Os modelos de negócio como uma ferramenta de criação de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17454 |
Resumo: | Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.) |
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Os modelos de negócio como uma ferramenta de criação de valorModelos de negócioProposta de valorCriação de valorInternacionalizaçãoBusiness modelsInternationalizationValue propositionValue creationGestãoVersão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.)O sucesso das organizações está dependente de diversos fatores, tanto internos como externos. Com o surgimento da internet e dos negócios digitais as empresas viram-se obrigadas a repensar as estruturas dos seus negócios. Começa, então, a dar-se importância aos modelos de negócio e estes começam a ser destacados no mundo empresarial. A evolução digital dos finais do século XX é acompanhada por alterações dos padrões de consumo, e a saturação dos mercados faz com que várias empresas produzam e vendam os mesmos produtos e serviços, ficando o cliente com um leque de escolhas muito maior. No entanto, a preferência do cliente recai sobre a empresa que tem mais valor para lhe entregar, o que nem sempre está relacionado apenas com o produto em si. A proposta de valor é, por isso, uma das componentes mais importantes nos modelos de negócio e que deve ser adaptada em função dos segmentos de clientes a quem a empresa se dirige, podendo funcionar como um fator de diferenciação no mercado e até mesmo de fidelização do cliente. Muitas vezes os clientes estão até dispostos a pagar um preço mais alto por determinados elementos, extrínsecos ao próprio produto, que incrementam o seu valor. A importância de orientar os modelos de negócio para a criação de valor deve ser pensada, não só para satisfazer o cliente, mas também para assegurar uma posição competitiva da empresa junto dos seus concorrentes. Os modelos de negócio são também uma ferramenta de apoio no processo de internacionalização, permitindo uma leitura clara do negócio e uma maior organização e controlo. No entanto existem grandes diferenças entre os vários mercados, e o mesmo modelo negócio poderá não funcionar em dois países diferentes, o que exige uma cuidada análise e reajuste de certos componentes.Organizational success is dependent on various factors, both external and internal. With the appearance of the internet and digital business, companies were force to rethink their business structure. With this, business models start becoming more important and begin to stand out in the business world. The digital evolution at the end of the 20th century is accompanied by changes to the consumption patterns and market saturation makes so that different companies produce and sell the same products and services, having the customer a wider span of choices available. Customer preference, however, leans towards the company that has more value to offer, which is not always related to the product itself. Value proposition, being one of the most important components in business models, should be adapted to the target customer segments of the company and can work as a key factor to customer retention. Many times, customers are willing to pay a higher price for certain elements, external to the product itself, which increase its value. Directing business models to value creation is important and should be sought out not only to satisfy the client, but also to ensure a company’s competitiveness. Business models are also a support tool in the internationalization process, allowing a clear read of the business as well as better organization and control. However, there are major differences between various markets, and the same business model might not work in two different countries, which demands a careful analysis and readjustment of certain components.Lamas, Marco Aurélio RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Ana Rita Bourbon Martins Lopes da2021-03-12T08:56:40Z2020-12-042020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17454TID:202644944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:05.114545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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