O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349 |
Resumo: | O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação. |
id |
UEPG-31_11717ab7ed5b92927ff190dd49ab6ff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1349 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?formação de professoresprática de ensinoplanejamento didáticodidáticaO presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação. Editora UEPG2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349/993Rosso, Ademir Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:54:05Zoai:uepg.br:article/1349Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:54:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
title |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
spellingShingle |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? Rosso, Ademir José formação de professores prática de ensino planejamento didático didática |
title_short |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
title_full |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
title_fullStr |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
title_full_unstemmed |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
title_sort |
O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático? |
author |
Rosso, Ademir José |
author_facet |
Rosso, Ademir José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Ademir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores prática de ensino planejamento didático didática |
topic |
formação de professores prática de ensino planejamento didático didática |
description |
O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349/993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494619799552 |