A educação e formação de adultos na construção de um saber profissional docente em contexto prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Alberto Pereira
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8244
Resumo: A presente tese tem como finalidade apreender os sentidos e significados do desempenho da atividade docente num contexto peculiar ao seu desenvolvimento, designadamente o contexto prisional, com base num conjunto de reflexões de uma Equipa Pedagógica de professores, identificada como uma comunidade de prática, sobre a qual nos propusemos aprofundar o nosso conhecimento. Assim, e assumindo um posicionamento de observador participante, com a sua realização foi nosso objetivo compreender se, por via da análise do trabalho num tal meio e com o seu público-alvo, Estaremos confrontados com um saber profissional docente específico construído por estes professores em território prisional? Numa incursão inicial pelo universo penal, a que se seguiu a educação de adultos (em contexto prisional), auxiliando-nos a preparar o enfoque à temática do ensino em meio carcerário, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre conhecimento/saber profissional docente (em contexto prisional), que compõe o marco teórico em que se sustenta a execução deste trabalho. Para a sua efetivação sustentámo-nos numa metodologia de pesquisa que consistiu em três etapas. Uma primeira assente na análise documental, realizada entre os anos letivos de 2007/08 a 2012/13, a nos permitir um retrato sobre a instituição prisional e sobre o trabalho nesta desenvolvido pelos professores. Numa segunda, no início do ano letivo de 2012/13, recorrendo a entrevistas individuais a cinco professores integrantes da Equipa Pedagógica, com o intuito de consolidar um conhecimento sobre o seu percurso pessoal e profissional, de modo a melhor captarmos as suas conceções, a sua formação, a sua ação educativa, os seus desafios e dificuldades, e como pensam a formação contínua, nomeadamente a dirigida ao epicentro prisional. Por fim, numa última etapa, permitiu-nos a mediação de reuniões destes docentes, no mesmo ano (2012/13), seis no total (duas por período letivo), aprofundar um conhecimento sobre o seu trabalho na prisão, por via de momentos conjuntos de debate, reflexão, diálogo, troca de experiências, saberes, de aprendizagens, simultaneamente aferindo de alterações/manutenção de sentidos e significados com a sua prévia auscultação individual. Os resultados demonstraram estarmos perante a existência de algumas (dis)semelhanças entre práticas de ensino nos contextos escolar e prisional, da existência de um perfil de competências próprio e da necessidade de formação adequada para os professores nas prisões, conduzindo ao reconhecimento de um saber profissional docente específico construído neste contexto.
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Numa incursão inicial pelo universo penal, a que se seguiu a educação de adultos (em contexto prisional), auxiliando-nos a preparar o enfoque à temática do ensino em meio carcerário, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre conhecimento/saber profissional docente (em contexto prisional), que compõe o marco teórico em que se sustenta a execução deste trabalho. Para a sua efetivação sustentámo-nos numa metodologia de pesquisa que consistiu em três etapas. Uma primeira assente na análise documental, realizada entre os anos letivos de 2007/08 a 2012/13, a nos permitir um retrato sobre a instituição prisional e sobre o trabalho nesta desenvolvido pelos professores. Numa segunda, no início do ano letivo de 2012/13, recorrendo a entrevistas individuais a cinco professores integrantes da Equipa Pedagógica, com o intuito de consolidar um conhecimento sobre o seu percurso pessoal e profissional, de modo a melhor captarmos as suas conceções, a sua formação, a sua ação educativa, os seus desafios e dificuldades, e como pensam a formação contínua, nomeadamente a dirigida ao epicentro prisional. Por fim, numa última etapa, permitiu-nos a mediação de reuniões destes docentes, no mesmo ano (2012/13), seis no total (duas por período letivo), aprofundar um conhecimento sobre o seu trabalho na prisão, por via de momentos conjuntos de debate, reflexão, diálogo, troca de experiências, saberes, de aprendizagens, simultaneamente aferindo de alterações/manutenção de sentidos e significados com a sua prévia auscultação individual. Os resultados demonstraram estarmos perante a existência de algumas (dis)semelhanças entre práticas de ensino nos contextos escolar e prisional, da existência de um perfil de competências próprio e da necessidade de formação adequada para os professores nas prisões, conduzindo ao reconhecimento de um saber profissional docente específico construído neste contexto.The present thesis aims to understand the meaning and performance achievements of the teaching activity in a peculiar environment to its development, namely the prison context, based on a set of reflections of a Pedagogical Team of teachers, identified as a ‘Community of Practice’, on whom we intended to deepen our knowledge. Thus, by assuming the role of a participant observer, with its undertaking, we have aspired to know if their work in such a setting and with its target audience would allow us to recognise that we are confronted with a specific professional knowledge base for teaching built by these teachers in the prison context. In an initial foray into the criminal world, followed by the adult education subject (in the prison context), enabling us to prepare our approach to prison education, research has been carried out on the teacher’s professional knowledge (also in the prison context) along with bibliographical studies that comprise this thesis theoretical framework. For its effectiveness, we applied a research methodology that consisted of three stages. A first stage based on document analysis conducted between the school years 2007/08 to 2012/13, introducing us to a portrait of the prison institution and of the work developed by the teachers. In a second stage, starting at the beginning of the school year 2012/13, individual interviews to five teachers, comprising the Pedagogical Team, were conducted, with the purpose of consolidating knowledge on their personal and professional lives, so as to better apprehend their conceptions on prison education, initial training, teaching activities, challenges and difficulties, and on what they think of continuous training, especially the one concerning teaching in prison. Finally, in the last stage, meetings with these teachers held during the same school year (2012/13), six in total (two per school term), permitted us to deepen our knowledge on their work in prison, through moments of discussion, reflection, exchange of experiences, enabling knowledge and learning as well, and simultaneously to assess changes/maintenance of conceptions with their previous individual interviews. The results have shown that we are faced with some (dis)similarities between teaching practices within school and penitentiary contexts, that a particular competency profile and adequate teacher training in prisons are required, and these, altogether, lead us to recognise that a specific professional knowledge base for teaching is being built in this setting.2018-01-25T15:01:58Z2018-01-25T00:00:00Z2018-01-25doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8244TID:101311885porPinto, José Alberto Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-12-01T02:05:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-12-01T02:05:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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