O estresse ocupacional, burnout, satisfação e realização do docente enfermeiro de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lília Beatriz de Calazans
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7427
Resumo: A presente dissertação aborda a problemática do estresse ocupacional, burnout, satisfação e realização profissional do docente enfermeiro de IES. Objetivo geral: assumir o estudo do estresse ocupacional a partir da análise das relações entre as fontes de pressão, procurando-se depois observar as relações existentes com os níveis de satisfação e realização e o de esgotamento (burnout) correlacionando com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: de caráter descritiva, com abordagem quantitativa dos dados recorrendo à estatística descritiva e inferencial. Foi aplicado um inventário (QSDP, QSPES, MBI-ED e ESR) entre os meses de outubro de 2014 a março de 2015 em uma amostra aleatória de 104 docentes enfermeiros das cinco IES, sendo quatro privadas e uma pública, no Município de Feira de Santana- Bahia, Brasil. Resultados: moderado nível de estresse ocupacional encontrado maioritariamente nos docentes enfermeiros, e as razões evocadas para esse mal–estar foram os problemas associados a dificuldades em conciliar a vida pessoal e profissional, a produtividade científica e excesso de trabalho. Dos 104 docentes enfermeiros, 4 (3.8%) docentes, já estão com burnout .Para os docentes enfermeiros se tivessem que escolher outra saída profissional, optariam novamente pela docencia em enfermagem. Houve elevados níveis de satisfação e realização profissionais dos docentes participantes.
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