Aplicação e desenvolvimento do "Pratic Violão" para aprendizagem da guitarra e desenvolvimento da coordenação motora fina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/14889 |
Resumo: | Tem sido estudado que a música pode trazer ganhos ao indivíduo, corroborando a ideia de que ter vivência com o universo musical acarreta em benefícios como o desenvolvimento social, cognitivo, motor e psicológico. Esta investigação tem como objetivo a aprendizagem do instrumento, a potencializar as aptidões motoras através da prática da guitarra, utilizando o manual e desenvolvendo sua aplicação em crianças com paralisia cerebral. Os objetivos pretendidos neste trabalho extrapolam a aprendizagem tradicional do instrumento musical, visando trazer mais benefícios ao aluno em alguns aspectos que contemplam o indivíduo além da sala de aula. Pensando nisto, foi idealizado o “Pratic violão”, uma espécie de dispositivo adaptado que busca expandir a possibilidade de mais alunos terem acesso ao contacto e aprendizagem do instrumento. Nesta investigação foi feita uma abordagem inicial ao processo de ensino do “Pratic violão” de forma a observar a postura dos alunos, quais suas dificuldades ou facilidades ao tocar o instrumento, perceber o que seria útil para ajudar na aprendizagem da viola acústica. Buscar, de forma cada vez mais constante, a interação entre os indivíduos, de forma a melhorar suas relações, quebrar as barreiras de preconceitos e estimular a conscientização da sociedade de que todos somos capazes, ao nosso tempo e ao nosso jeito. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa, com uma avaliação baseada em anotações, durante as sessões de música com alunos que apresentam necessidades específicas, portadores de Paralisia Cerebral (PC), em uma instituição. Além do ensino do instrumento musical houve toda uma estimulação social. Participar do cotidiano destes alunos foi importante para entender suas motivações, personalidades e estabelecer um vínculo entre as partes. Proporcionar a estas pessoas autoconfiança, momentos de resiliência, empoderamento e autonomia de tocarem um instrumento, interagindo socialmente, a promover em seu cotidiano uma forma de serem capazes de superar suas batalhas interiores. |
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Aplicação e desenvolvimento do "Pratic Violão" para aprendizagem da guitarra e desenvolvimento da coordenação motora finaEducação especialMúsicaViolãoParalisia cerebralPratic violãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisTem sido estudado que a música pode trazer ganhos ao indivíduo, corroborando a ideia de que ter vivência com o universo musical acarreta em benefícios como o desenvolvimento social, cognitivo, motor e psicológico. Esta investigação tem como objetivo a aprendizagem do instrumento, a potencializar as aptidões motoras através da prática da guitarra, utilizando o manual e desenvolvendo sua aplicação em crianças com paralisia cerebral. Os objetivos pretendidos neste trabalho extrapolam a aprendizagem tradicional do instrumento musical, visando trazer mais benefícios ao aluno em alguns aspectos que contemplam o indivíduo além da sala de aula. Pensando nisto, foi idealizado o “Pratic violão”, uma espécie de dispositivo adaptado que busca expandir a possibilidade de mais alunos terem acesso ao contacto e aprendizagem do instrumento. Nesta investigação foi feita uma abordagem inicial ao processo de ensino do “Pratic violão” de forma a observar a postura dos alunos, quais suas dificuldades ou facilidades ao tocar o instrumento, perceber o que seria útil para ajudar na aprendizagem da viola acústica. Buscar, de forma cada vez mais constante, a interação entre os indivíduos, de forma a melhorar suas relações, quebrar as barreiras de preconceitos e estimular a conscientização da sociedade de que todos somos capazes, ao nosso tempo e ao nosso jeito. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa, com uma avaliação baseada em anotações, durante as sessões de música com alunos que apresentam necessidades específicas, portadores de Paralisia Cerebral (PC), em uma instituição. Além do ensino do instrumento musical houve toda uma estimulação social. Participar do cotidiano destes alunos foi importante para entender suas motivações, personalidades e estabelecer um vínculo entre as partes. Proporcionar a estas pessoas autoconfiança, momentos de resiliência, empoderamento e autonomia de tocarem um instrumento, interagindo socialmente, a promover em seu cotidiano uma forma de serem capazes de superar suas batalhas interiores.It has been studied that music can bring positive effects to individuals, supporting that being in touch with the musical universe leads to many benefits as: social development, cognitive, motor coordination and psychological. This research has as objectives the learning of the instrument, the strengthening of the motor fitness through the practicing of the guitar utilizing the manual and the developing of its application within kids with Cerebral Palsy. The goals of this study overcome the traditional learning of musical instrument, aiming to provide more benefits to the students in some features that go beyond the classroom. Aware of this situation, it was designed the “Pratic violão”, a type of adapted tool seeking to expand the possibility of more students having access to the contact and the knowledge of the instrument. An initial approach to the teaching-learning process of the “Pratic violão” was done, in a way to observe the students’ posture, its difficulties and facilities when playing the instrument and to realize what would be useful to help in the learning to play the acoustic guitar. Seeking to constantly increase the interaction between individuals in a way to strength the relationships, breaking down the barriers of prejudice and stimulating the awareness of the society that we are all capable, in our own timing and own way. This research was done with a qualitative methodology, with students presenting Cerebral Palsy (CP), in an institution where besides teaching of musical instruments the social stimulation also happened. Participating in the daily life of this students was important for a better understanding of their motivations, personalities and to stablish a relationship. Providing those students, self-confidence, resiliency, empowerment and autonomy of playing an instrument, socially interacting, promoting on their routine a way of winning their own battles.Guerreiro, João QuintinoSapientiaRibeiro, Felipe de Oliveira2020-12-04T16:56:40Z2019-12-032019-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14889TID:202529673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:50.228113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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