Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Victor, Eufrásia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32013
https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893
Resumo: A investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências.
id RCAP_f96efe9dd9d97c63171b438060e98050
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo didático pessoal: um estudo com professores de LuandaDidáticaProfessoresEnsinoModelo didáticoA investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación2022-05-06T14:54:09Z2022-05-062022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32013http://hdl.handle.net/10174/32013https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893porVictor, E., & Bonito, J. (2022). Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 193-206 [e-ISSN 2386-7418]193-2062179-1309https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8893/g8893_pdf9Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación0jbonito@uevora.ptndModelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda229Bonito, JorgeVictor, Eufrásiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:05.402715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
title Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
spellingShingle Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
Bonito, Jorge
Didática
Professores
Ensino
Modelo didático
title_short Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
title_full Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
title_fullStr Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
title_full_unstemmed Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
title_sort Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Victor, Eufrásia
author_role author
author2 Victor, Eufrásia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Victor, Eufrásia
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Professores
Ensino
Modelo didático
topic Didática
Professores
Ensino
Modelo didático
description A investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06T14:54:09Z
2022-05-06
2022-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32013
http://hdl.handle.net/10174/32013
https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893
url http://hdl.handle.net/10174/32013
https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Victor, E., & Bonito, J. (2022). Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 193-206 [e-ISSN 2386-7418]
193-206
2179-1309
https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8893/g8893_pdf
9
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
0
jbonito@uevora.pt
nd
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
publisher.none.fl_str_mv Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136692255326208