In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5631 |
Resumo: | Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Dramaturgia e Realização |
id |
RCAP_f98ec1cc259f2822a26f7b7152ce1329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediaisDança em cinemaVideodançaIntermedialidadeRelações de poderDance in filmVideo danceIntermedialitiesPower relationsTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Dramaturgia e RealizaçãoOs cruzamentos entre cinema e dança são prolíficos desde que as duas formas de arte se encontraram pela primeira vez, bem no início da história do cinema. Na dança para o ecrã, as opções de realização assumem um papel preponderante na criação da peça e da cena. A questão de como filmar dança tem interessado criadores de diferentes áreas, que se têm dedicado a esse tipo de criação artística, em variados contextos de produção, do cinema à videodança. Neste projeto de investigação através da prática, propõe-se explorar a adaptação da peça de dança originalmente concebida para palco In the Midst of Confusion, da companhia holandesa The 100Hands, dueto acerca da confiança e relações de poder, para o ecrã, com o objetivo de problematizar questões centrais na planificação e realização de dança para cinema. Pretende-se testar a importância da colaboração de especialistas de áreas diferentes numa área geneticamente intermedial, procurando saber de que modo as abordagens de peritos de diferentes áreas contribuem para a construção do objeto artístico.ABSTRACT - The intersections between film and dance have been prolific since the two art forms met for the first time, early in the history of cinema. In dance for the screen, the film director’s options assume a leading role in the creation of the piece and the scene. The question of how to film dance has interested creators from different fields, who have dedicated themselves to this kind of artistic creation, in varied production contexts, from cinema to video dance. In this practice based research project, we set to explore the adaptation of the play originally designed for stage In the Midst of Confusion, a duet about trust and power relations, by the Dutch company The 100Hands, to the screen, in order to problematize central issues in the planning and execution of dance for the screen. We aim to get an insight on the importance of the collaboration of specialists in different domains of knowledge in this genetically intermedial area, seeking to understand how the approaches of experts from different fields contribute to the construction of the artistic object.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaGonçalves, VítorJürgens, StephanRCIPLBarata, Ana Catarina de Figueiredo2016-02-03T16:23:54Z2013-05-172013-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5631TID:201012065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:53.448592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
title |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
spellingShingle |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais Barata, Ana Catarina de Figueiredo Dança em cinema Videodança Intermedialidade Relações de poder Dance in film Video dance Intermedialities Power relations |
title_short |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
title_full |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
title_fullStr |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
title_full_unstemmed |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
title_sort |
In the midst of confusion : da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã: processos de criação intermediais |
author |
Barata, Ana Catarina de Figueiredo |
author_facet |
Barata, Ana Catarina de Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Vítor Jürgens, Stephan RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barata, Ana Catarina de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança em cinema Videodança Intermedialidade Relações de poder Dance in film Video dance Intermedialities Power relations |
topic |
Dança em cinema Videodança Intermedialidade Relações de poder Dance in film Video dance Intermedialities Power relations |
description |
Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Dramaturgia e Realização |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-17 2013-05-17T00:00:00Z 2016-02-03T16:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5631 TID:201012065 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5631 |
identifier_str_mv |
TID:201012065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133407110758400 |