Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo no ambiente físico em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marlene Clara Castro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2300
Resumo: Resumo: O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abrange duas partes distintas. A primeira parte direciona-se às práticas levadas a cabo ao longo das PES, fazendo-se, nomeadamente, uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido e os contextos onde este ocorreu. A segunda parte deste relatório final incide sobre o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres em contexto de creche. Com a realização deste trabalho pretendeu-se realizar um estudo incidindo na questão “De que forma deve ser construído e organizado o ambiente físico em creche?”. Assim sendo, com a investigação, pretendemos dar resposta a esta pergunta, tendo como objetivo final compreender a organização do ambiente físico em creche e a consequente promoção das oportunidades de aprendizagem da criança. O estudo enquadra-se numa investigação de natureza qualitativa de cariz descritivo e exploratório. Utilizando diversos instrumentos para auxiliar a recolha de dados, nomeadamente, a entrevista, a observação direta, a Escala de Envolvimento da Criança, a Early Childhood Environment Rating Scale, Revised Edition (ECERS-R), de Thelma Harms, Richard M. Clifford e Debby Cryer (1998), e uma dimensão do Programm Quality Assessment (PQA), de High/Scope (2004). Depois de feito o enquadramento teórico, em torno da componente em estudo, é apresentada, numa fase final deste relatório, uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer as conclusões em duas creches no concelho de Viseu. Tais resultados permitem entender que cada instituição apresenta realidades distintas e que as suas salas não são organizadas segundo os mesmos princípios. Concluímos ainda que a o ambiente físico em creche não apresenta grandes preocupações para as responsáveis por este e que em ambas as creches estes poderiam apresentar mais qualidade e promover mais a agência da criança. Ao longo deste trabalho são evidenciadas características e componentes essenciais que um ambiente físico em creche requer, tendo o adulto um papel essencial na promoção e desenvolvimento deste, onde a agência da criança e a promoção das suas aprendizagens através do contacto com os elementos do ambiente físico com o qual interage têm um papel fulcral.
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Com a realização deste trabalho pretendeu-se realizar um estudo incidindo na questão “De que forma deve ser construído e organizado o ambiente físico em creche?”. Assim sendo, com a investigação, pretendemos dar resposta a esta pergunta, tendo como objetivo final compreender a organização do ambiente físico em creche e a consequente promoção das oportunidades de aprendizagem da criança. O estudo enquadra-se numa investigação de natureza qualitativa de cariz descritivo e exploratório. Utilizando diversos instrumentos para auxiliar a recolha de dados, nomeadamente, a entrevista, a observação direta, a Escala de Envolvimento da Criança, a Early Childhood Environment Rating Scale, Revised Edition (ECERS-R), de Thelma Harms, Richard M. Clifford e Debby Cryer (1998), e uma dimensão do Programm Quality Assessment (PQA), de High/Scope (2004). Depois de feito o enquadramento teórico, em torno da componente em estudo, é apresentada, numa fase final deste relatório, uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer as conclusões em duas creches no concelho de Viseu. Tais resultados permitem entender que cada instituição apresenta realidades distintas e que as suas salas não são organizadas segundo os mesmos princípios. Concluímos ainda que a o ambiente físico em creche não apresenta grandes preocupações para as responsáveis por este e que em ambas as creches estes poderiam apresentar mais qualidade e promover mais a agência da criança. Ao longo deste trabalho são evidenciadas características e componentes essenciais que um ambiente físico em creche requer, tendo o adulto um papel essencial na promoção e desenvolvimento deste, onde a agência da criança e a promoção das suas aprendizagens através do contacto com os elementos do ambiente físico com o qual interage têm um papel fulcral.Abstract This Final Report Stage, developed under the Supervised Teaching Practice (PES), a Curriculum Unit of the study plano f the Masters in Preschool and Primary Education encompasses two distinct parts. The first part directs itself to the practices carried out along the PES, becoming in elaborating, particularly, a reflection on all the work and the contexts in which this occurred. The second part of this final report focuses on the research work conducted over two semesters in the context of daycare. With this work we intended to conduct a study focusing on the question "How should be built and organized the physical environment in daycare?". Therefore, through the research, we intend to answer this question, with the ultimate objective of understanding the organization of the physical environment in childcare and consequent promotion of learning opportunities of children. The study is part of a qualitative research of descriptive and exploratory nature. Using various tools to assist in collecting data, namely interviews, direct observation, the Involvement Scale for Children, the Early Childhood Environment Rating Scale, Revised Edition (ECERS-R), Thelma Harms, Richard M. Clifford and Debby Cryer (1998), and a dimension of Programm Quality Assessment (PQA), High / Scope (2004). After doing the theoretical framework around the component under study is presented in a final phase of this report, an analysis of the results, and made known the findings in two kindergartens in the municipality of Viseu. These results allow us to understand that each institution has distinct realities and that their rooms are not organized according to the same principles. Also concluded that the physical environment in daycare shows no major concerns for responsible for this and that in both these nurseries could provide more quality and more promote the agency of the child. Throughout this work are evidenced essential features and components that a physical environment at daycare requires taking, the adult, an essential role in promoting and development of this space, though he can not forget a key aspect, where the agency of children and promotion of their learning through contact with the elements of the physical environment with which it interacts have a key role.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTeixeira, Marlene Clara Castro2014-10-14T08:49:51Z2014-072014-102014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2300TID:201212900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:31.064974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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