O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Ademir José
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349
Resumo: O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação. 
id UEPG-31_11717ab7ed5b92927ff190dd49ab6ff4
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1349
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?formação de professoresprática de ensinoplanejamento didáticodidáticaO presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação.  Editora UEPG2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349/993Rosso, Ademir Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:54:05Zoai:uepg.br:article/1349Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:54:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
title O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
spellingShingle O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
Rosso, Ademir José
formação de professores
prática de ensino
planejamento didático
didática
title_short O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
title_full O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
title_fullStr O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
title_full_unstemmed O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
title_sort O que pensam os professores do ensino fundamental do planejamento didático?
author Rosso, Ademir José
author_facet Rosso, Ademir José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Ademir José
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
prática de ensino
planejamento didático
didática
topic formação de professores
prática de ensino
planejamento didático
didática
description O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com a colaboração de 12 alunas do Curso de Pedagogia em Séries Iniciais da Universidade do Alto Vale do Itajaí, Campus de Tijucas - SC. O objetivo da pesquisa foi saber o que os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pensavam sobre o planejamento didático, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa deu-se dentro do contexto da disciplina Prática de Ensino em Didática. Do conjunto dos materiais coletados, respeitando-se a diversidade e a heterogeneidade dos dados, pode-se provisoriamente dizer que os educadores, ao mesmo tempo em que se prendem mais aos aspectos didáticos do ensino, manifestam-se favoráveis à necessidade de se planejar as atividades didático-pedagógicas, rejeitando a verticalização do planejamento presente nos sistemas de educação. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1349/993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494619799552