Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elisabete Clara Moreira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2693
Resumo: A Serra da Estrela, com o ponto mais elevado de Portugal Continental, constitui um local único no país para o estudo in situ de aspectos geomorfológicos de origem glaciária em bom estado de conservação, contrastando claramente com os traços da morfologia granítica das áreas não afectadas pelos glaciares. Do ponto de vista litológico, esta região é formada por rochas graníticas hercínicas que intruem os metassedimentos do Complexo Xisto-Grauváquico Ante-Ordovícico. A topografia geral do maciço, nomeadamente as vertentes escarpadas que limitam plataformas escalonadas a vários níveis, dominando as depressões aplanadas da plataforma do Mondego e da Cova da Beira, denuncia a sua origem tectónica. A diversidade da vegetação que aqui se encontra reveste-se, igualmente, de particular interesse, não só pelos endemismos hermínicos e ibéricos, mas também pelo facto de constituir um dos locais do país onde é possível encontrar espécies adaptadas à neve e ao gelo. A altitude do maciço da Estrela, aliada às condições climatológicas, edáficas e de exposição solar, condiciona a distribuição da vegetação, sendo possível a delimitação, mais ou menos nítida, de uma zonação da vegetação. O facto de grande parte do maciço se encontrar dentro dos limites do Parque Natural, a existência da Reserva Biogenética que abrange as áreas mais elevadas, e a recente inclusão da área do Parque Natural na Rede Natura 2000 atribuem um valor especial à Serra da Estrela no âmbito da educação ambiental. A boa localização geográfica e a boa acessibilidade são outros factores que tornam a Serra da Estrela uma área de grande interesse didáctico para a realização de actividades de campo. Este trabalho pretende apresentar-se como uma ferramenta de orientação dos docentes que leccionam a disciplina de Ciências Naturais do terceiro ciclo do ensino básico, mormente ao nível do 8ºano, e que queiram implementar Trabalho de Campo, visando integrar conteúdos da “Dinâmica externa da Terra” e dos “Ecossistemas”, numa perspectiva de sensibilização dos alunos para o património natural/ambiental. Assim, depois da apresentação geral desta investigação, os seus objectivos e metodologia adoptada, segue-se o capítulo II, dedicado à caracterização da região da Serra da Estrela no que respeita à geologia, morfologia, pedologia, climatologia, vegetação, sua distribuição e influência da ocupação humana na sua evolução, destacando os diferentes investigadores que contribuíram para esse conhecimento. No capítulo III, enfatiza-se a importância do Trabalho de Campo (TC), organizado numa perspectiva construtivista, no ensino das Ciências Naturais. Segue-se a caracterização do modelo de organização do TC, de Nir Orion, que serviu de orientação para a elaboração de uma proposta de planificação de actividades de campo, que inclui dois roteiros para saídas de campo, articulados com uma visita de estudo ao Ecomuseu do Zêzere. Elaboraram-se materiais didácticos de apoio para o professor, com a informação necessária à implementação de actividades antes, durante e depois da saída de campo, e guiões de trabalho para os alunos. ABSTRACT: The Serra da Estrela, where it is located the highest point in continental Portugal, is a unique place for the morphological study of glaciated and non glaciated terrains of granite origin. From a lithological point of view, this region is constituted by hercynian granitic rocks, intruded in pre-ordovician metassediments of the Complexo Xisto-Grauváquico. The general topography of the massive, namely the platforms located at different levels and limited by steep slopes, which dominate the Mondego and Cova da Beira depressions, shows its tectonic origin. The vegetation found here is also of particular interest, not only because of its diversity, but also because of the existence of endemic species in the region and because it is one of the few areas in Portugal where we can find species adapted to snow and ice. The altitude of Serra da Estrela massive, allied with climatic characteristics, type of soils and insulation conditions, has a great influence in the distribution of vegetation and in the development of different vegetation zones. The fact that the major part of the massive is included in the Parque Natural da Serra da Estrela, the existence of a biogenetic reservation area in the highest part of the massive and the recent inclusion of the Parque Natural in the Rede Natura 2000, makes this region a special place for the purposes of environmental education. The location in the centre of the country and the good conditions of accessibility are also factors that must be taken in account to understand the interest of this region as an area for the development of field work with students. This work is intended to constitute an orientation tool for the teachers of Natural Sciences that are interested in the implementation of field work in the 3rd level of Basic School, in particular in the 8th grade, with the objective of integrating the contents of Earth External Dynamics and Ecology. After the general presentation of the work in the 1st Chapter, the 2nd Chapter deal with the characterisation of the geology, morphology, types of soil, clime and vegetation, the human influence in the distribution and evolution of vegetation. The 3rd Chapter is dedicated to the importance of field work in Natural Sciences, organised in a constructivist perspective, and to the characterisation of the Nir Orion model for the planning of field work. This model was the base for the elaboration of two field trips, and a visit to the Zêzere Ecomuseu, which are supported by didactic materials, in particular a Guide Book for the students and another for the teachers, with the necessary information to implement all the proposed activities before, during and after field work.
