Aprender a ter esperança : construção, implementação e avaliação de um programa para o 4º ano do 1º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Andrea Liliana Fernandes Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4337
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
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spelling Aprender a ter esperança : construção, implementação e avaliação de um programa para o 4º ano do 1º ciclo de escolaridadeEsperançaDesempenho escolarEnsino básico (1º ciclo)Teses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011O presente estudo consistiu na construção, implementação e avaliação de um programa de 7 sessões baseado no constructo de esperança definido por C. Snyder. Pretendeu-se analisar o tipo de impacto que este programa provocava nos níveis de esperança, medida através da Escala de Esperança para Crianças e de uma entrevista, e em variáveis associadas ao desempenho escolar, em crianças do 4º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Para tal utilizou-se uma metodologia quasiexperimental, com grupo de intervenção e de controlo. Os dados indicam que em relação à Escala de Esperança para Crianças não houve diferenças significativas nos níveis de esperança auto-avaliados no grupo de intervenção. Relativamente às variáveis relacionadas com o desempenho escolar, houve uma diferença significativa e positiva relatada pelas professoras nas variáveis “Motivação” e “Desempenho” no grupo de intervenção. Na análise de conteúdo realizada aos dados da entrevista feita aos alunos do grupo de intervenção no pré e pós aplicação do programa, verificou-se a) um maior conhecimento acerca do conceito de esperança e das variáveis que o compõem; b) uma maior experiência de sentimentos positivos; e c) consequentemente mais esperança relatada pelas crianças após o programa. Vários dos factores que contribuíram para estes dados indicados pelos alunos são apresentados e analisados, e as limitações do estudo, as suas implicações terapêuticas e sugestões quanto a investigações futuras são também abordadas e discutidas.The present study consisted on the designing, implementing and assessing a 7-session intervention program based on C. Snyder’s hope concept. To assess the impact of the intervention on hope in 9 and 12 year old students, they completed at pre and post intervention the Children’s Hope Scale and a pre and post intervention interview. Preselected school variables were also assessed to understand the relationship between them and the impact of the hope-based intervention. The research design implied a quasi-experimental study involving an intervention group and a control group. At posttest, the intervention group had no enhanced hope as assessed by the Children’s Hope Scale, but on the interview children showed a) bigger knowledge about hope; b) more positive feelings; and c) higher hope levels. Also, children from the intervention group had, at posttest, enhanced two dependent school variables as assessed by teachers: Motivation and Performance. Several factors that might have contributed to the results are analyzed and discussed, as much as the limitations of the study, its implications and some suggestions for future investigations research.Marujo, Helena Águeda, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRitter, Andrea Liliana Fernandes Rodrigues2011-10-26T11:38:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:00.862358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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