Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Miriam Avelino, 1985-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5708
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_9083ce9b9d8183bacfb1be7d5012f0a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiaisFormação de professores - PortugalNecessidades educativas especiaisRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A Educação Especial é uma variante da Educação que se debruça sobre metodologias de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos, com determinadas dificuldades de aprendizagem. Ao longo dos anos - e consoante as dificuldades específicas de cada aluno - estas metodologias têm vindo a ser cada vez mais diversificadas, tendo sido introduzidas nas escolas e salas de aula, tecnologias de informação e comunicação, apelativas e interactivas, que estimulam, facilitam e potenciam a aprendizagem, uma vez que o aluno absorve a informação de forma visual, auditiva e táctil. Com o aumento do número de alunos com estas características nas escolas e com a sua integração nas salas de aula, os professores de Educação e Educação Especial recorrem a formação extra sobre a utilização de ferramentas educativas que contribuam tanto para a melhoria do seu desempenho profissional, como para a construção de conteúdos educativos que possibilitem uma maior aprendizagem por parte do aluno. Com este trabalho pretende-se apresentar um plano de formação cuja meta é a melhoria das práticas dos professores de Educação e Educação Especial, utilizando o reforço da tecnologia na diferenciação pedagógica, ou seja, na construção, adaptação e utilização de conteúdos educativos específicos para as características de cada aluno.Special Education is a very important part of Education that focuses on teaching methodologies and learning of children, young and adults with specific learning difficulties. Over the years - and depending on the specific difficulties of each student - these methodologies have been increasing and introduced in schools and classrooms. As appealing as interactive, information and communication technology, stimulates, facilitates and enhances learning, as the student absorbs the information in a visual, auditory and tactile way. With the increasing number of students with these characteristics in schools and classrooms, Educators and Special Educators resort to extra training on the use of educational tools that helps them improving their professional performance, as well as building educational content to improve student learning. This work aims to present a training program whose goal is to contribute on improving the professional practices of Teachers and Special Education teachers practices, using technology in the enhancement of educational differentiation, or as it means, at the building, adapting and using of educational content to the specific characteristics of each student.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaCordeiro, Miriam Avelino, 1985-2012-03-22T14:39:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:57.734867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
title Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
spellingShingle Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
Cordeiro, Miriam Avelino, 1985-
Formação de professores - Portugal
Necessidades educativas especiais
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
title_full Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
title_fullStr Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
title_sort Formar para integrar e desenvolver : construção de um dispositivo de formação para profissionais de necessidades educativas especiais
author Cordeiro, Miriam Avelino, 1985-
author_facet Cordeiro, Miriam Avelino, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Miriam Avelino, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Portugal
Necessidades educativas especiais
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Formação de professores - Portugal
Necessidades educativas especiais
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-22T14:39:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5708
url http://hdl.handle.net/10451/5708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134198545514496