id RCAP_fa15443ee9118e20b21678c06da29d7a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticasEnsino das ciências da terraGeomorfologiaGeologia glaciarEducação ambientalEstudos de campoA Serra da Estrela, com o ponto mais elevado de Portugal Continental, constitui um local único no país para o estudo in situ de aspectos geomorfológicos de origem glaciária em bom estado de conservação, contrastando claramente com os traços da morfologia granítica das áreas não afectadas pelos glaciares. Do ponto de vista litológico, esta região é formada por rochas graníticas hercínicas que intruem os metassedimentos do Complexo Xisto-Grauváquico Ante-Ordovícico. A topografia geral do maciço, nomeadamente as vertentes escarpadas que limitam plataformas escalonadas a vários níveis, dominando as depressões aplanadas da plataforma do Mondego e da Cova da Beira, denuncia a sua origem tectónica. A diversidade da vegetação que aqui se encontra reveste-se, igualmente, de particular interesse, não só pelos endemismos hermínicos e ibéricos, mas também pelo facto de constituir um dos locais do país onde é possível encontrar espécies adaptadas à neve e ao gelo. A altitude do maciço da Estrela, aliada às condições climatológicas, edáficas e de exposição solar, condiciona a distribuição da vegetação, sendo possível a delimitação, mais ou menos nítida, de uma zonação da vegetação. O facto de grande parte do maciço se encontrar dentro dos limites do Parque Natural, a existência da Reserva Biogenética que abrange as áreas mais elevadas, e a recente inclusão da área do Parque Natural na Rede Natura 2000 atribuem um valor especial à Serra da Estrela no âmbito da educação ambiental. A boa localização geográfica e a boa acessibilidade são outros factores que tornam a Serra da Estrela uma área de grande interesse didáctico para a realização de actividades de campo. Este trabalho pretende apresentar-se como uma ferramenta de orientação dos docentes que leccionam a disciplina de Ciências Naturais do terceiro ciclo do ensino básico, mormente ao nível do 8ºano, e que queiram implementar Trabalho de Campo, visando integrar conteúdos da “Dinâmica externa da Terra” e dos “Ecossistemas”, numa perspectiva de sensibilização dos alunos para o património natural/ambiental. Assim, depois da apresentação geral desta investigação, os seus objectivos e metodologia adoptada, segue-se o capítulo II, dedicado à caracterização da região da Serra da Estrela no que respeita à geologia, morfologia, pedologia, climatologia, vegetação, sua distribuição e influência da ocupação humana na sua evolução, destacando os diferentes investigadores que contribuíram para esse conhecimento. No capítulo III, enfatiza-se a importância do Trabalho de Campo (TC), organizado numa perspectiva construtivista, no ensino das Ciências Naturais. Segue-se a caracterização do modelo de organização do TC, de Nir Orion, que serviu de orientação para a elaboração de uma proposta de planificação de actividades de campo, que inclui dois roteiros para saídas de campo, articulados com uma visita de estudo ao Ecomuseu do Zêzere. Elaboraram-se materiais didácticos de apoio para o professor, com a informação necessária à implementação de actividades antes, durante e depois da saída de campo, e guiões de trabalho para os alunos. ABSTRACT: The Serra da Estrela, where it is located the highest point in continental Portugal, is a unique place for the morphological study of glaciated and non glaciated terrains of granite origin. From a lithological point of view, this region is constituted by hercynian granitic rocks, intruded in pre-ordovician metassediments of the Complexo Xisto-Grauváquico. The general topography of the massive, namely the platforms located at different levels and limited by steep slopes, which dominate the Mondego and Cova da Beira depressions, shows its tectonic origin. The vegetation found here is also of particular interest, not only because of its diversity, but also because of the existence of endemic species in the region and because it is one of the few areas in Portugal where we can find species adapted to snow and ice. The altitude of Serra da Estrela massive, allied with climatic characteristics, type of soils and insulation conditions, has a great influence in the distribution of vegetation and in the development of different vegetation zones. The fact that the major part of the massive is included in the Parque Natural da Serra da Estrela, the