O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/34226 |
Resumo: | Começando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção. |
id |
RCAP_f9bc8ff40f8f5c1613be1618e36a7e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/34226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura RecreativaEnsino de língua estrangeiraInglêsLeitura ExtensivaLeitura RecreativaLiteraturaComeçando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção.2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://hdl.handle.net/10316/34226http://hdl.handle.net/10316/34226porRamalho, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:10:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/34226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:44.081428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
title |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
spellingShingle |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa Ramalho, Paula Ensino de língua estrangeira Inglês Leitura Extensiva Leitura Recreativa Literatura |
title_short |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
title_full |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
title_fullStr |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
title_sort |
O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa |
author |
Ramalho, Paula |
author_facet |
Ramalho, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira Inglês Leitura Extensiva Leitura Recreativa Literatura |
topic |
Ensino de língua estrangeira Inglês Leitura Extensiva Leitura Recreativa Literatura |
description |
Começando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/34226 http://hdl.handle.net/10316/34226 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/34226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133697047265280 |