Carnaval de Lisboa: Modelo de negócio em perspetiva ecossistémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ana Studart
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27112
Resumo: O propósito deste trabalho é a criação de Modelo de Negócio para o Carnaval de Lisboa. A problemática que dá início ao estudo é a falta de integração entre produtores de diversos grupos do crescente Carnaval de Lisboa, que faz com que o movimento perca força perante aos órgãos regulamentadores. Dada a expressividade da comunidade brasileira em Portugal e a importância do Carnaval como forma de expressão de sua identidade cultural, a pesquisa tem como objetivo unir os diversos atores sociais envolvidos na organização do evento e criar ferramentas de gestão com o intuito de fomentar a cultura do carnaval em Lisboa e promover uma rede de diversos produtores, fornecedores e parceiros. A pesquisa adota metodologia exploratória, com dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e questionário. Entre os entrevistados, produtores, entidades culturais e clientes. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, fontes oficiais e revisão de literatura para design de Modelo de Negócio para o Carnaval de Lisboa. Como resultados, a pesquisa apresenta quatro Canvas: Business Model Canvas, Canvas da Proposta de Valor, Canvas do Propósito e Canvas do Ecossistema do Carnaval. As principais conclusões foram: 1) Os grupos já possuem produtos e serviços que criam uma experiência transversal ao período do Carnaval; 2) Há adesão por parte do público de Lisboa; 3) A comunicação com o cliente é um ponto a ser desenvolvido; 4) A falta de articulação com entidades regularizadoras acarreta na falta de infraestrutura nos eventos; 5) A operacionalização do Carnaval pode gerar impactos positivos na economia local e promover a integração e sensibilização de públicos através da cultura.
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