existence of a biogenetic reservation area in the highest part of the massive and the recent inclusion of the Parque Natural in the Rede Natura 2000, makes this region a special place for the purposes of environmental education. The location in the centre of the country and the good conditions of accessibility are also factors that must be taken in account to understand the interest of this region as an area for the development of field work with students. This work is intended to constitute an orientation tool for the teachers of Natural Sciences that are interested in the implementation of field work in the 3rd level of Basic School, in particular in the 8th grade, with the objective of integrating the contents of Earth External Dynamics and Ecology. After the general presentation of the work in the 1st Chapter, the 2nd Chapter deal with the characterisation of the geology, morphology, types of soil, clime and vegetation, the human influence in the distribution and evolution of vegetation. The 3rd Chapter is dedicated to the importance of field work in Natural Sciences, organised in a constructivist perspective, and to the characterisation of the Nir Orion model for the planning of field work. This model was the base for the elaboration of two field trips, and a visit to the Zêzere Ecomuseu, which are supported by didactic materials, in particular a Guide Book for the students and another for the teachers, with the necessary information to implement all the proposed activities before, during and after field work.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:25:50Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2693porMartins, Elisabete Clara Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:55Zoai:ria.ua.pt:10773/2693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:04.311193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
title Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
spellingShingle Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
Martins, Elisabete Clara Moreira
Ensino das ciências da terra
Geomorfologia
Geologia glaciar
Educação ambiental
Estudos de campo
title_short Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
title_full Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
title_fullStr Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
title_full_unstemmed Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
title_sort Geologia, morfologia e vegetação na Serra da Estrela : aplicações didácticas
author Martins, Elisabete Clara Moreira
author_facet Martins, Elisabete Clara Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elisabete Clara Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências da terra
Geomorfologia
Geologia glaciar
Educação ambiental
Estudos de campo
topic Ensino das ciências da terra
Geomorfologia
Geologia glaciar
Educação ambiental
Estudos de campo
description A Serra da Estrela, com o ponto mais elevado de Portugal Continental, constitui um local único no país para o estudo in situ de aspectos geomorfológicos de origem glaciária em bom estado de conservação, contrastando claramente com os traços da morfologia granítica das áreas não afectadas pelos glaciares. Do ponto de vista litológico, esta região é formada por rochas graníticas hercínicas que intruem os metassedimentos do Complexo Xisto-Grauváquico Ante-Ordovícico. A topografia geral do maciço, nomeadamente as vertentes escarpadas que limitam plataformas escalonadas a vários níveis, dominando as depressões aplanadas da plataforma do Mondego e da Cova da Beira, denuncia a sua origem tectónica. A diversidade da vegetação que aqui se encontra reveste-se, igualmente, de particular interesse, não só pelos endemismos hermínicos e ibéricos, mas também pelo facto de constituir um dos locais do país onde é possível encontrar espécies adaptadas à neve e ao gelo. A altitude do maciço da Estrela, aliada às condições climatológicas, edáficas e de exposição solar, condiciona a distribuição da vegetação, sendo possível a delimitação, mais ou menos nítida, de uma zonação da vegetação. O facto de grande parte do maciço se encontrar dentro dos limites do Parque Natural, a existência da Reserva Biogenética que abrange as áreas mais elevadas, e a recente inclusão da área do Parque Natural na Rede Natura 2000 atribuem um valor especial à Serra da Estrela no âmbito da educação ambiental. A boa localização geográfica e a boa acessibilidade são outros factores que tornam