Sistema integrado e flexível para controlo de qualidade na indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Realinho, Valentim Alberto Correia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14982
Resumo: A detecção de defeitos no final do processo de fabrico, ou até mesmo no cliente, é um processo dispendioso e incompatível com as exigências de qualidade e serviço actuais. O controlo da qualidade deve fazer parte do próprio processo produtivo, através de inspecções e testes que permitam detectar falhas e efectuar as correcções necessarias em antecipação, evitando-se a produção de sucata e diminuindo-se os custos da não-qualidade. A utilização de ferramentas de qualidade permite efectuar essas detecções, a sua caracterização e a remoção das suas causas, para que sejam tomadas, atempadamente, medidas que reponham o processo nas condições normais de operação. Isto pode ser conseguido por actuação directa nos meios operacionais da produção. A este nível, o controlo estatístico do processo fornece um conjunto de ferramentas bastante eficazes para a tangibilidade deste objectivo, ao permitirem a detecção das causas especiais de variação. Este trabalho tem por objectivo construir um modelo conceptual para a melhoria do processo, desenvolvendo-se um sistema de informação capaz de, em tempo real, permitir o controlo de qualidade aplicado às peças rejeitadas (scrap) e recuperadas (rework). O sistema foi testado e encontra-se actualmente em funcionamento numa empresa de produção de bancos de automóvel em espuma. Serão abordados os conceitos teóricos do controlo estatístico de processo e discutida a sua aplicação e utilidade à realidade em causa. /***Abstract - The detection of defects at the end of the manufacturing process, or even in the customer, is a costly and incompatible process with the actual quality demands and services. The quality control should be part of the entire productive process, through inspections and tests that allow the detection of fails and make the necessary corrections in anticipation, avoiding scrap production and diminishing costs of non-quality. The use of quality tools allows those detections, its characterization and the removal of root causes, in order to take actions that restore the process to normal conditions of operation. Acting directly in the process can do this. At this level, the statistical control process, supplies a set of effective tools for the prosecution of this goal, so they allow the detection of the special causes of variability. This work aims to develop a conceptual model for process improvement, building an information system capable of, in real time, allowing control quality applied to scrap and rework. The system was tested and is now working in a foam production company for the automobile industry. It will be approached the theoretical concepts of statistical control process and discussed its application and usefulness to the reality in cause.
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