O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Paula
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/34226
Resumo: Começando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção.
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