O infográfico informativo no futuro do jornalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17060 |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística. |
id |
RCAP_f9eca88c8f77f3420106386a48092526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17060 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O infográfico informativo no futuro do jornalismoInfografiaInteractividadeJornalismo visualÉticaComunicação visualImagemDataNarrativa visualInfographicsVisual journalismEthicsVisualizationImageStorytellingVisual thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística.This dissertation aims to document the increasing freedom in visual journalism and the imposition of the Infographic in this panorama. The emergence of social networks and the consequent urgency to share content caused the press to adapt communicative and inaugurate a new era. The infographics are perhaps the main brand -‐ previously considered feature and today firmly seen as gender. It is the online interactive infographic that combines all the potentialities offered by the online media. The comparison between two leading newspapers -‐ Público, awarded the ‘Iberian best-‐designed newspaper’ and the british newspaper The Guardian, winner of the Pulitzer 2014 -‐ aims to confirm the imposition of the infographic as a journalistic narrative.Santos, Rogério José de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo2015-03-31T09:56:00Z2015-03-0420142015-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17060TID:201327570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:19.293820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
title |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
spellingShingle |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo Infografia Interactividade Jornalismo visual Ética Comunicação visual Imagem Data Narrativa visual Infographics Visual journalism Ethics Visualization Image Storytelling Visual thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
title_full |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
title_fullStr |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
title_full_unstemmed |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
title_sort |
O infográfico informativo no futuro do jornalismo |
author |
Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo |
author_facet |
Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Rogério José de Almeida Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infografia Interactividade Jornalismo visual Ética Comunicação visual Imagem Data Narrativa visual Infographics Visual journalism Ethics Visualization Image Storytelling Visual thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Infografia Interactividade Jornalismo visual Ética Comunicação visual Imagem Data Narrativa visual Infographics Visual journalism Ethics Visualization Image Storytelling Visual thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-03-31T09:56:00Z 2015-03-04 2015-03-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17060 TID:201327570 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17060 |
identifier_str_mv |
TID:201327570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131821998342144 |