Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32013 https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893 |
Resumo: | A investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências. |
id |
RCAP_f96efe9dd9d97c63171b438060e98050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de LuandaDidáticaProfessoresEnsinoModelo didáticoA investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación2022-05-06T14:54:09Z2022-05-062022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32013http://hdl.handle.net/10174/32013https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893porVictor, E., & Bonito, J. (2022). Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 193-206 [e-ISSN 2386-7418]193-2062179-1309https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8893/g8893_pdf9Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación0jbonito@uevora.ptndModelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda229Bonito, JorgeVictor, Eufrásiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:05.402715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
title |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
spellingShingle |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda Bonito, Jorge Didática Professores Ensino Modelo didático |
title_short |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
title_full |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
title_fullStr |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
title_full_unstemmed |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
title_sort |
Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Victor, Eufrásia |
author_role |
author |
author2 |
Victor, Eufrásia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Victor, Eufrásia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Professores Ensino Modelo didático |
topic |
Didática Professores Ensino Modelo didático |
description |
A investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06T14:54:09Z 2022-05-06 2022-04-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32013 http://hdl.handle.net/10174/32013 https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32013 https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Victor, E., & Bonito, J. (2022). Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 193-206 [e-ISSN 2386-7418] 193-206 2179-1309 https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8893/g8893_pdf 9 Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0 jbonito@uevora.pt nd Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136692255326208 |