Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/3597 |
Resumo: | Existe, na sociedade actual, um consenso generalizado a respeito da importância da formação (científica e pedagógica) dos professores de Matemática. No entanto este sentimento não tem sido, em Portugal, devidamente monotorizado nem no caso da formação científica nem no caso dos professores do 1.º ciclo. Apresentamos, neste artigo, um estudo que i) analisa os desafios que, na área da Matemática e de acordo com as directivas oficiais, se colocam aos professores do 1.º ciclo; ii) regista a formação matemática oferecida, em Portugal, a estes profissionais e iii) avalia as competências matemáticas de um grupo de professores e futuros professores quando nos centramos no caso dos conceitos geométricos elementares. Defendemos, como resultado da investigação, a necessidade urgente de se olhar para o conteúdo matemático como verdadeiro núcleo fundamental de qualquer programa de formação de professores do 1.º ciclo. |
id |
RCAP_f9899518f398b160fac8796df605ab8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências"Formação de professoresMathematical trainingPrimary school teachersExiste, na sociedade actual, um consenso generalizado a respeito da importância da formação (científica e pedagógica) dos professores de Matemática. No entanto este sentimento não tem sido, em Portugal, devidamente monotorizado nem no caso da formação científica nem no caso dos professores do 1.º ciclo. Apresentamos, neste artigo, um estudo que i) analisa os desafios que, na área da Matemática e de acordo com as directivas oficiais, se colocam aos professores do 1.º ciclo; ii) regista a formação matemática oferecida, em Portugal, a estes profissionais e iii) avalia as competências matemáticas de um grupo de professores e futuros professores quando nos centramos no caso dos conceitos geométricos elementares. Defendemos, como resultado da investigação, a necessidade urgente de se olhar para o conteúdo matemático como verdadeiro núcleo fundamental de qualquer programa de formação de professores do 1.º ciclo.Different vectors of the society worldwide agree on the importance of the training (both scientifically and pedagogically) given to Mathematics teachers. However this belief has not been, in Portugal, followed by research on the implementation of correspondent means neither in the case of the scientific training of the teachers nor in the case of primary school teachers. In this article we are presenting i) an analysis of the actual official directives posed to these professionals; ii) some facts about the actual mathematical training offered by the national Institutions (both Universities and Polytechnics) and finally iii) the evaluation of mathematical competencies of a group formed by teachers and future teachers, in the case of elementary geometrical concepts. As a result we defend that the scientific training offered actually to these professionals must be urgently reviewed in order to become the nucleus of any training program to primary school teachers.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM)Universidade do MinhoGomes, AlexandraRalha, Elfrida20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3597por"Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática". ISSN 0872-3672. 52 (2005) 77-100.0872-3672info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:38.031934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
title |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
spellingShingle |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" Gomes, Alexandra Formação de professores Mathematical training Primary school teachers |
title_short |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
title_full |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
title_fullStr |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
title_full_unstemmed |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
title_sort |
Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
author |
Gomes, Alexandra |
author_facet |
Gomes, Alexandra Ralha, Elfrida |
author_role |
author |
author2 |
Ralha, Elfrida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alexandra Ralha, Elfrida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Mathematical training Primary school teachers |
topic |
Formação de professores Mathematical training Primary school teachers |
description |
Existe, na sociedade actual, um consenso generalizado a respeito da importância da formação (científica e pedagógica) dos professores de Matemática. No entanto este sentimento não tem sido, em Portugal, devidamente monotorizado nem no caso da formação científica nem no caso dos professores do 1.º ciclo. Apresentamos, neste artigo, um estudo que i) analisa os desafios que, na área da Matemática e de acordo com as directivas oficiais, se colocam aos professores do 1.º ciclo; ii) regista a formação matemática oferecida, em Portugal, a estes profissionais e iii) avalia as competências matemáticas de um grupo de professores e futuros professores quando nos centramos no caso dos conceitos geométricos elementares. Defendemos, como resultado da investigação, a necessidade urgente de se olhar para o conteúdo matemático como verdadeiro núcleo fundamental de qualquer programa de formação de professores do 1.º ciclo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/3597 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/3597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática". ISSN 0872-3672. 52 (2005) 77-100. 0872-3672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132316473229312 |