmente, os alunos privilegiaram estratégias de natureza aditiva. Mais tarde, os pares passaram a aplicar sobretudo estratégias de natureza multiplicativa, recorrendo a cálculos aditivos apenas em casos pontuais. No que se refere à resolução de situações de proporcionalidade, os alunos evidenciaram o uso de uma estratégia aditiva em combinação com o uso de estratégias multiplicativas escalares e funcionais. Relativamente à flexibilidade de cálculo multiplicativo, os pares: i) estabeleceram relações numéricas; ii) usaram estratégias que incluem o uso de propriedades da multiplicação; e iii) utilizaram factos básicos por si dominados na origem de diferentes estratégias. Como indicador de alguma fragilidade ao nível do cálculo flexível, verifica-se a utilização da estratégia de partição de números de forma mecanizada, usando-a não só para resolver uma tarefa, mas também para verificar e demonstrar aos outros a correção de uma outra estratégia mobilizada flexivelmente.Abstract This study aims to understand how the students develop the flexibility of multiplicative calculation in a context of exploratory teaching. Based on the purpose of the study three research questions were outlined: i) What are the strategies used by students when solve tasks of multiplication?; ii) How the strategies used by the students evolve? and iii) How do the students use flexibly the multiplicative calculation? The study adopts a qualitative methodology within an interpretive paradigm having been held a teaching experience. The study took place in a third-grade class during the school year 2015/2016 and had focused on two pairs of students. During the teaching experience, seven multiplication and division tasks had been proposed, having been applied by the teacher’s class. The data collection took place through the following techniques: direct and participant observation and documentary collection. Documents used as sources of information include: (a) video and audio records and respective transcriptions, (b) the field notes and (c) the work produced by students. The results of this study show that initially, when students solved multiplicative situations, they applied additive strategies. Later, the pairs began to apply multiplicative strategies, using the additive calculations only in punctual cases. In regard to the resolution of situations of proportionality, students showed the use of an additive strategy in combination with the use of multiplicative scalar and functional strategies. In what concerns the flexibility of multiplicative calculation, the pairs: i) established numerical relationships; ii) used strategies that include the use of properties of multiplication; and iii) used basic facts at the origin of different strategies. The mechanized way as students used the strategy of numbers partition is an indicator of some fragility of the flexible calculation. The students used it not only to solve a task, but also to check and demonstrate to others the correction of another strategy mobilized flexibly.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaRodrigues, MargaridaRCIPLSantos, Sónia Alexandra Gomes de Deus dos2017-02-22T10:25:19Z2016-12-202016-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:54.695252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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