a Serra da Estrela uma área de grande interesse didáctico para a realização de actividades de campo. Este trabalho pretende apresentar-se como uma ferramenta de orientação dos docentes que leccionam a disciplina de Ciências Naturais do terceiro ciclo do ensino básico, mormente ao nível do 8ºano, e que queiram implementar Trabalho de Campo, visando integrar conteúdos da “Dinâmica externa da Terra” e dos “Ecossistemas”, numa perspectiva de sensibilização dos alunos para o património natural/ambiental. Assim, depois da apresentação geral desta investigação, os seus objectivos e metodologia adoptada, segue-se o capítulo II, dedicado à caracterização da região da Serra da Estrela no que respeita à geologia, morfologia, pedologia, climatologia, vegetação, sua distribuição e influência da ocupação humana na sua evolução, destacando os diferentes investigadores que contribuíram para esse conhecimento. No capítulo III, enfatiza-se a importância do Trabalho de Campo (TC), organizado numa perspectiva construtivista, no ensino das Ciências Naturais. Segue-se a caracterização do modelo de organização do TC, de Nir Orion, que serviu de orientação para a elaboração de uma proposta de planificação de actividades de campo, que inclui dois roteiros para saídas de campo, articulados com uma visita de estudo ao Ecomuseu do Zêzere. Elaboraram-se materiais didácticos de apoio para o professor, com a informação necessária à implementação de actividades antes, durante e depois da saída de campo, e guiões de trabalho para os alunos. ABSTRACT: The Serra da Estrela, where it is located the highest point in continental Portugal, is a unique place for the morphological study of glaciated and non glaciated terrains of granite origin. From a lithological point of view, this region is constituted by hercynian granitic rocks, intruded in pre-ordovician metassediments of the Complexo Xisto-Grauváquico. The general topography of the massive, namely the platforms located at different levels and limited by steep slopes, which dominate the Mondego and Cova da Beira depressions, shows its tectonic origin. The vegetation found here is also of particular interest, not only because of its diversity, but also because of the existence of endemic species in the region and because it is one of the few areas in Portugal where we can find species adapted to snow and ice. The altitude of Serra da Estrela massive, allied with climatic characteristics, type of soils and insulation conditions, has a great influence in the distribution of vegetation and in the development of different vegetation zones. The fact that the major part of the massive is included in the Parque Natural da Serra da Estrela, the existence of a biogenetic reservation area in the highest part of the massive and the recent inclusion of the Parque Natural in the Rede Natura 2000, makes this region a special place for the purposes of environmental education. The location in the centre of the country and the good conditions of accessibility are also factors that must be taken in account to understand the interest of this region as an area for the development of field work with students. This work is intended to constitute an orientation tool for the teachers of Natural Sciences that are interested in the implementation of field work in the 3rd level of Basic School, in particular in the 8th grade, with the objective of integrating the contents of Earth External Dynamics and Ecology. After the general presentation of the work in the 1st Chapter, the 2nd Chapter deal with the characterisation of the geology, morphology, types of soil, clime and vegetation, the human influence in the distribution and evolution of vegetation. The 3rd Chapter is dedicated to the importance of field work in Natural Sciences, organised in a constructivist perspective, and to the characterisation of the Nir Orion model for the planning of field work. This model was the base for the elaboration of two field trips, and a visit to the Zêzere Ecomuseu, which are supported by didactic materials, in particular a Guide Book for the students and another for the teachers, with the necessary information to implement all the proposed activities before, during and after field work.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T14:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2693
url http://hdl.handle.net/10773/2693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137459151306752