A não retenção numa escola de exigência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, José Machado de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29866
Resumo: Este projeto foi motivado pelo facto de Portugal ainda apresentar níveis consideráveis de retenção escolar e tem por objetivo eliminar a retenção escolar numa escola do concelho de Almada. Para além da fundamentação teórica do problema da retenção, foi feito o diagnóstico da perceção que a comunidade escolar tem deste fenómeno naquela escola. Neste sentido, foi realizado um trabalho de campo através de grupos focais dirigidos a quatro setores da comunidade: professores, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente. Pelo facto de haver no mestrado outra colega que ia fazer o seu projeto de intervenção na mesma escola sobre o conflito, os debates em grupos focais foram feitos em conjunto, havendo um grupo de perguntas sobre o conflito e outro sobre a retenção. No final do debate, houve uma pergunta para relacionar a perceção dos participantes sobre se o conflito tinha alguma influência na retenção Para reforçar o diagnóstico sobre os dois temas, concluiu-se o trabalho de campo com uma entrevista ao diretor da escola sobre os mesmos temas. O dado mais significativo obtido do trabalho de campo foi o de que apenas alguns professores e o diretor consideraram elevada a retenção na escola. Os restantes participantes, na sua maioria, consideraram que a retenção é baixa e que é benéfica, porque serve para penalizar os alunos que não querem aprender ou não merecem progredir. Quanto à relação com o conflito, a grande maioria não vê relação alguma e afirma que, se houver, será no sentido de agravar a retenção.
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