O contributo dos contextos visuais para o desenvolvimento da contagem no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Paula Alexandra Coutinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1376
Resumo: O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) integra a Unidade Curricular de PES II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Organiza-se em três partes, sendo que a primeira diz respeito à caracterização do contexto educativo, a segunda centra-se numa componente de investigação desenvolvida neste contexto, e, na última parte, é ainda apresentada uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. Refletindo sobre a Parte II do Relatório, O Estudo, procurou-se compreender de que forma os contextos visuais contribuem para o desenvolvimento da contagem com crianças em idade pré-escolar. Para enquadrar este problema, foram delineadas três questões orientadoras: (1) Que estratégias de contagem são utilizadas pelas crianças?; (2) De que forma evoluem?; e (3) Quais as dificuldades que evidenciam?. Neste sentido recorreu-se a uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, privilegiando um design de estudo de caso. Desta forma, elaborou-se uma sequência de cinco tarefas, implementadas no âmbito da PES II, que contemplaram diversos contextos visuais. A recolha de dados foi realizada através de técnicas como a observação participante, as entrevistas, as gravações áudio e vídeo, os registos fotográficos e os documentos. A análise dos dados permitiu evidenciar que as crianças foram capazes de mobilizar diferentes estratégias de contagem e incorporar novas abordagens, resultantes da exploração dos contextos apresentados. Foram também identificadas algumas dificuldades, relacionadas com a representação dos numerais e a preferência pela contagem um a um, em determinadas situações.
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