O infográfico informativo no futuro do jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17060
Resumo: A presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística.
id RCAP_f9eca88c8f77f3420106386a48092526
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O infográfico informativo no futuro do jornalismoInfografiaInteractividadeJornalismo visualÉticaComunicação visualImagemDataNarrativa visualInfographicsVisual journalismEthicsVisualizationImageStorytellingVisual thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística.This dissertation aims to document the increasing freedom in visual journalism and the imposition of the Infographic in this panorama. The emergence of social networks and the consequent urgency to share content caused the press to adapt communicative and inaugurate a new era. The infographics are perhaps the main brand -­‐ previously considered feature and today firmly seen as gender. It is the online interactive infographic that combines all the potentialities offered by the online media. The comparison between two leading newspapers -­‐ Público, awarded the ‘Iberian best-­‐designed newspaper’ and the british newspaper The Guardian, winner of the Pulitzer 2014 -­‐ aims to confirm the imposition of the infographic as a journalistic narrative.Santos, Rogério José de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo2015-03-31T09:56:00Z2015-03-0420142015-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17060TID:201327570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:19.293820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O infográfico informativo no futuro do jornalismo
title O infográfico informativo no futuro do jornalismo
spellingShingle O infográfico informativo no futuro do jornalismo
Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo
Infografia
Interactividade
Jornalismo visual
Ética
Comunicação visual
Imagem
Data
Narrativa visual
Infographics
Visual journalism
Ethics
Visualization
Image
Storytelling
Visual thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O infográfico informativo no futuro do jornalismo
title_full O infográfico informativo no futuro do jornalismo
title_fullStr O infográfico informativo no futuro do jornalismo
title_full_unstemmed O infográfico informativo no futuro do jornalismo
title_sort O infográfico informativo no futuro do jornalismo
author Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo
author_facet Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rogério José de Almeida
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Infografia
Interactividade
Jornalismo visual
Ética
Comunicação visual
Imagem
Data
Narrativa visual
Infographics
Visual journalism
Ethics
Visualization
Image
Storytelling
Visual thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Infografia
Interactividade
Jornalismo visual
Ética
Comunicação visual
Imagem
Data
Narrativa visual
Infographics
Visual journalism
Ethics
Visualization
Image
Storytelling
Visual thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-31T09:56:00Z
2015-03-04
2015-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17060
TID:201327570
url http://hdl.handle.net/10400.14/17060
identifier_str_mv TID:201327570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131821998342144