Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Aysllany Edifrance Souza, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6488
Resumo: Dissertação de mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
id RCAP_f9f2ed2dee678b74ea29e45b44a4f893
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música eruditaEstudantes de música - PsicologiaRelação professor-alunoDissertação de mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022Exame público realizado em 6 de Setembro de 2022O objetivo deste estudo foi investigar os indicadores de vulnerabilidade psicológica dos estudantes de música erudita e correlacioná-los com a relação aluno-professor de instrumento e com o suporte social. Através de um inquérito online, os participantes (n=123, estudantes de música de conservatório/ licenciatura/ mestrado) responderam à questões relativas a sintomas psicopatológicos (BSI), a qualidade da relação aluno-professor (SV-TSQ-SF) e o suporte social percebido (MSPSS). Os resultados revelaram a existência de alguns sintomas de psicopatologia nos estudantes, em particular os estudantes do sexo feminino. O suporte social percebido e a qualidade da relação aluno-professor têm uma associação negativa com a intensidade desses sintomas. Uma análise de regressões múltiplas revelou que o suporte social percebido tem um impacto na qualidade da relação aluno-professor e constitui um preditor significativo dos três índices de psicopatologias. Ainda, a dimensão ‘conflito’ da relação aluno-professor tem um impacto significativo no índice geral de sintomas e em particular na dimensão obsessão-compulsão. Os resultados levam-nos a refletir sobre a importância da qualidade da relação aluno-professor, e do suporte social percebido desta população, visto que ambas as questões influenciam as vulnerabilidades psicológicas dos alunos. Para além disto, é importante refletir sobre a relevância da experiência musical, não apenas como performance ou estudo, mas como uma experiência de caráter relacional, onde as relações podem transformar a experiência musical, e a experiência musical pode transformar as relações.The aim of this study was to investigate the indicators of psychological vulnerability of classical music students and correlate them with the student-instrument-teacher relationship and with social support. Through an online survey, participants (n=123, conservatory/undergraduate/master's music students) answered questions regarding psychopathological symptoms (BSI), the quality of the student-teacher relationship (SV-TSQ-SF), and perceived social support (MSPSS). Our results pointed out that obsessions-compulsions, depression and interpersonal sensitivity were the most recurrent symptoms, with the female gender being more affected in terms of symptom intensity. A multiple regression analysis revealed that perceived social support has an impact on the quality of the student-teacher relationship and is a significant predictor of all three psychopathological symptom levels. Furthermore, the conflict dimension of the student-teacher relationship has a significant impact on the overall symptom index and in particular on the obsession-compulsion dimension. The results lead us to reflect on the importance of the quality of the student-teacher relationship, and the perceived social support of this population, since both issues influence the psychological vulnerabilities of students. Furthermore, it is important to reflect on the relevance of the musical experience not only as a performance or study, but as a relational experience, where relationships can transform the musical experience, and the musical experience can transform through relationships.2022-09-12T08:51:06Z2022-09-122022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6488http://hdl.handle.net/11067/6488TID:203059050porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Aysllany Edifrance Souza, 1987-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:47Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:21.252187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
title Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
spellingShingle Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
Ramos, Aysllany Edifrance Souza, 1987-
Estudantes de música - Psicologia
Relação professor-aluno
title_short Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
title_full Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
title_fullStr Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
title_full_unstemmed Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
title_sort Vulnerabilidade psicológica, relação aluno-professor e rede de suporte dos estudantes de música erudita
author Ramos, Aysllany Edifrance Souza, 1987-
author_facet Ramos, Aysllany Edifrance Souza, 1987-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Aysllany Edifrance Souza, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de música - Psicologia
Relação professor-aluno
topic Estudantes de música - Psicologia
Relação professor-aluno
description Dissertação de mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12T08:51:06Z
2022-09-12
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6488
http://hdl.handle.net/11067/6488
TID:203059050
url http://hdl.handle.net/11067/6488
identifier_str_mv TID:203059050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136763797569536